CP - Comboios de Portugal
CP - Comboios de Portugal
16.1

CP - Comboios de Portugal - Greve e outros assuntos

Adriana Moura apresentou a reclamação
26 de maio 2022 (editada a 26 de maio 2022)
Vou por este meio expor os acontecimentos que demonstram o meu descontentamento, frustração e tentar passar vos a agonia e desamparo que senti devido à greve que realizaram e outras situações desagradáveis.
Primeiro de tudo como uma empresa que transporta muitas pessoas todos os dias, usufruímos deste serviço e dependemos dele por vezes, não informaram quando souberam que se iria realizar a greve, nem nos comboios, nem via e-mail, pois estou subscrita a CP. Nenhum funcionário fez qualquer aviso.
Ao apanhar o comboio no domingo dia 15/05 pelas 15h (Tavira-Faro), quando voltei à estação de Faro pelas 19h25 as bilheteiras estavam encerradas, sem nenhuma informação e estava um senhor da cp que no informou que para tavira só havia comboio na terça (17/05).
Fui à Eva transportes para arranjar alguma solução e já não havia autocarros para Tavira, ainda vi na rede expressos e renex e nada.
Liguei para a Rotáxis, o valor estimado era de 50€ (podendo ser mais ou menos). Resolvi ver na Uber/Bolt e devido ao aumento de procura deste tipo de transporte que o valor exorbitante, um carro para tavira era 105€. Quando os valores desciam, pedia e confirmava a viagem e depois aparecia "não existem carros disponíveis", aconteceu inúmeras vezes depois destes acontecimentos fiquei com saldo negativo. Entre isto tudo com o desespero tentei ver com amigos/colegas/familiares que nos pudessem levar, sem sucesso.
Já sem saber o que fazer, para onde ir com o meu companheiro, voltei a carregar na próxima viagem e consegui um uber por 33.43€.
Tudo o que eu senti e outras sentiram, o aperto e desespero, podia ser facilmente evitado, podiam ter informado as pessoas, daria tempo de abrangera maiorparte. Foi de uma irresponsabilidade por demais.
Com a falta de resposta da cp, recorremos ao transporte rodoviário, do qual não conseguiu dar total resposta. Na manhã de 16/05 era tanta pessoa a depender do transporte que ao fazer o trajeto de Tavira-faro, ao chegar a olhão o autocarro estava tão cheio que o condutor não deixou entrar mais pessoas, nas seguintes paragens continuou a deixar lá as pessoas, a correr e jogar os braços para cima com indignação, ver aquelas pessoas sem ter como ir, inadmissível da vossa parte. Fui a cp entre as 13h/14h do dia 16/05, ninguém na bilheteira, antes disso tinha ligado para o número que tem disponível para qualquer informação e desligava a chamada automaticamente.
À tarde no mesmo dia liguei para esse contacto novamente (808109110) e questionei se na terça dia 17/05 já estariam os horários dos comboios regionais regularizados disse que não sabia, para me deslocar à estação e aguardar, do qual eu respondi que se seguisse o conselho dela, na incerteza de haver ou não transporte perderia o dia de trabalho, não fazia sentido esperar por algo que estava a falhar a uns dias.
Voltei a bilheteira no dia 18/05 e já estava aberta e questionei se ao fim do dia se já haveria comboios, informou que não tinha a certeza.
Entretanto liguei e informaram que já estaria regularizado. Por percaução, no final do desse dia não fui para a estação verificar se haveria ou não.
Nos dias seguintes voltou à normalidade. Aqui estão as faturas/talões do que gastei fora o passe carregado, nesse episódio gastei mais dinheiro que uma mensalidade do passe Faro-Tavira e vice versa. Quero portanto o mais que merecido reembolso.
Fora isto aproveito para reclamar de outras situações, como o site da cp como plataforma de compra de bilhetes online, precisa de melhorias, a app também, pois passas pelo processo todo de compra da viagem e ao terminares o pagamento não recebes o bilhete via e-mail/mensagem de texto, voltando a fazer o mesmos passos ou modificando o método de pagamento, por fim teres o bilhete ou voltar a acontecer o mesmo.
Exigem que as pessoas tenham os bilhetes mas nem sempre funciona o site ou as bilheteiras estão com filas ou mesmo fechadas quando deveriam estar abertas nos dias que estão afixados do funcionamento. Por fim dos atrasos recorrentes dos comboios, cada vez mais atrasados, eu é que sou penalizada no meu local de trabalho à custa destes atrasos, quando basta sair da estação a horas, poderá haver atrasos de minutos, tolerável, mas meia hora ou 45 mins, impensável.
Tentei saber porquê junto do senhores que vêem os bilhetes, receção referindo que devido a falta de pessoal e motores a serem arranjados que acontece. Pago passe, estou a horas, cumpro as regras e respeito quem anda nos transportes e trabalha nos mesmos, mas não pode ser um hábito estar a chegar ao trabalho ou a qualquer compromisso, pois se quisesse chegar atrasada, apanhava o próximo comboio ou não ia. Apenas atrasam-se e ainda tenho que ouvir a piadas "está atrasado porque estavam a minha espera" "está atrasado porque o outro comboio também está atrasado". Termino a reclamação.
Data de ocorrência: 15 de maio 2022
9 de junho 2022
Continua a aguardar resposta da Cp e também a reclamação no livro...
22 de junho 2022
CP respondeu isto à minha reclamação no livro de reclamações online " Exmo(a). Senhor(a) Adriana Moura,

Acusamos a receção da comunicação de V. Exª, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, as perturbações ocorridas na circulação, por motivo de greve convocada por organização sindical.

Trata-se de uma situação resultante do exercício de um direito consagrado na Lei e que transcendeu a vontade da Empresa, pelo que esta ficou limitada no desenvolvimento da sua atividade normal.

Sendo a adesão à mesma uma decisão pessoal dos colaboradores, não é possível prever com antecedência as implicações da mesma, nem assegurar qualquer serviço alternativo.

Esclarecemos que, de acordo com as Condições Gerais de Transporte dos Serviços da CP, não são considerados motivos imputáveis à CP os atrasos ou supressões na circulação de comboios provocados por casos de força maior nos quais se incluem as greves.

De acordo com a legislação em vigor, nesta data será enviada cópia desta comunicação à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT)." - 20/06/2022

Lamentável porque eu não recebi nenhum e-mail da greve inclusive apanhei o comboio de Tavira para faro no dia 15-05 e quem recebeu os bilhetes não mencionou nada, nem nos comboios tinha a informação, nem nas bilheteiras, pois durante a semana eu trabalho em faro e frequentava as estações, os comboios para ir e voltar e os avisos que tinha era de comprar bilhetes com antecedência que leva a multa caso não tenha e o aviso de uso de mascara obrigatório.
O anexo que me enviaram foi o que vou deixar aqui anexado, é apenas o documento não a prova de que estava mesmo afixado nos comboios ou nas bilheteiras.

Quero uma resposta devido as atrasos da cp às estações, existem horários a cumprir, ao sair a horas irão chegar às estações a horas.

Não vão considerar o custo porquê? Tive que arranjar como ir para casa, não tinha quem me pudesse ajudar e não tinha sitio para ficar, é desumano!

Não querem devolver esse valor então devolvam o valor do passe carregado em Maio, pois o que gastei em 3 a 4 dias dava para pagar outra mensalidade do passe mensal da cp e uns cafés... pois não foi só a greve que veio prejudicar, os atrasos deram alguns problemas no meu local de trabalho, estava constantemente atrasada, não tenho isenção de horário, tenho um horário a cumprir.

Vejam esta situação.

Adriana
22 de junho 2022
Este é documento que coloquei aqui ao reclamar a primeira vez, são os custos a mais. Não sei porque ficou privado, mas a cp também tinha estes anexos.
6 de julho 2022
Continua sem resposta.
21 de julho 2022
Nada! Este portal contacta com a empresa do qual estamos a participar uma reclamação?
9 de agosto 2022
Não é suposto responderem à reclamação?
9 de setembro 2022
A resposta da CP é a que está acima.

"Informamos que, na tentativa de minimizar os transtornos causados aos nossos Clientes, procurámos prestar, com antecedência, toda a informação sobre o horário a praticar nesse dia, e de possíveis perturbações que ocorreriam devido à greve, através da afixação de informação nas estações,(junto anexamos) divulgação de informação no site da CP e através dos órgãos de comunicação social e divulgadas na nossa página na Internet www.cp.pt.

Deste modo, embora se lamente a situação, informamos que a situação se enquadra nos parâmetros acima descritos de motivo não imputável à CP, não havendo por isso lugar a compensação, pelo que, o pedido de reembolso da fatura do táxi não será considerado."

Não informaram as pessoas, não havia avisos nos comboios pois andei todos os dias de comboio, nem nas bilheteiras. Tinha que dormir nalgum sitio e foi com muita sorte que apareceu um carro da uber disponível, pois passamos 2 horas a tentar até os valores no banco ficarem bloqueado.

Esta é a maneira da CP resolver como tratam os clientes, ficam sem meio de transporte, não tem onde dormir, como ir para o trabalho, gastei mais dinheiro do que o valor do passe daquele mês, é vergonhoso.

Não sei mais o que esperar aqui, fiz duas reclamações com esta aqui e nada foi respondido concretamente...
30 de setembro 2022
Qual o estado da tua reclamação?

Nenhum...
Adriana Moura avaliou a marca
28 de outubro 2022

Não obtive resposta da parte da cp, supostamente o portal da queixa tem que comunicar com a cp da reclamação do qual não aconteceu porque não houve comunicação aqui nenhuma da parte da empresa.