53.8
  • info@coditek.pt

Coditek - Devolução/troca de equipamento vendido danificado

Hugo M. apresentou a reclamação
13 de fevereiro 2019
No dia 17/01/2019 foi efectuada uma encomenda no site da Coditek de uma máquina de limpeza de alta pressão Karcher K4 Premium Full Control Home. De acordo com a informação do site, este tipo de equipamento, com levantamento na loja física, teria de ser pago em parte antecipadamente (100€) sendo que o restante poderia ser pago no acto da entrega (238€). No dia 29/01/2019, após ser informado que a encomenda estava disponível para levantamento, dirigi-me às instalações da Coditek para efectuar o pagamento do restante montante (238€) e levantar a encomenda. Uma vez que este tipo de equipamento terá de ser utilizado com uma mangueira ligada a uma torneira, apenas me foi possível a sua utilização no dia 08/02/2019, altura em que me desloquei a casa de família, onde este tipo de instalação existe, tendo o equipamento permanecido embalado, exactamente nas mesmas condições em que me foi entregue, durante o período de 29/01/2019 a 08/02/2019. Ao desempacotar o artigo, e mesmo antes sequer de o retirar da embalagem, reparo que a pega para transporte se encontra partida. Reparei também o artigo não vinha devidamente acondicionado na embalagem, levando a crer que teria sido manipulado antes da entrega. Posto isto, o artigo foi mantido dentro da embalagem original e sem que tenha sido montado ou sequer utilizado uma primeira vez, pois teria de ser alvo de troca/devolução. No dia 09/02/2019 (11 dias após o levantamento) abri um pedido de devolução/troca no site da Coditek. No dia 12/02/2019 desloquei-me às instalações da Coditek para devolver o produto, pois o período legal para resolução do contrato (14 dias) ainda não tinha terminado. Fui informado que não aceitariam a troca de um produto danificado e que teria de ter confirmado nas 48h imediamente seguintes ao levantamento da encomenda. Ora, o produto não foi desembalado até dia 08/02/2019, pois não haviam condições para ser usado, nem foi de forma alguma manipulado, visto que permaneceu imóvel em casa desde o seu levantamento até à data em que seria utilizado. Não me parece que seja justo que me tenha sido entregue um produto danificado e que não haja lugar a substituição ou restituição do valor pago. Não faz sentido que na eventualidade de alguém querer oferecer um produto a outra pessoa tenha de o abrir no prazo de 48h
Data de ocorrência: 13 de fevereiro 2019
Coditek
14 de fevereiro 2019
Caro Hugo,

Tal como lhe explicámos presencialmente, não podemos aceitar uma devolução motivada por uma peça partida, quando nos comunicou o dano só 11 dias após ter levantado o artigo nos nossos escritórios.
Para aceitar a troca/devolução de qualquer artigo, o mesmo deverá estar intacto e sem danos.

Ao efetuar a encomenda pelo site, teve conhecimento do prazo para reporte de danos ocorridos, visto que essa informação esta indicada nas nossas Condições de Venda que todos os clientes têm de aceitar (e que devem ler atentamente).

Lamentamos que não tenha verificado logo o equipamento assim que o levantou no nosso escritório ou quando chegou a sua casa ou até passado poucos dias, visto que teria sido suficiente para evitar esta situação.

Os 11 dias que demorou para a comunicação da peça partida não é razoável para permitir aceitar a sua reclamação e impossibilita que o fabricante também aceite a reclamação face ao tempo decorrido.

Apoio Cliente Coditek
14 de fevereiro 2019

O que me propus foi entregar o bem exactamente nas condições em que me foi entregue. Ora, se o bem me foi entregue danificado, só o poderei entregar danificado, pelo que considero que o bem seria devolvido "intacto e sem danos". Face a esta situação, reitero a minha posição em que terei de ser ressarcido pelo montante total pago, ou o equipamento deverá ser substituído por outro idêntico sem qualquer dano. Informo que a encomenda foi aberta na presença de duas testemunhas, pelo que poderão facilmente comprovar que o equipamento não só já vinha danificado como aparentava ter sido manipulado antes da entrega/abertura da embalagem, visto não se apresentar devidamente acondicionado.

Cps,