52.1

Em tratamento
João
João apresentou a reclamação
25 de janeiro 2024
Ontem, planeava fazer inspeção de um automóvel. E seguir viagem para ir buscar mercadoria.
Ao tentar iniciar o registo para inspeção, verifiquei que me tinha esquecido dos documentos do veículo. Sugeri o DUA via aplicação id.gov.pt. Disseram que "só a versão em papel".

Como já tinha combinado ir buscar material messes dia arrisquei seguir viagem. Azar dos azares, um brigada de trânsitoansku parar e, claro multa por falta de inspeção.

Sei que o problema da multa é meu, mas se a dekra tivesse aceitado o DUA na APP oficial do estado id.gov.pt, nada disto teria acontecido.

Pergunto se a dekra (ou outro agente de inspeção de veículos) não terá a obrigatoriedade de aceitar o DUA na APP id.gov.pt
Data de ocorrência: 25 de janeiro 2024
26 de janeiro 2024
Exmo. Sr. João,

Apesar da sua reclamação ter sido apresentada à DEKRA Portugal, quando deveria ter sido à DEKRA Inspeções Portugal, contactamos os nossos colegas dessa empresa e informamos que:

• Cada centro de inspeções funciona com uma autorização do Instituto da Mobilidade e Transportes, IP (IMT), competindo a essa instituição a regulamentação e fiscalização do seu funcionamento.

• A apresentação da versão digital do DUA não impede a realização da inspeção, mas sim a sua aprovação.

• Considera o IMT que, como a legislação prevê a verificação na inspeção do estado de conservação do documento físico, a sua não apresentação impede essa verificação e, por consequência, deve ser anotada uma deficiência de grau 2 e respetiva reprovação.

Juntamos, em anexo, comunicações via email do IMT para todos os centros datadas de 28/09/2021 e de 21/01/2022 onde pode ler de uma forma mais detalhada a posição desse Instituto sobre este assunto.

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

DEKRA Portugal, S.A.
Esta resposta tem um anexo privado
João
26 de fevereiro 2024
A informação que foi dada no estabelecimento foi de que não era possível fazer a inspeção.
Podia ter sido dada a informação de que seria possível, mas falhava na aprovação, tendo depois 30 dias para voltar a fazer a inspeção.

Como consequência de na ter sido feita a inspeção, foi lançada uma coima numa operacao stop, feita depois.

A dekra indeminiza o custo da coima de 250€?
9 de abril 2024
Exmo. Sr. João,

Lamentamos o ocorrido, mas sempre que um veículo circula sem inspeção periódica obrigatória válida, está sujeito à aplicação de uma coima por parte as autoridades.
Nesta conformidade, a DEKRA não pode assumir quaisquer custos decorrentes dessa situação.

Atentamente,
DEKRA
Dekra Portugal
Dekra Portugal está a aguardar resposta do utilizador