7.6
  • dgauto@live.com.pt

DGauto - Viatura com defeito

Lourdes apresentou a reclamação
26 de julho 2023

Em janeiro-23 eu com meu esposo adquirimos uma viatura dessa concessionaria DGAUTO, localizada na Av. Serpa Pinto 555, 4450-277 Matosinhos, atraves da vendedora HAYANE. Financiamos o veiculo atraves da financeira 321 credito, em 120 parcelas de 235,48. Ao entregarem o veiculo, o mesmo apresentava avarias na pintura sendo necessario que fosse devolvido para que resolvessem. A viatura ficou por 10 dias na manutencao da empresa. Apos esse prazo nos entregaram a viatura que foi detctado de inicio um vazamento no porta malas e foi contactado o responsavel da empresa, o senhor BRUNO, que nos indicou uma oficina para solucionar o problema, contudo por 3 vezes nos dirigimos em tal oficina e o dono nao quis receber porque disse que nao tinha espaco para deixar. Apos esse problema foi detectado que as portas, tanto do motorista como do carona, ao tocar, dava choques. Contudo o pior aconteceu no dia 22-06-23 quando dirigindo na auto estrada A3, a viatura parou do nada e em uma manobra arriscada fui obrigada a tentar passar para a pista do canto. Depois disso, acionei o seguro da viatura, e depois de 2 horas a deriva na auto estrada, o reboque do seguro chegou e o reboquista. Acionei a pos venda da DGAUTO relatando o problema, ja que estava n a garantia, e o reboque encaminhou a viatura no dia seguinte para oficina, ou seja, dia 23-06-23. Depois de uma semana sem nenhum retorno entreu em contato para saber o que estava acontecendo e fui orientada a aguardar porque ainda nao tinham mexido no carro, ja que tinham muitos servicos. Duas semanas sem noticia, novamente entrei em contato e fui informada de que a CORREIA DE DISTRIBUICAO tinha arrebentado e que iriam trocar. E por conta de ter arrebentado, algumas pecas, como MARTELO, tinha ficado avariado e iriam trocar. Mais uma semana, meu marido entrou em contato e ficou sabendo que por conta dessa correia ter arrebentado, atingiu varias pecas do motor e foi levado para retifica. Mais tempo sem nehuma informacao e quando foi no dia 25-07-23, sem nenhuma informacao por parte da empresa, solicitei a troca da viatura ou a resolucao do contrato como previsto em lei, e dai comecou todo o jogo de empurra. Durante esse UM MES sem a viatura suportei varias despesas ja que tenho dois filhos, uma empresa, e preciso me locomover para os lugares, e para isso precisei pagar UBER ja que nao tinha como fazer nada sem viatura. Meu esposo e mecanico, e como profissional, sabe que essa correia tem prazo de validade, e na manutencao que fizeram antes de me entregarem, deveriam ter trocado para evitar todo o dano que foi causado no motor. Como profissional tambem sabe que apos abrir o motor para fazer a retifica, o mesmo deixa de ser original de fabrica, perdendo um potencial do seu valor de comercio. Tentamos a todo custo, de forma amigavel, que o dono BRUNO respeitasse o que diz a lei e fizesse a troca da viatura, contudo, ELE IGNORA TODAS AS MENSAGENS e tenta usar os funcionarios para se esquivar. A oficina, apos, eu solicitar a troca da viatura, entrou em contato, afirmando que minha viatura estava pronta, contudo, informei que a viatura tinha perdido o valor comercial e que meu marido estava em contato com o BRUNO para resolver o problema. Informei ainda que, caso insistissem na devolucao da viatura RETIFICADA, novo termo de garantia deveria ser feito. E ainda todo o reparo discriminado em documento para que fosse feito uma avaliacao tecnica provando que o valor comercial teria sido afetado. E por fim que, a lei e muito clara que o custo de enviar o bem para a assitencia tecnica bem como o retorno do bem para o consumidor, corre por conta do VENDEDOR. Apos isso, o rapaz da oficina disse que passaria para o BRUNO e depois disso, o mesmo recusa as ligacoes e fica inerte as mensagens que sao enviadas pelo whatssap. Como riqueza de detalhes, foi nos oferecido um veiculo inferior ao nosso o que nao foi aceito, porque a lei diz que no caso de substituicao, o bem substituido, deve ser similar ou superior e nao inferior. Espero com essa reclamacao conseguir resolver o problema que ja se arrasta por mais de um mes e o que tem me causado danos materiais.
Data de ocorrência: 26 de julho 2023
DGauto
1 de agosto 2023
Fomos contactados pela referida cliente a respeito de uma avaria no carro, solicitamos o envio da mesmo para nossas instalações. Assim que a referida viatura chegou analisamos o problema, detetamos que o devido problema era abrangido pela garantia. A partir deste momento tomamos todas as providências necessárias para o arranjo da viatura, neste momento a viatura está pronta a cerca de 2 semanas, a mesma foi informada e se recusa a vir levantar a
referida viatura.

Procedemos conforme a lei, fizemos tudo o mais rápido possível, não percebemos a reclamação da cliente.
Nada mais temos a falar sobre este assunto, aguardarmos o levantamento da viatura.
1 de agosto 2023
Diferente como a empresa afirma de que procedeu o reparo de imediato, o mesmo se deu apos mais de 30 dias e apos eu exigir o que a lei determina. A viatura foi para a mecanica no dia 23-06-2023 e no dia 25-07-2023 nao tinha obtido nenhuma resposta como pode ser devidamente comprovado por mensagens trocadas pelo whatssap. No dia 25-07-2023 solicitei a substituicao como esta previsto na lei e de imediato recebi uma mensagem informando de que a mesma estava pronta. Ocorre que a avaria que foi diagnosticada na viatura comprometeu o motor ja que foi preciso abrir para fazer uma retificacao e que o mesmo deixou de ser original de fabrica como afirmado por um profissional da area, ou seja, um mecanico. Por arrebentr uma correia de distribuicao que deveria ter sido trocado na epoca em que me entregaram a viatura, varias pecas foram afetadas e outras podem vir apresentar defeitos ja que essa peca e a peca fundamental em um motor. Tal resposta deixa claro o quanto estao tentando se esquivar de cumprir a lei porque o certo seria a empresa oferecer outro produto em substituicao de modelo e valor similar ao meu, contudo eles alegam que nao tem e em acordo com o DONO BRUNO, este mesma aceitou fazer a troca. Contudo alega que nao teria um bem similar em loja, e com isso entrei no sitio deles e enviei para vendedora HAYANE varios modelos que eles estao comercializando na mesma gama que o meu. Inclusive tem um bem similar com o valor de 17990,00, porem eles se negam a fazer a troca alegando que o valor esta superior em 990,00, AFRONTANDO a lei que diz que o bem substituido precisa ser similar e em caso de falta SUPERIOR e nunca INFERIOR. Aceitei receber um outro bem que, apesar de faltar a caracteristica de ser automatico, se aproxima do meu. Depois disso acertado ficaram de enviar para financeira, uma vez que precisa ser aditado o contrato e substituir o bem dado em garantia. Hoje recebi a mensagem da vendedora HAYANE que essa resposta so seria dada no proxima semana ja que a financeira esta com o quadro de funcionarios reduzidos por conta das ferias. Aproveitando informei que queria trocar o bem por outro do mesmo valor e assim que resposta viesse que enviassem novamente para trocar o bem. E quanto a issso foi o que ficou acordado. O BEM EM GARANTIA QUANDO REPARADO PRECISA MANTER AS SUAS PROPRIEDADES E NAO FOI ESSE O CASO JA QUE MEU BEM PERDEU O VALOR COMERCIAL AO PRECISAR FAZER ESSE REPARO. E O DEFEITO OCORREU POR UMA MANUTENCAO INADEQUADA POR PARTE DESSA EMPRESA. UMA PECA QUE DEVERIA TER SIDO TROCADA, NAO FOI, E COM ISSO, ALEM DO RISCO QUE EU CORRI PELO FATO DA VIATURA PARAR EM PLENA ESTRADA, AFETOU VARIAS OUTRAS PECAS DO MOTOR. E NADA GARANTE QUE MAIS PECAS NAO IRAO QUEBRAR COM O DECORRER DOS DIAS. E ALEM DE TEREM PERDIDO O PRAZO, TEM AINDA O RISCO DESSA VIATURA VOLTAR A QUEBRAR. SAO MAIS DE 30 DIAS QUE ESTOU SUPORTANDO TODO O CUSTO DE ESTAR SEM MINHA VIATURA. E ALEM DE TUDO, A LEI DIZ QUE O CUSTO DE TRAZER A SUPOSTA VIATURA REPARADA E DA EMPRESA E NAO MINHA. E NAO SOU EU QUE ESTOU ME RECUSANDO A LEVANTAR A VIATURA E SIM TODOS OS OBSTACULOS QUE ESTAO SENDO IMPOSTO POR ESSA EMPRESA DE CUMPRIR A LEI. PELA LEI TENHO DIREITO A SUBSTITUICAO DO BEM EM GARANTIA JA QUE O PRAZO PARA O REPARO JA FOI ULTRAPASSADO.
Lourdes avaliou a marca
24 de outubro 2023

Vendem viaturas com a manutencao incorreta. Expoe o consumidor a risco como ocorreu comigo. Nao voltaria a fazer negocios com a empresa e muito pouco indicaria.