Clínica São João de Deus
10.8
Clínicas Médicas
2 miMed 74.3
Clínica São João de Deus10.8

Clínica São João de Deus - A não comunicação de reagendamento de exame com preparação

Rita Val Duarte
Rita Duarte apresentou a reclamação
7 de junho 2022
Venho desta forma demonstrar o meu desagrado ao expor a minha experiência.
No dia 17 de Maio, liguei para a clínica em questão e fiz o agendamento com uma funcionária para uma colonoscopia para o dia 6 do mês a decorrer e de seguida, como combinado, a pessoa enviou-me um e-mail a confirmar a data/hora/morada do exame assim como a preparação para o mesmo.
Ontem, tirei o dia no meu trabalho, e apresentei-me no local para fazer o exame. Questionaram-me se tinha feito marcação porque não existia nenhuma para esse dia; logo a seguir informaram-me que o meu exame tinha sido reagendado para o dia 20/06 por outra colega*

Um reagendamento deve ter em consideração e é acordado por ambas as partes e eu não recebi qualquer tipo de informação nem falei com a pessoa em questão, sendo que fiz todo o procedimento normal desde a dieta, à compra e toma da medicação.

A resposta por parte das funcionárias em serviço à hora - 15h/15h30 - foi que a colega que fez o reagendamento escreveu em nota que a "pessoa(utente) foi contactada mas não atendeu" mas que nestas situações, a pessoa/utente deve verificar que tem uma chamada e retribuir a mesma... (!?)

O meu desagrado nessa altura agravou porque não só demonstraram falta de sensibilidade e empatia com o utente como ainda tentam culpabilizá-lo ao atribuírem-lhe a responsabilidade com a justificação de que "espera-se que a pessoa ligue de volta".
Como é que uma funcionária por alta recreação faz de consciência tranquila uma troca de datas sem avisar? Não acho a "justificação" que me deram plausível.

Ao consultar o meu registo de chamadas é possível ver que no dia 19 de Maio houve 2 tentativas de comunicação durante 58 segundos.

Por mais uns segundos, poderiam gravar uma mensagem de voz ou enviar um SMS, uma vez que já não pretendiam insistir novamente em estabelecer contato. Assumir o reagendamento sem comunicação demonstra falta de ética e indiferença a todo o possível constrangimento causado.

*nome da pessoa em questão ficará apenas indicado no campo abaixo visível para a entidade

P.S - Após o incidente, ligaram-me do serviço para fazer o reagendamento do exame ainda assim acho que não anula o que sucedeu sendo que o meu objetivo com esta exposição não é prejudicar ninguém mas apelar a que exista mais transparência e um melhoramento no serviço e na forma como comunicam com o utente e entre si
Data de ocorrência: 6 de junho 2022