10.7

ECS Service - Falta de seriedade

Alexandre Silva
Alexandre Silva apresentou a reclamação
26 de setembro 2023
A empresa foi contactada por indicação da Samsung no dia 24 ide Agosto a propósito de uma necessidade de reparação de um televisor Samsung QLED QE75Q60RATXXC, comprado há pouco mais de 3 (três) anos que tinha deixado de apresentar imagem.

Apenas no dia 31 de Agosto houve possibilidade para se deslocarem à minha casa com vista ao teste do equipamento para avaliação do problema do mesmo uma vez que dadas as dimensões da TV não seria possível transportá-la à loja para diagnóstico. Na altura foi efectuado um pagamento de 70 euros apenas pela deslocação e diagnóstico e que seria depois abatido caso avançasse para a reparação. Não foi apresentada fatura e só aceitaram dinheiro.

No dia 1 de Setembro foi apresentado um orçamento FC87498-FG no valor de 781,75 euros. O arranjo, segundo o email recebido seria a substituição do Painel LED da televisão. Nessa mesma data informam-me que dado ser um arranjo com um valor superior a 250 euros o mesmo teria de ser pago antecipadamente pois a encomenda da peça só seria feita na altura do pagamento. Indicaram ainda que, após o pagamento/encomenda a peça demoraria 3 a 5 dias úteis e de seguida seria feito o arranjo.

Pedi para pensar durante o fim‑de‑semana pois o valor do arranjo é altíssimo e a questão dos prazos de arranjo também pesaria na decisão a ser tomada. E a decisão foi no sentido de esperar então este prazo, inclusive porque já tinham sido pagos 70 euros, para ter a tv arranjada ao invés de ir comprar uma nova.

Feito o pagamento integral do remanescente no dia 4 de Setembro fiquei na expectativa de que a peça chegasse entre 6 e 8 de Setembro. Chegados a dia 6, ninguém me contacta e liguei eu para saber qual o estado da encomenda.
Confirmaram que tinha sido encomendado no dia 4 e que o prazo era entre 3 e 5 dias e que não tinham mais nenhuma informação. Portanto, teria de esperar o prazo esgotar-se para poder ter mais informações.

Chegado a sexta feira, dia 8, informam-me de que afinal o que está agora previsto é a peça chegar entre os dias 12 e 13 de Setembro. Naturalmente que isto já vai contra o que me tinha sido dito no dia 1. Ainda assim, acreditando e de boa-fé, resolvi esperar uma vez mais para ter a televisão reparada.

No dia 14 de Setembro, 10 dias depois do pagamento da reparação estar feita, passados já todos os prazos indicados, sou finalmente informado (porque liguei) de que a peça não está com stock, não tem data prevista de entrega e a Samsung não sabe informar se alguma vez voltará a ter. Portanto só nesta data, comunicam que uma televisão com 3 anos vai simplesmente para o lixo, sem arranjo.

Indicaram também que a Samsung só ao final de 20 dias é que avança com uma solução para estes casos e que pode passar por uma miríade de soluções, sem indicar quais. Soube também que a encomenda seguiu afinal no dia 8 de Setembro (e não 4 de Setembro quando foi feito o pagamento) e portanto só no dia 28 de Setembro é que a Samsung iria explicar o que poderia ser feito.

Pedi assim que no espaço de 24h me fosse informada qual seria a solução da Samsung no dia 28 de Setembro para que isso pudesse pesar na decisão seguinte a ser tomada. A solução poderia existir e apenas ser ativada após a passagem dos 20 dias mas a ECS não respondeu sequer. Avancei assim para um pedido de reposição integral do dinheiro pago para a reparação 70 + 711,75 euros uma vez que a minha decisão foi de avançar para a reparação e se tal não aconteceu deve-se ao facto da ECS em conjunto com a Samsung não o conseguirem fazer.

No dia 15 foi então pedida a devolução do valor. No dia 19 foi me informado via email que o valor tinha ido para a contabilidade mas, 11 dias depois do pedido e 7 depois da informação da contabilidade continuo sem receber o dinheiro.

No meio disto a Samsung, a quem também reclamei porque é uma entidade com responsabilidade neste caso dado que contactei a ECS a pedido da Samsung, indicou no dia 21 que a quantia ia ser paga entre 24 e 48h. Já lá vão 5 dias.
Data de ocorrência: 26 de setembro 2023
Alexandre Silva
Alexandre Silva avaliou a marca
12 de outubro 2023

A marca resolveu parcialmente a situação. Após quase duas semanas de pedido para devolulção do dinheiro o mesmo foi devolvido mas não na sua totalidade. A parte que não foi devolvida não emitiram fatura.