Clínica Dentária Prof. Dr. Fernando Almeida
  • clidencarvalhos@cmdc.pt

Clínica Dentária dos Carvalhos - Mau serviço prestado e cobranças abusivas

Feminino apresentou a reclamação
30 de setembro 2021
1. Nesta clínica coloquei já por duas vezes implantes fixos, a 1ºvez no maxilar superior e colocados pelo Dr. e todo o restante serviço realizado pela Dr.ª a partir dessa altura foi a minha médica dentista.. Posteriormente coloquei mais implantes, mas no maxilar inferior, trabalho realizado na sua totalidade por essa Dr.ª. Sempre que recorri a esta Clínica foi atendida, por esta médica pois era a médica que me acompanhava. Serve esta descrição para se saber que de facto eu sou/era doente da Dr.ª que me acompanhava regularmente e não do médico que vi apenas uma vez na vida aquando da colocação dos primeiros implantes já lá vão cerca de 20 anos e ao qual ela quis pedir a opinião, como veremos já a seguir.

2. Na última consulta, para remoção e higienização das estruturas das prótese fixas, feitas com alguma regularidade (ano a ano ou de 6 em 6 meses) a médica não conseguiu remover uma das estruturas, uma vez que o parafuso se encontrava moído. E sendo assim só encontrava uma solução: Apesar dos implantes dessa estrutura se encontrarem em bom estado teria que se destruir toda a estrutura e fazer uma nova suportando eu todos os custos que tal acarretaria.
E, já que ia ter que fazer isso, aconselhava a que colocasse mais implantes substituindo todos os meus dentes, uma vez que se encontravam todos em mau estado e com uma grande perda de osso.

3. Revelo que, se por um lado, me senti tranquila uma vez que os dentes que tenho já são poucos e assim de uma só vez tratava de tudo e resolvia o problema, por outro, confesso que me senti indignada e sem perceber como é que deixaram que o parafuso da prótese tivesse ficado moído, ao ponto de não o conseguirem desapertar e não o tivessem substituído, aquando da última remoção da prótese. Afinal de contas o parafuso só se desgasta com o aparafusar e desaparafusar aquando da higienização recomendada. No meu humilde entender há uma negligência da clínica (médica) pelo que o custo da solução lhes deveria caber a eles e não a mim.
Contudo, na altura não valorizei este fato até porque a Dr.ª , não sei se por normas da clínica ou por insegurança da sua parte, referiu que ia pedir a opinião do Professor e que, talvez ele, conseguisse até remover a prótese que ela não tinha conseguido. Por isso ia marcar uma hora para estarmos os três na tentativa de resolver o problema, fazer um plano de tratamento e o respetivo orçamento.

4. Entre esta consulta e a reunião/ consulta agendada telefonaram-me pedindo que fizesse umas análises, (uma vez que tomo bastantes medicamentos e os médicos queriam saber como estariam os valores da vitamina D) e solicitaram que nesse dia fosse mais cedo para realizar um Gráfico Periodontal que também era importante.

Data de ocorrência: 23 de setembro 2021
Exma. Sra. Maria Lá-Salete Barbosa,

Acusamos a receção da reclamação efetuada no passado dia 30 de Setembro de 2021, na sequência da sua deslocação às nossas instalações.

Aquando da sua consulta do dia 23 de Setembro, foi realizada uma avaliação dentária pelo Diretor Clínico, Prof. Dr. Fernando Almeida, na qual se procedeu à devida análise de todos os sintomas apresentados na última consulta. No decorrer desta consulta, foi detetada perda óssea e inflamação na zona do implante dentário 2.1 e, posteriormente, foi entregue um orçamento para implante dentário na zona do 2.2 e 2.3, mais a colocação da respetiva estrutura.

Assim sendo, o valor da consulta cobrada deve-se à avaliação referida anteriormente.

Relativamente à alegação do parafuso "moído" na estrutura superior, esta pode ocorrer por diversos fatores, tais como, a ausência de manutenção ou excesso de cargas mastigatórias mal distribuídas por falta de dentes posteriores e inferiores.

Qualquer questão adicional, por favor, não hesite em contactar-nos.

Lamentamos qualquer transtorno causado.
18 de novembro 2021
Apesar da resposta dada ela em nada clarifica as questões por mim colocadas nomeadamente:
1-No que diz respeito ao valor cobrado de 50€ pela consulta!!! uma vez que o parecer dado pelo Dr. não foi por mim requerido, mas sim pela médica que me acompanhava. Como já referido anteriormente, não creio mais no diagnóstico do Dr.º e no seu plano de tratamento do que no dado pela referida médica.
Mais, a ter que pedir uma segunda opinião, jamais a pediria, como é óbvio, na mesma clínica.
2- Que me resolvam o problema da retirada da estrutura, de modo a permitir a sua higienização e vigilância. Apesar de, como é referido na resposta da clínica , a sua destruição poder ocorrer devido a diverso fatores, a verdade é que aquando da última higienização já a médica se viu «aflita » para a retirar. Ora, essa, seria a altura ideal para a sua substituição.

E numa altura de desconfinamento, quantas vezes pagar, numa mesma clínica, no mesmo dia, em horas seguidas, Equipamento de Proteção Individual?
17 de dezembro 2021
Ainda me encontro a aguardar resposta da clínica à resposta por mim enviada a 18 de novembro como se pode verificar .
informo ainda a referida clínica que aquilo que para eles era impossível ( a retirada da estrutura dentária , por via da destruição do parafuso) já foi conseguido por outro dentista que retirou a estrutura e substituiu o parafuso.
Nesta altura , de fato, acho que não haverá lugar a qualquer entendimento. De qualquer forma não posso dar como encerrada a reclamação se isso significar que houve um entendimento ou um acordo, pois isso não aconteceu. Aguardo explicação lógica e cabal por parte da clínica.
Feminino avaliou a marca
1 de fevereiro 2022

A marca prestou um mau serviço. e durante a reclamação deu uma resposta sem qualquer fundamentação e nada esclarecedora, fugindo ao problema. Nada ficou resolvido e não fiquei esclarecida. Mudei de dentista . Não recomendarei esta clínica a ninguém, antes pelo contrário, sempre que a puder desaconselhar fá-lo-ei.