Cinema, Teatro e Museu
2 NOS Cinemas 76.3
3 UCI Cinemas 62.7
Coliseu Porto30.6
Associação Amigos do Coliseu do Porto

Coliseu Porto - Dualidade de critérios do staff do coliseu do porto no momento da entrada

Ana Dias
Ana Dias apresentou a reclamação
23 de fevereiro 2023
No passado dia 21/02 não nos deixaram entrar no evento "os três porquinhos", para o qual compramos 6 bilhetes para ir ver com o filho, com os pais e com os avós.
Alegaram que era um espectáculo para maiores de 3 anos, e por acaso o rapaz que estava a validar os bilhetes da entrada ACHOU que o meu filho não aparentava ter 3 anos, então perguntou-nos qual a idade da criança à qual eu respondi a verdade (2 anos e 10 meses - Faltam 2 meses para fazer 3 anos).
Na altura da compra dos bilhetes, tivemos o cuidado de partilhar esta preocupação com um casal amigo que também ia ver o espetáculo e que estava na mesma situação que nós (o filho não tinha 3 anos na altura do espetáculo) ao que nos responderam que ligaram para o Coliseu a expor a situação e que lhes foi dito que isso não seria um problema pois não iriam controlar a idade das crianças a entrada.
ligar para o coliseu para nós informarmos se isso seria um problema ao qual, muito embora nos tivessem dito a nós no momento de compra que não haveria problemas.
Acontece que ao filho da minha colega nem lhe foi questionada a idade (pois aparentava ser mais velhinho) e ao meu foi-lhe barrada a entrada e ficou privado de ver um espetáculo para qual andava há uma semana a falar nele.

Reclamo devido a esta dualidade de critérios aplicada no momento da entrada no espetáculo, que acabou por beneficiar crianças que apenas tinham aspeto de ser mais velhas. E pelo facto de nós terem informado de que o facto de ainda não ter 3 anos não seria um problema para entrar no espetáculo, o que nos levou a comprar 6 bilhetes que não pudemos usufruir. Gastamos portanto 96,64€ que gostaríamos de os reaver.

Fico a aguardar resposta.

Como esta, existem mais reclamações de pais que estavam na mesma situação.

Obrigado
Data de ocorrência: 21 de fevereiro 2023
28 de abril 2023
Estimada Sra. Ana Dias,

Lamentamos desde já a situação, mas somos obrigados a cumprir o estabelecido por lei à data do espetáculo. Não se tratando de um evento do Coliseu, mas sim da WhiteSounds (https://www.facebook.com/profile.php?id=100083040976932), coube ao promotor a solicitação às autoridades competentes da classificação etária. Ao Coliseu cabe fazer cumprir o estipulado.

De modo a que nenhum espectador fique desiludido e disponha de toda a informação previamente, em todos os espetáculos apresentados no Coliseu a classificação etária consta no nosso site, na página do evento em questão, nas lonas de exterior, e está também identificada no bilhete do espetáculo.

De acordo com o artigo 8º do Decreto-Lei n.º 23/2014, a avaliação deve ser primeiro visual e só em caso de dúvida é requerida a identificação, de modo a que o início do espetáculo possa acontecer com normalidade. O Coliseu tem uma capacidade de 4.000 pessoas, não seria possível em tempo útil solicitar a identificação a todas as crianças, facto que o legislador reconhece.

Copiamos o artigo 8º:
"O promotor do espetáculo deve negar a entrada de menores quando existam dúvidas sobre a idade face à classificação etária atribuída, avaliada pelos critérios comuns de aparência, e não se verifique o disposto no número seguinte.
A idade dos menores é atestada pela apresentação de documento comprovativo da idade invocada ou suprida pela responsabilização dos pais ou de um adulto identificado que os acompanhe."

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos e esperamos que possa usufruir em família dos nossos espetáculos muito em breve. Em caso de dúvida futura, pode sempre contactar-nos através do e-mail coliseu@coliseu.pt.
Ana Dias
Ana Dias avaliou a marca