EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês

EDP Comercial - Leituras fraudulentas

Joao Carlos E. L. Martins
Joao Martins apresentou a reclamação
28 de janeiro 2023
Na fatura em referência, datada de 31-10-2022, é referido marcar o contador respetivo "25972", o que é uma flagrante mentira, de que agora, ao proceder à leitura para comunicação à SU eletricidade (para que entretanto mudei) me apercebi!
Com efeito, nesta data - 2022/01/28 - o contador respetivo marca 25969.
Ou seja, na sua pretensa "leitura real" de Outubro... a EDP "enganou-se", debitando o correspondente a um consumo superior ao efetivamente verificado... cerca de três meses depois!
Quem nos protege?
Data de ocorrência: 28 de janeiro 2023
28 de janeiro 2023
Estimado(a) cliente,

Acusamos a receção do seu pedido, merecedor da nossa melhor atenção.

Estimado cliente,

Tentámos contactá-lo para dar seguimento ao seu pedido, mas sem sucesso.
Voltaremos a efetuar nova tentativa de contacto com a brevidade possível.

Esperamos ter esclarecido convenientemente as suas dúvidas.

Estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais através do nosso site, da app EDP Zero, da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis, das 9h às 20h), ou nas nossas lojas.

Reclamação resolvida?
O despudor da EDP é revoltante!
Então não é que pretendem "passar a bola" para a e-redes, entidade que faria as leituras comunicadas à EDP...fornecedora e cobradora!
Como se o consumidor final tivesse alguma coisa que ver com os "tratos" entre a EDP e empresas terceiras relativamente ao consumidor!!!
Ahaaa, segundo a EDP eu é que, tendo mudado para a SU eletricidade, tinha que colocar o problema a esta última, que então contactaria a e-redes que, vindo a ser caso disso, contactaria a EDP...
O descarado jogo de ping-pong habitual.
Se houvesse uma entidade reguladora a sério...
À cautela já reclamei também junto da SU Electricidade.

Portanto...esta Reclamação não está resolvida, diversamente do que a despudorada resposta da EDP pretende.

Uma vez mais, quem nos vale perante as desinibidas ilegalidades - cometidas com o mais revoltante cinismo - destas majestáticas empresas?

30 de janeiro 2023
Contactado hoje uma segunda vez por funcionário da Edp, pedindo desculpa da errónea informação dada anteriormente pela colega, foi-me pelo mesmo, reconhecido o erro de contagem...e "generosamente" proposto o reembolso do "excesso" correspondente à diferença de 3 kwh, a saber, 0,47 euros.
Literalmente submergido e atordoado pela torrenteza verbal daquele funcionário (sem espaço para efetivo contraditório, no que é uma consabida técnica "empresarial"), e porque sobretudo pretendia que a EDP reconhecesse o erro, anuí.
Caindo depois em mim vi-me confrontado, uma vez mais, com o despudor da Edp e do seu funcionário, enquanto tal.
Com efeito e insultando a inteligência do consumidor, pretendeu a EDP e o seu serventuário,
"corrigir" o "lapso" como se sendo o consumo total real em 28-01-2023 de 25969, pudesse o mesmo, em 28 de Outubro de 2022 (três meses antes) ser no mesmo valor!!!
Ou seja, ficcionando a inexistência de consumos durante todo um período de três meses!!!
Se isto não é má fé e flagrante desonestidade!
Mantém-se pois a minha exigência logo inicialmente formulada de in tegral reposição do que assim me foi exportulado pela EDP, em valor não inferior ao correspondente 433,5 kwh.
O qual resulta da consideração de um consumo médio de 144,5 kwh por mês, no periodo de 29 de Abril a 28 de Junho, conforme fatura n0 FT2022 34/340026184014, de 29 de Junho de 2022.
Nota: perante o que classifico (assumindo-o para todos os efeitos) como mais uma pouca vergonha da EDP, considero o recurso a todos os meios de que possa legitimamente lançar mão.

João Martins (Juiz Desembargador jubilado)
2 de fevereiro 2023

2 de fevereiro 2023
De momento aguardo a concretização da última proposta da EDP, comunicada hoje por telefone (têm aversão a escrever, nestes casos) após reconhecer que havia "incoerência de leituras" e apontando para um estorno de montante menos insultuoso, mas inferior ao efetivamente devido, e que apenas por cansaço e pragmatismo (no que a EDP claramente aposta, por sistema) poderei aceitar.
6 de fevereiro 2023
Continuo sem ver o prometido "estorno", aliás calculado em valor inferior ao mínimo que deveria ter lugar, e apenas aceite por fadiga e pragmatismo.
7 de fevereiro 2023

8 de fevereiro 2023
Finalmente hoje creditaram a conta de minha mulher (?) na quantia de € 76,01... como se tal pudesse ressarcir uma contagem por excesso correspondente a cerca de três meses de consumos médios (só no período de 29 de Abril a 28 de Junho de 2022 - dois meses - em que consabidamente os consumos de eletricidade são inferiores, atenta a estação mais quente, paguei € 95,28, conforme fatura nº FT2022 34/340026184014, de 29-06-2022).

Definitivamente não atuaram de boa fé, como de resto, em todas as situações de "enganos" não os vi atuar!
Posto o que não posso considerar a EDP como pessoa de bem!

Houvesse verdadeira concorrência...
Joao Carlos E. L. Martins
Joao Martins avaliou a marca
6 de fevereiro 2023

Arrogante, julga-se acima da lei, despreza a inteligência do consumidor. Em suma, sabe que dispõe de uma larguíssima margem para fazer como bem entende, sem que formais entidades reguladoras a importunem. Infelizmente não é caso único no panorama das majestáticas e cartelizadas empresas nacionais.

Neste momento aguardo para ver em que medida a EDP cumpre de acordo com o reconhecido em último contacto telefónico, hoje estabelecido por aquela, a saber ter havido "leituras incoerentes"...