12.5

Chevrolet - Péssimo serviço pós venda, veículos defeituosos

Paulo Alexandre da Silva Teixeira
Paulo Teixeira apresentou a reclamação
23 de outubro 2014

É n/ dever informar a comunidade e fazer aquilo que estiver ao n/ alcance para excluir do mercado marcas que não merecem a confiança dos seus consumidores.

Isto porque, a Chevrolet Portugal não está a responder, de todo, em conformidade com as exposições realizadas pelos v/ clientes.

Inclusivamente também não se responsabiliza pelas intervenções técnicas defeituosas realizadas pelos v/ concecionários autorizados, algumas das quais estão diretamente relacionadas com a segurança do veículo. Relativamente a isso agradeço v/ resposta e proposta de solução com a maior brevidade.

Vamos a factos:

Intervenção realizada em 27/02/2013 à viatura em título na I.S. Car (em período de garantia legal)

- Este reparador autorizado substituiu os discos de travão dianteiros sem ter substiuído as pastilhas de travão. Resultado, o problema voltou a ocorrer posteriormente.
A Chevrolet tem registo das peças substituídas e permitiu esta situação!

A Chevrolet recebeu em 22/03/2013 a reclamação em anexo e ainda não deu qualquer resposta formal e objetiva aos assuntos aí apresentados de forma exaustiva. Portanto, os Srs. têm agora uma oportunidade em responder também a essa reclamação.

Intervenção realizada em 24/07/2014 à viatura em título no Entreposto de Lisboa e acompanhada pela Chevrolet (ainda em período de garantia, mas contratual + 1 ano)

- Este reparador autorizado (EL) solicita à Chevrolet novamente a susbstituíção dos discos de travão dianteiros.
A Chevrolet não autoriza inicialmente. Após muita insistência minha e alguma ameaça ao EL, a Chevrolet autoriza os discos mas indica que as pastilhas têm de ser pagas pelo cliente. O cliente aceita no sentido de ver definitivamente resolvida a situação, ainda que não seja obrigado a faze-lo;

- O EL derrama óleo de travões em tubagens do circuito de travões e diz não haver problema.
Solicitei expressamente à Chevrolet para me indicar se isso representa algum perigo e a Chevrolet não informou nada nem assume qualquer responsabilidade; Portanto, agradeço uma v/ resposta formal;

- O EL executou mal o trabalho de pintura dos retrovisores, riscou o para-brisas em várias zonas, o esguicho de água do para-brisas funciona com atraso relativamente às escovas. O EL responde que efetivamente as pinturas têm de ser revistas mas as restantes situações são "normais"!

Das intervenções conjuntas dos concessionários anteriores ainda se encontra por resolver a situação da travagem inconsistente e que outros utilizadores em fóruns também se queixam. O resguardo plástico junto à embraiagem também não ficou solucionado mas sim remediado com um pedaço de espuma que aumenta a folga da qual me queixei inicialmente.

Ou seja, a Chevrolet aceita tudo isso informado o cliente que: "não existe qualquer registo de reparação que tenha ficado por realizar na data em que esteve em oficina, sendo todos os pontos revistos pelo nosso Reparador exaustivamente."

Questões para as quais pretendo uma v/ resposta:

1. O derrame inadvertido do fluido de travões pelo EL sobre tubagens adjacentes (material corrosivo) representa perigo certamente para a segurança do condutor e ocupantes. Quem se responsabiliza por isso em caso de acidente?

2. Nos veículos Cruze LS é normal o esguicho do para-brisas só atuar quando as escovas já varreram o para-brisas em seco?

3. Nos veículos Cruze LS é suposto substituir as velas de egnição aos 30.000 km (conforme indicado pelo EL) ou aos 60.000 km como indicado no manual de instruções do pórprio veiculo?

4. Os Srs. referem que o veículo se encontra fora da garantia contratual. No entanto os danos ocorridos foram ainda dentro do período de garantia e a queixa formal (livro vermelho) foi no prazo de 45 dias após intervenção do EL. Por outro lado, se fosse em garantia legal então sim, já estariam dispostos a resolver os danos? Então o que é que a garantia contratual cobre e para que é que anunciam 3 anos de garantia quando na realidade isso é falso.

5. Meus Srs. qual é a imagem que a Chevrolet / GM pretende dar. Definitivamente a v/ postura não é idónia e chega a roçar a prepotência. É óbvio que isso terá impacto em futuras vendas e eu vou fazer o que estiver ao meu alcance para evitar que quaisquer veículos do grupo GM não sejam uma opção para mim ou ciclo de amigos / família, nomeadamente a OPEL já que a Chevrolet se encontra moribunda na Europa até final de 2015.

Data de ocorrência: 23 de outubro 2014
Paulo Alexandre da Silva Teixeira
Paulo Teixeira avaliou a marca
30 de dezembro 2020

Vendi o veículo e acabou-se este inferno!