Dstelecom, S.A.

Em tratamento
Hugo Sousa apresentou a reclamação
15 de abril 2024
Boa noite,

Sou proprietario de um imóvel em São Pedro do Corval (concelho de Reguengos de Monsaraz), em que os meus vizinhos dos números 14 e 18 têm serviços serviços de fibra em que o meu imóvel sendo o 16 nao pode ter serviço de fibra porque nao tem ligações disponíveis no PDO para instalar. após varias trocas de emails e tentativas de arranjar alternativas a empresa indicou que nao e possível neste momento o alargamento das linhas de fibra e que a data prevista e de final de 2026 e que a única alternativa e serviço de satélite. Efectuo esta reclamação/ queixa por solicitar o serviço fibra e nao haver alternativa e mesmo eu propondo-me a pagar a instalação do alargamento do PDO pois para a quantidade de pelo menos mais de 20 imóveis na zona do PDO descrito e habitados nao efetuam o alargamento das linhas sendo para mim e para as outros utilizadores na zona.

Solicito o vosso auxilio para a resolução desta questão e poder instalar o serviço de fibra ao qual a DST e a proprietária das linhas.
Data de ocorrência: 15 de abril 2024
dstelecom
16 de abril 2024
Acabámos de enviar uma resposta à sua solicitação por e-mail.
Sem outro assunto,

Provedoria
dstelecom
16 de abril 2024
Foi acabado de enviar uma resposta ao vosso email.

Não existem vagas para o PDO que deveria abastecer o meu imóvel, no entanto não dar qualquer tipo de alternativa, não me refiro a instalarem um PDO ou uma infraestrutura de raiz mas sim alargarem as saídas o PDO em questão que apenas tem 8 neste momento que terá um valor económico insignificante quanto a dimensão da empresa que estamos a falar.
A alternativa que propôs seria a titulo excepcional aceitarem a ligação da minha casa a outro PDO (mais próximo) de forma a poder usufruir de um serviço fibra que já existe na zona, pior que isso é que as duas linhas de fibra que existem dos meus vizinhos (relembro que o meu imóvel é o numero de porta 16) 14 e 18 têm serviço fibra e que o ponto de ancoragem para os fios entrarem nas residências respectivas é o meu telhado.
Que aproveito para fazer referencia que já foram enviamos dois emails a DST devido a inflexibilidade de tudo o que eu propoz solicitei que retirassem os fios do meu telhado pois se não existe nenhum grau de flexibilidade da empresa porque haverá de ter o proprietário do imóvel que esta situação ja se arrasta a 2 meses?

Com os melhores cumprimentos

23 de abril 2024
Continuo a aguardar resposta da DSTelecom ao ultimo email enviado dia 16 de Abril.

No caso dos cabos da fachada ja foi enviados a duas semanas.

Como pode verificar pela resposta que me terá dado, nem tao pouco consideram ou autorizam utilizar a ligação a um PDO mais próximo para poder abastecer o meu imóvel e quando o PDO referente ao meu imóvel tiver vaga modificar a ligação.

Pelo que é possivel verificar a DST simplesmente quer fazer as regras sem qualquer ou humanização dos serviços ou dos próprios cliente pois nao é possivel instalação de ADSL não é possivel fibra por nao quererem aumentar um PDO, até um cruzamento é possivel ter fibra depois do cruzamento já não será possivel.
Os operadores indicam que a DSTelecom é que não pretende fazer o alargamento, os técnicos não podem instalar porque precisam de autorização, não podem mudar de PDO porque a empresa não autoriza.
Já para nao falar que existe uma caixa de junta literalmente a 20 metros do meu imóvel.
Nisto tudo o cliente o consumidor final é o prejudicado ainda para mais que a ancorarem dos cabos esta no meu imóvel e literalmente os dois vizinhos que fazem confrontações têm fibra e não me permitem a mim.
Tendo eu já solicitado alargamento de PDO, utilizar de forma excepcional outro PDO para abastecimento interrogar e pagar o alargamento do PDO, se a DST achar que a pessoa do outro lado (eu) não é razoável não sei o que achará.

Anexo o envio de copia de email no passado dia 01 de Abril, solicito resposta o mais brevemente possivel.

Com os melhores cumprimentos

Hugo Sousa

Será de lamentar que não existe viabilidade para fazer mais ligações no Pdo nem o seu alargamento do mesmo, mas quando o cliente/ proprietário do imóvel diz que devido a inflexibilidade da empresa para resolução ou mesmo uma situação temporária.
No entanto quando o proprietário do imóvel decide ter a mesma posição inflexível tal como a empresa devemos esperar eternamente por algo, infelizmente é o reflexo da empresa que em vez de cooperação para resolução de problemas simplesmente, indica que não é possivel nem tao pouco se preocupa e poder arranjar uma solução ou mesmo uma solução temporária (até o alargamento do Pdo como indicaram até ao final de 2025).
Hugo Sousa
Hugo Sousa está a aguardar resolução da marca