59.1

Ecco Salva - Queixa contra o médico / chamada telefónica

Cristina Maya
Cristina Maya apresentou a reclamação
19 de fevereiro 2024
No dia 15 de fevereiro, liguei para o telefone 210 402 422 para agendar uma tele consulta com um médico para a transcrição de uma receita médica feita pelo meu médico no Brasil. Tenho plano de saúde da EDP. Ao ser atendida, forneci os meus dados pessoais e fui orientada a aguardar a chamada telefônica do médico, que aconteceu às 14:23h através de um número privado.
Ao atender, expliquei que precisava da transcrição do receituário para a compra aqui em Portugal. Em resumo, o médico Sr. Frederico Crisóstomo Barreto foi arrogante, irônico, sarcástico durante a chamada telefônica quando eu questionei sobre dois ou três medicamentos que eu tinha dúvidas. Me insultou e me chamou de mal-educada, afirmou que eu estava exigindo coisas, foi totalmente desnecessária a sua fala. Eu questionei se ele costumava tratar os seus pacientes desta forma e afirmei que queria a cópia do áudio da chamada para reclamação e por último, retruquei que nunca tinha sido tão maltratada por um médico em lugar algum do mundo e que os meus cães e os meus gatos são tratados com mais respeito pela veterinária aqui em Portugal. O médico encerrou a chamada afirmando ‘falta da minha educação’, desligou na minha cara e não prescreveu o receituário.
Liguei novamente, para o telefone citado acima, falei com um atendente sobre o ocorrido e pelo nome do médico para abrir uma reclamação, a funcionária não quis me fornecer o nome dele, entretanto forneceu um email para que eu formalizasse uma reclamação junto ao ECCOSALVA (eccosalva@eccosalva.com). Assim, o fim, copio o meu relato enviado e ainda sem resposta alguma por parte da empresa:
“Reclamação sobre consulta online
Prezados,

Pela primeira vez, solicitei uma consulta por telefonema para a transcrição de uma receita prescrita pelo meu médico no Brasil.

Por volta de 14:25h do dia de hoje, 15 de fevereiro de 2024, recebi a ligação. Não lembro do médico ter se identificado por nome, entretanto eu já aguardava a
ligação. Expliquei que precisava de certos medicamentos para serem comprados em uma farmácia aqui em Portugal e para isto, precisava da transcrição do receituário.

Tive dúvidas em relação a dois ou três medicamentos e infelizmente, o médico fez ironias, sarcasmos nas respostas, fui muito maltratada e chamada de mal-educada.
Por fim, pedi que ele fizesse o que lhe cabia o ofício e mesmo assim, ele não prescreveu o receituário e desligou a ligação na minha cara! Estou enervada, constrangida, decepcionada, haja vista que foi a
primeira vez que solicitei esse tipo de serviço. Nem os meus cães e nem os meus gatos são/ foram insultados da forma que eu fui!! Isso é inconcebível. Para tal, gostaria de ter acesso à
gravação da chamada, pois tomarei as medidas necessárias!

Quero fazer uma queixa contra o médico que me atendeu, na verdade que me ligou e não concretizou o que deveria ter feito. Não sei o seu nome, por isso não posso
fazer a queixa no Livro de reclamações online. Aguardo essas informações.

Meu nome: Cristina Maya
Utente SNS: xxxxxxx
Nascimento: 16/xx/xx
Nacionalidade: brasileira

At.te
Cristina Maya .”

Através de outra ligação, solicitei nova chamada de um médico. Recebi uma chamada na qual eu atendi e sem nenhuma palavra, desligaram novamente e em seguida recebei por SMS uma pesquisa para responder como foram as duas tele consultas, links que não consegui acessar por apresentarem erro e não conseguir ser direcionada para a devida página de opinião do serviço prestado.
Já farta, cansada e muito aborrecida com toda a situação, liguei novamente e fui atendida por uma funcionária cujo nome é Adriana e não recordo o sobrenome, muito educada e que prestou as informações precisas. Fez o meu cadastro na Future Health Care e sanou a minha dúvida, pois apesar de ser o telefone único, eu não entendi por que fui direcionada para a ECCOsana, uma vez que o meu plano tem cobertura da Future Health Care. Segundo ela, quando é a primeira que o cliente liga para pedir consultas por chamada, o cadastro é feito por aquela empresa. Pois bem, ela cadastrou-me, enviou e-mail e em seguida recebi a chamada da médica, que após o meu relato, esclareceu as minhas dúvidas quanto aos medicamentos e prescreveu a receita de um medicamento.
Por fim, a minha intenção aqui é ter acesso ao áudio da chamada feita pelo médico Sr. Frederico Crisóstomo Barreto, fazer uma queixa pelo mal atendimento que ele prestou e pedir que ele se reporte com pedido de desculpas pelo ocorrido.
Subscrevo-me
Cristina Maya
Data de ocorrência: 15 de fevereiro 2024
22 de fevereiro 2024
Exma. Sra. D. Cristina Maya Guimarães

Acusando a receção da sua reclamação relativa ao atendimento telefónico que lhe disponibilizou o Sr. Dr. Frederico Barreto no dia 15/01 pp, e a fim de melhor avaliarmos os factos evocados e alegadamente ocorridos, muito lhe agradeço que nos disponibilize por esta mesma via, a cópia da receita do prescrita pelo seu Médico no Brasil, a qual deseja lhe seja transcrita para uso em Portugal.
Entretanto, comunico a V.Ex.ª que, no seio da comunidade médica internacional, existem normativos destinados a justificar, perante Médicos de países terceiros, a necessidade ou premência da transcrição de receituário, o que configura uma notória diferença com a prescrição de receituário: enquanto a primeira remete para uma ação passiva, baseada na credibilidade ou aceitação tácita do seu autor, a segunda reflete a moldura vinculativa a um ato médico praticado de facto.

Aguardando as suas prezadas notícias,

Com os meus cumprimentos,

António Cunha Lopes