CP - Comboios de Portugal

CP - Pedido de indemnização e segunda reclamação

Cassandra Querido
Cassandra Querido apresentou a reclamação
23 de agosto 2018

Comprei um bilhete de comboio com partida da Conceição de Tavira (apeadeiro) dia 18 de Agosto às 13h00 e chegada a Évora cerca das 18h30. No acto da compra fui avisada que havia falhas nos comboios regionais, como esse da Linha do Algarve, e que teria de ligar com uma a duas horas de antecedência para o n.º 707 210 220 para confirmar se haveria comboio ou não.
Liguei duas vezes (a primeira 2 horas antes, a segunda 1 hora antes), em ambas me garantiram que o comboio iria estar à tabela (foi o termo utilizado), com hora prevista de saída à 13h00.
Cheguei ao apeadeiro às 12h30, onde estariam umas 30 pessoas à espera deste mesmo comboio, o qual não passou. Alguém dos presentes telefonou cerca das 13h30 para o n.º 707 210 220 e disseram que o comboio passaria as 13h45. Também não passou, por isso perdi a ligação do comboio que era em Faro às 13h54.
O n.º 707 210 220 foi dando informações diferentes aos diferentes passageiros que se encontravam na estação, inclusive garantiram que havia lá uma bilheteira (!!!).
As pessoas foram desistindo por volta das 15h00, algumas porque iam apanhar o Alfa e tiveram de apanhar táxi para Faro, outras desistiram do comboio e foram de camioneta para Lisboa. Eu também queria, mas já não era possível ter camioneta para Évora. A última ligação que teria no Pinhal Novo seria pelo próprio Alfa que estava esgotado e que já não conseguiria apanhar.
Às 15h50 aproximadamente passou finalmente o comboio, o qual foi anunciado por um passageiro que apareceu e sabia que não faltaria porque ligou para um amigo da CP. O revisor deu-me então um novo bilhete a bordo e como já não seria possível ter ligação para Évora no Pinhal Novo, disse-me para me dirigir à bilheteira quando chegasse, sem me esclarecer como resolveriam o meu problema, Só dentro do intercidades é que fui finalmente informada que me disponibilizariam um táxi.
Cheguei a Évora às 22h30, quando deveria ter chegado às 18h30.
Assim considera-se extremamente incorreto:
- Ligações com caminhetas até Faro, para substituir o comboio regional , só em Tavira, não passam nos apeadeiros. Sendo assim, deve haver forma de avisar as pessoas que esperam nos apeadeiros desta situação e de quais os horários em que aquelas efectuam a substituição;
- Se o n.º 707 210 220 não funciona em condições, não dizem às pessoas para ligar para lá, porque assim estão a dar informações erradas como supostamente confiáveis, impedindo soluções alternativas atempadas (como apanhar uma camioneta para Tavira).
- As pessoas que estavam no apeadeiro juraram que tão cedo não fariam viagens de comboio. Multiplicando pelos vários apeadeiros em que isso acontece, provavelmente todos os dias, teremos a dimensão do descontentamento. Parece-me desajustado, numa altura em que se aposta na ferrovia 2020, com avultados investimentos por parte do governo, que se ande agora a criar aversão às viagens de comboio.
- No meu caso, que tenho preocupações ambientais, viajar de táxi faz pouco sentido, acabando por as soluções arranjadas pela CP serem pior do que as camionetas.
- Fiz uma primeira reclamação no próprio dia, através do n.º 707 210 220 tendo pedido para falar com um superior hierárquico, mas foi-me negada essa possibilidade.

Sendo esta uma segunda reclamação que dirijo à CP, venho por este meio reiterar os motivos e pedir a correspondente indemnização segundo a tabela em vigor.

Data de ocorrência: 23 de agosto 2018