11.5

Citroën - Citroen c3 1.2 pure tech

Clementina Maria Monteiro Teixeira Almeida
Clementina Almeida apresentou a reclamação
14 de julho 2023
Somos proprietários de um Citroen C3 1.2 Pure Tech de Junho/2019. Em Agosto de 2022 sentimos diferença no desenvolvimento do veiculo pelo que solicitamos ajuda ao nosso mecânico particular (uma vez que já não tinha garantia e seguramente qualquer intervenção ficaria muita mais barata que na marca). Após análise e com ajuda personalizada, chegou-se à conclusão que seria problema na correia de distribuição (um veiculo com 60000Km!). Foi realizada a substituição da referida correia e após isto o carro ficou a consumir óleo, sendo que de X em X tempo surgia um aviso a dizer para verificar o nível do óleo e tínhamos de acrescentar (+/- 1 litro por mês!).
Em Outubro/2022 o carro parou na autoestrada (em pleno andamento bloqueou, perdeu potencia acendendo avisos de que teríamos de parar imediatamente e solicitar reparação). Encaminhamos novamente o veiculo para o nosso mecânico e após nova análise e igualmente com ajuda personalizada chegou-se à conclusão que a primeira correia de distribuição que tinha sido substituída, se teria começado a deteriorar e partículas da mesma se foram espalhando pelo circuito interno do motor danificando o mesmo e que a solução seria levar um motor novo (um veiculo com 70000Km!).
Posto isto, e sabendo que teríamos uma garantia na marca diferente do que em qualquer outro lugar, optamos por realizar esta intervenção na Filinto Mota no Porto que ficou por cerca de 4500 Euros e em que nos foi dada uma garantia de 2 anos.
Em Maio/Junho de 2023 começamos novamente a sentir diferenças no desenvolvimento do carro (quando se colocava o carro a trabalhar sentia-se o motor a vibrar mais do que o normal e mesmo quando parado no transito, notava-se o mesmo vibrar anormal) pelo que nos dirigimos à Filinto Mota e ficou acordado que na altura da revisão (marcada para passado 2 semanas, 27/06/2023) verificariam o que se passava. No fim de semana de 24 de Junho, o carro em andamento bloqueou, sendo que íamos a uma velocidade de 100Km/h e quase que parou, colocando-nos a nós e aos outros em perigo e a par disto a deu o aviso de avaria no motor e para solicitar reparação. Não esperamos pelo dia marcado e colocámos o carro na Filinto Mota no dia 26/06.
No dia 28/06 fomos buscar o carro, pagamos a revisão realizada e foi-nos dito que relativamente às queixas apresentadas que tinham verificado tudo e que estaria tudo bem, que provavelmente teria sido um falso erro detetado por um qualquer sensor.
Certo é, que logo a seguir tivemos um episódio idêntico pelo que fomos logo entregar novamente o carro na oficina.
Até ao dia de hoje continuamos a aguardar que nos deem uma solução. Na Filinto Mota foi-nos dito que já viram tudo o que poderiam ver e que não veem nada que possa estar danificado no motor ou nos componentes envolventes que possam estar a provocar esta situação, pelo que, neste momento estão em teleassistência com a "casa mãe" e que vão seguindo as indicações dos Engenheiros de lá para ver se dão com o problema, sendo que neste momento estão a tratar do assunto pelo método "tentativa/erro".
Mais de 2 semanas se passaram e o prejudicado è o cliente.
Não nos conseguem dar veiculo de substituição, porque não têm. Andamos à mercê da boa vontade de outros para conseguirmos trabalhar.
Neste momento aguardamos a vinda de uma bomba de gasolina que não tinham em stock, para verificar se será esse o problema (porque pode não ser!).
Temos um carro parado há mais de 2 semanas, com 4 anos (praticamente novo), que já levou uma correia de distribuição (60000 Km), um motor novo (70000Km) e agora sabe-se lá mais o quê e que teremos que pagar, porque já nos disseram que se for a bomba da gasolina não está incluída no motor e portanto teremos que desembolsar mais dinheiro.
Pretendemos reclamar da marca Citroen pelo facto de não conseguir resolver atempadamente os problemas e por não assumirem situações como esta em que veículos praticamente novos ficam inutilizados por os materiais serem de fraca qualidade.
Data de ocorrência: 14 de julho 2023