Digiconta - Soluções Tecnológicas, Lda.
  • Estrada da Outurela, 118 - Parque Holanda - Edifício Holanda 1
    2790-114 Carnaxide
  • clientes@digiplanet.pt

Digiplanet - Garantia não respeitada, computador devolvido com múltiplos danos adicionais, quase um mês sem computador

Aguarda resposta
M S apresentou a reclamação
13 de novembro 2023
Eis o texto da queixa já apresentada no livro de reclamações no dia 25/10/2023 (update 13/11/2023 em baixo):
"Comprei o meu portátil (Lenovo ThinkPad T450 recondicionado) da Digiplanet no 26/01/2022. No dia 14/10/2023 apareceram no ecrã alguns erros na forma de uma linha vertical e uma barra horizontal no topo. Como a companhia oferece uma garantia de 3 anos, contactei-os na 2a-feira 16/10. Já que não oferecem serviços remotos e insistiram que o envio a Lisboa para análise, logo o fiz na manhã seguinte, cuidadosamente embalado na embalagem original + varias cuscas de plástico bolha. No dia seguinte recebi um email dizendo que o defeito não estava coberto sob a garantia e me deixavam a escolha entre pagar 150 euros pela reparação ou pagar para o retorno. Respondi pedindo 1) detalhes da razão pela qual não seria coberto sob garantia e 2) retorno gratuito, já que não me tinham informado sobre qualquer custo associado ao processo. Logo ficaram de acordo sobre o retorno gratuito, porém sobre a razão da não efetivação de garantia nunca me deram mais informação exceto que se trataria de "mau uso" da minha parte e que teriam enviado uma foto para ilustrar esse fato, foto que nunca recebi mesmo se pedi 4 vezes. Não recebi mais notícias, nem quando no dia 24/10 enviei mais um email a perguntar o que estava a acontecer com o meu computador. Hoje, dia 25/10, o computador me foi devolvido numa embalagem absolutamente inadequada (colocado numa caixa pequena fininha de 1 cusca de papel, sem a mínima protecção contre choques). Quando o liguei, logo notei que estava num estado lamentável e completamente inutilizável, com o ecrã partido diagonalmente e a metade morta, e além disso com um campo elétrico notável em redor do touchpad que o torna quase impossível a tocar, e com uma das baterias em 2% (coisa que normalmente não acontece já que há múltiplas notificações). Não posso apreciar a gravidade dos danos, mas claramente o meu computador foi tratado sem cuidado nem respeito e vai ficar-me muito caro. Espero responsabilidade inteira pelos custos que estão para avaliar num serviço competente."
Update 13/11/2023:
Hoje finalmente recebi uma resposta pelo portal de queixa e estou absolutamente indignada. Não só já é quase um mês que estou à espera e na esperança de uma solução correta e por isso há um mês estou a fazer o meu trabalho no meu computador estudantil velho de 7 anos e muito lento, mas a resposta que recebi é basicamente de negar tudo o que aconteceu (contudo com a oferta patética de um voucher de 50 euros para usar num serviço Digiplanet). A Digiplanet escreve que "foi identificado um dano físico no ecrã que comprometeu cerca de metade da sua funcionalidade, como evidenciado nas fotografias de nossa análise técnica". Só posso repetir que 1. nunca aconteceu um acidente ou algo do género, e até supus que a linha e a barra estavam a ser causados por algo tão simples como um driver velho ou corrupto, 2. quando enviei o computador, apesar da linha e da barra fininhas, o ecrã estava inteiramente funcional e não metade morto, 3. as ditas fotografias até ao dia de hoje 13/11/2023 não recebi. Depois a Digiplanet reage que "o computador foi cuidadosamente reembalado e devolvido" o que definitivamente não é o caso, como já descrito em cima (razão pela qual me é impossível de saber se o danos foram causados já nos locais da Digiplanet ou durante o transporte). Finalmente ainda escrevem que "quanto às questões levantadas sobre a bateria e o campo elétrico ao redor do touchpad, asseguramos que todos os nossos equipamentos passam por um rigoroso processo de recondicionamento e verificação de qualidade. Tais problemas não são característicos dos produtos que disponibilizamos". Em outras palavras, insistem mais uma vez que o acontecido não aconteceu e basta. Todavia, escrevem que "para compensar a dificuldade passada temos muito gosto em oferecer um vale de 50 EUR que pode ser usado na reparação do equipamento em questão ou na aquisição de um outro equipamento". Sinceramente estou sem palavras com essa "solução" para um computador completamente perdido depois de nem sequer 20 meses, como se tudo isso fosse normal. Repito o meu pedido de tomar plena responsabilidade pelos danos causados, pela reparação completa e/ou substituição do meu computador dentro de um prazo razoável.
Data de ocorrência: 13 de novembro 2023
28 de novembro 2023
Continuo à espera
M S
M S está a aguardar resolução da marca