Clínica Juvenal Sobral

Paulo Dinis
Paulo Dinis apresentou a reclamação
1 de julho 2022
Caros(as) Senhores(as) Clinica Medico Cirúrgica Dr. Juvenal Sobral,

Há cerca de um mês efectuei a marcação de uma consulta de cardiologia, tendo a mesma sido agendada para o dia 01 de Julho de 2022, pelas 13.30, nas vossas instalações do Pragal.

No dia 30 de junho de 2022, pelas 15.30, confirmei a minha presença na referida consulta, através de contacto telefónico para o numero 912034272.

No dia 01 de julho de 2022, compareci, pelas 13.15, nas v/instalações, feito a admissão para a consulta, pago o respectivo valor e encaminhado para a sala de espera amarela.

Pelas 14.10, estranhando não ter sido chamado para a consulta, nem tão pouco informado sobre o motivo do atraso, dirigi-me à recepção e questionei o que motivava o atraso, bem como a falta de qualquer informação, tendo sido sugerido que pedisse informação junto do balcão no corredor das consultas.

Dirigi-me ao referido balcão, sendo-me informado que a vossa funcionaria que iria proceder à consulta era a funcionaria *, a qual ainda não tinha regressado do almoço, nem tão pouco informado a que horas estaria presente para a consulta agendada.

Debrucemo-nos sobre algumas normas do Código Deontológico aprovado pelo Regulamento n.º 14/2009, de 13 de Janeiro, do qual a vossa funcionaria * fez tábua rasa,

CAPÍTULO II
DEVERES DOS MÉDICOS

CAPÍTULO II
Deveres dos médicos
Artigo 5.º
(Princípio geral)
1 - O médico deve exercer a sua profissão com o maior respeito pelo direito à protecção da saúde, das pessoas e da comunidade.
2 - O médico não deve considerar o exercício da Medicina como uma actividade orientada para fins lucrativos, sem prejuízo do seu direito a uma justa remuneração.

Artigo 10.º
(Dignidade)
Em todas as circunstâncias deve o médico ter comportamento público e profissional adequado à dignidade da sua profissão, sem prejuízo dos seus direitos de cidadania e liberdade individual.

Para efectuar a marcação de uma consulta à distancia de cerca de um mês tive que, para garantir a minha presença na consulta durante a hora normal de trabalho de um dia de semana, conjugar, com prejuízo pessoal e financeiro, a minha vida profissional.

Abandonei as vossas instalações pelas 14.15, sem que da vossa funcionaria * houvesse qualquer noticia ou informação, tendo-me sido devolvido o valor pago pela consulta(?)

Pelo exposto é cristalino que vossa funcionaria *, não demonstrou qualquer tipo de respeito pelo utente, nem pela condição que levou esse utente a procurar uma consulta de cardiologia.

Atentamente,
Data de ocorrência: 1 de julho 2022