Centro Ortodôntico Avenida da Liberdade
Epopeia Positiva SA

Centro Ortodôntico Avenida da Liberdade - Remoção de aparelho

Joana Pedroso apresentou a reclamação
6 de novembro 2019
Em dezembro de 2016 coloquei aparelho no Centro Médico Dentário do Bolhão no Porto e desde Julho de 2018, comecei a fazer as manutenções mensais no Centro Ortodontico da Avenida da Liberdade, visto que mudei de residência da zona Norte para a Grande Lisboa.
Inicialmente o CMB tinha-me dado uma estimativa de 2 anos e meio para usar o aparelho, sendo que só agora em Novembro de 2019 é que o vou remover.

Acontece que o meu dente frontal tem uma restauração e desde o ínicio do tratamento fui informada que quando removesse o aparelho, teria de fazer uma nova restauração antes de me darem os aparelhos de contenção. Visto que a remoção se estava a aproximar, em Julho de 2019 tive uma consulta de avaliação com a médica dentista que a COAL indicou e esta deu-me, gratuitamente, um orçamento de 45€ para o restauro. A remoção, de acordo com a COAL ficaria por 200€ (incluindo raio X, destartarização e aparelhos de contenção), sendo que no total, o processo todo ficaria por 245€.

Agendei então a remoção para 14 de Novembro, pensando que o processo seria feito no mesmo dia na clínica visto que a médica dentista dava consultas lá. No entanto, mandei-lhes uma mensagem a pedir para adiar para a última semana de Novembro e para marcar essa nova data com a médica dentista. Informaram-me então que afinal a médica dentista em questão já não trabalhava com eles (algo que não me informaram no momento em que marquei pessoalmente apesar de saberem que eu ia ter de fazer o restauro, visto que isso estava na minha ficha de utente) e que teria de contactar o parceiro deles novo que faz os tratamentos médico-dentários ou contactar directamente a médica. Contactei o parceiro, que disse que só para me dar o orçamento do restauro teria de pagar 25€ (recordo que já tinha feito o orçamento com a médica e que foi grátis) e só depois me poderiam dar o valor final. Como o valor iria ficar obviamente muito acima do que tinha sido acordado em Julho, decidi que preferia fazer com a médica tendo-a contactado.

Foi-me dito que só dava consultas ás sextas de manhã ou terças de tarde numa clínica em Lisboa e aos sábados de manhã numa clínica em Odivelas (recorde-se que vivo em Cascais, e a COAL fica na Avenida da Liberdade em Lisboa). A COAL disse-me também que o processo de remoção demoraria 1h30 e o processo de obtenção dos moldes outra 1h30. Visto que de 2ª a 6ª da parte de tarde tenho compromissos aos quais não posso faltar, e visto que a clínica abre as 9h30 e que teria que me deslocar para ir fazer o restauro noutro sítio de Lisboa, o processo iria demorar no mínomo 5h caso nada corresse mal, pelo concluí então que não iria conseguir fazer o processo numa manhã.

Questionei então se podia fazer a remoção e restauração num dia e no dia a seguir ir fazer os moldes e disseram-me que há risco dos dentes se moverem, estragar o tratamento que durou 3 anos e custou mais de 2000€ e que a responsabilidade era minha.

Pedi então para agendar a um sábado às 9h30 (visto que a clínica em Odivelas encerra às 13h e para me dar tempo para ir lá teria de ser o mais cedo possível) e disseram-me que só podem às 10h30 aos sábados, apesar de a COAL abrir as 9h30. E aliás, o único sábado que podem é 1 semana mais tarde do que o que eu pretendia (relembro que o tratamento já vai muito além dos 2anos e meio inicialmente estimados).

Portanto: 1) não me informam que a médica que ia fazer a restauração já não trabalhava com eles e pelos vistos quando marquei a remoção nem tinham marcado nenhuma restauração apesar de saberem que eu não poderia fazer o processo sem restauração; 2) não cumprem o orçamento que tinha sido dado porque remetem-me para um parceiro novo obviamente mais caro; 3) não mostram sensibilidade nenhuma para que eu não tenha de faltar aos meus compromissos e insistem que o tratamento tem que ser feito todo no mesmo dia e se não for, a responsabilidade é toda minha; 3) eu arranjo uma solução que involve ter que ir à clinica fazer a remoção, deslocar-me de proposito 17km para ir ter com a médica que trabalhava com eles, regressar para fazer os moldes e ir buscar os moldes antes que fechem as 18h30, mas são incapazes de iniciar o tratamento 1h mais cedo às 9h30, para me dar tempo de lá chegar e fazer tudo antes de que feche, dizendo que posso aparecer lá as 9h30 mas nada garante que seja atendida porque é por ordem de chegada.

Sou cliente deles há 3 anos, sempre fiz todas as manutenções e limpezas mensais bem como os raios-X solicitados. Mas são incapazes de agendar comigo uma hora que me permita fazer um tratamento que necessito. Da minha parte já cedi bastante, visto que tive que andar a fazer telefonemas, procurar a médica anterior e ir de encontro a ela, uma vez que são incapazes de arranjar um parceiro a uma distância razoável que pratique os mesmos preços.

E além do mais, tudo isto teve de ser conversado através de chat do facebook porque se recusaram dar-me um contacto móvel para eu ligar. Passado 3 dias de falar por mensagens de chat no messenger sem conseguir marcar uma data porque em cada dia tinha que repetir o que já tinha explicado no dia anterior, decidi então apresentar esta reclamação.
Data de ocorrência: 6 de novembro 2019
Exma Sra. Joana Pedroso,
Muito obrigado pela sua mensagem que nos mereceu a nossa melhor apreciação.
O tempo médio de um tratamento ortodôntico são dois anos, dependendo do grau de dificuldade do caso.
A médica-dentista generalista referida foi contratada em regime de prestação de serviços.
No entanto, irá ser contactada pela Direção Clínica para a solução imediata à sua reclamação.
Com os nossos melhores cumprimentos,
13 de novembro 2019
Boa tarde.

Informo que já fui contactada e consegui agendar a remoção e resolver a questão.

Obrigado.
Joana Pedroso avaliou a marca