52.9

Decathlon - Encomenda cancelada sem reembolso

Carina Gomes apresentou a reclamação
12 de junho 2020
O "serviço" online da Decathlon é o pior que alguma vez vi nos últimos 10 anos.
Realizei uma encomenda online no dia 05/06/2020, efectivando de seguida o pagamento por MBWAY. Dois minutos depois recebi um email da Decathlon, indicando que a encomenda se encontrava em preparação e que a data prevista de entrega seria de 09/06/2020.
A 06/06/2020, por curiosidade, consultei o estado da encomenda no site da Decathlon e encontrei a encomenda "CANCELADA". No entanto, sabe-se lá como, a dita encomenda aparece como efectivada no separador "compras em loja". Surpreendentemente (ou não, tendo em conta o vosso histórico de reclamações nos últimos 2 meses), o artigo encomendado passou a estar "sem stock". Não há qualquer contacto da parte da Decathlon no sentido do cancelamento da encomenda. No meu estrato bancário encontrei apenas o débito do pagamento no dia anterior, mas nada de reembolso. Confusa, questionei o estado da encomenda no mesmo dia através da decathlon.pt.
Dia 08/06 fui contactada pelo apoio ao cliente, que solicitaram um comprovativo do meu estrato bancário mostrando que o dinheiro me tinha sido retirado da conta, alegando que "o pagamento aparece como recusado". Após envio dos comprovativos, alegam que a encomenda foi automaticamente cancelada devido a um "problema nacional" com a plataforma MBWAY e que iriam averiguar junto da SIBS se o pagamento tinha ocorrido ou não.
Obviamente que a SIBS confirmou o pagamento, tal como é mais que óbvio que o pagamento entrou no sistema da Decathlon, senão a encomenda nunca teria começado a ser processada.
A troca de emails terminou com a solicitação do meu IBAN para proceder ao reembolso do dinheiro (cobrado por um "serviço" que nunca existiu). Atendi ao pedido imediatamente (ainda a 08/06).
A 12/06/2020, uma semana após o cancelamento da encomenda, continuo a aguardar o reembolso daquilo que é meu. Relembro que nas condições da própria Decathlon, o reembolso de pagamentos realizados por MBWAY é realizado em 48h. Já passaram mais de 48h desde que confirmaram que receberam o IBAN.

Quero que me devolvam o dinheiro que paguei em troca de NADA. É inadmissível que uma empresa multinacional se comporte desta forma. A péssima gestão de stocks já é por si incompetente, mas a aparente incapacidade de detectar e corrigir erros a tempo e horas é de um amadorismo brutal. Os atrasos nos reembolsos do dinheiro dos "clientes" apenas pode ser interpretado como má fé ou então como incompetência em níveis que deveriam inviabilizar qualquer espécie de negócio.
O facto de atirarem as culpas para a SIBS, na minha opinião, só destrói ainda mais a vossa reputação porque das duas uma:
A) estão a inventar desculpas para comprar tempo (Eu contactei paralelamente a SIBS, que não confirmou nenhum "problema nacional no MBWAY". Além disso, se o pagamento tivesse sido recusado, obviamente que o vosso sistema não teria dado seguimento ao processamento, nem haveria o comprovativo da compra na área do cliente);
B) existe de facto algum problema no sistema informático _da Decathlon_ que processa os pagamentos, o que é igualmente sintomático de amadorismo, porque significa que apesar de já terem identificado este problema, nada fizeram para o resolver ou prevenir (como por exemplo, suspender a opção de pagamento MBWAY enquanto não resolvem o assunto).
Data de ocorrência: 12 de junho 2020
Decathlon
14 de junho 2020
Cara Carina,

Agradeço a sua preferência e lamento a situação com a sua encomenda.

Informo que infelizmente este problema com o pagamento da sua encomenda, deveu-se a uma anomalia com a aplicação Mbway.
Esta situação fez com que a comunicação do Mbway não fosse finalizada e, nesse sentido, não recebemos a informação e respectivo pagamento/montante.

Contudo, no seguimento da troca de emails com a nossa Equipa do Apoio Cliente, o seu reembolso já se encontra processado para o IBAN que nos enviou, conforme comprovativo em anexo.

Lamento que não tenhamos correspondido com as sua expectativas.

Qualquer questão adicional poderá sempre contactar a nossa Equipa Decathlon, através do email, apoiocliente@decathlon.com

Esperamos contar com a sua compreensão.

Cumprimentos Desportivos,
A Equipa Decathlon Portugal
15 de junho 2020
As minhas espectativas eram simplesmente adquirir um artigo vendido por uma loja, mas a única coisa que comprei foi chatices.
Não vejo qualquer anexo. Consultei o meu email e também nada consta. Aguardo a entrada do reembolso na minha conta bancária, para poder declarar este pesadelo como terminado. É bom que as pessoas tenham noção do tempo que vocês demoram a resolver as coisas. Foi-me dada informação (sem comprovativo) de que o reembolso tinha sido ordenado no dia 12/06. Vamos lá ver quanto tempo mais vai demorar.
Carina Gomes avaliou a marca
16 de junho 2020

O pior serviço online que já tive o desprazer de experimentar. Total incapacidade de gestão de stocks e aparentemente de tesouraria. Ausência completa de capacidade de resposta e resolução de problemas (a justificação que me foi dada para o cancelamento da encomenda é um problema que já vem mencionado em reclamações com mais de 40 dias! O que fizeram desde então para resolver o problema identificado? Nada). Depois da asneira feita, passam o ónus para o cliente. É preciso o próprio cliente reclamar, sendo exigidos o cliente comprovativos para que possa receber o seu próprio dinheiro, indevidamente apropriado por parte da empresa em troca de serviço nenhum, após incumprimento da empresa. Foi a primeira vez que tentei comprar alguma coisa online na decathlon. A partir de agora nem online nem nas lojas físicas. Perdi completamente qualquer confiança nesta marca. Erros toda a gente comete, mas há atitudes inaceitáveis.