Education First - Campus Internacionais, Unipessoal Lda

EF Education First - Cancelamento da matrícula e não devolveram o dinheiro

Diana Urbano
Diana Urbano apresentou a reclamação
3 de setembro 2023
Boa tarde devo dizer que estou bastante indignada porque fui contactada por esta empresa pois pedi informação acerca de um curso de coreano que gostava de fazer.
A pessoa ao telefone deu-me várias opções com preços um bocado exagerados mas mesmo assim eu escolhi um curso de 4 semanas e disse que neste momento não podia pagar que preferia fazer a matrícula para o próximo ano 2024 para poder pagar ás prestações. Disseram que era possível mas tinha de pagar a matrícula de 150 euros logo que a fizesse.
Eu fiz a matrícula e paguei os 150 euros, ainda tinha algumas dúvidas sobre o curso e perguntei á pessoa sobre o assunto ao qual me deu dois emails de colegas para contactar.
Contactei as duas pessoas e só obtive resposta de uma e mesmo assim não me sabia responder ás minhas questões, francamente parecia que não sabia de nada mesmo, mas mesmo assim deixei estar.
Mais tarde fui contactada por outra pessoa da mesma empresa a perguntar se era possível mudar a data da minha viagem em vez de ser a ultima semana de outubro para ser a primeira semana de outubro de 2023 e que se aceitasse faziam me um desconto.
Fiquei eu choque porque eu não tinha dinheiro para fazer o curso em 2023 mas sim em 2024 tal como tinha pedido e foi exatamente o que respondi a essa pessoa, ao qual simplesmente me ignorou e não me respondeu mais.
Muito preocupada contactei a pessoa que inicialmente me falou sobre o curso e perguntei o que se passava pois não conseguiam responder ás minhas questões sobre o curso e a minha matrícula não estava marcada para 2024 mas sim para 2023 ao qual o senhor me respondeu ( mas porque é que não vais este ano, pedi aos teus pais o dinheiro e vai) o que me deixou completamente irritada com a situação pois o senhor nem sequer tentou mudar a data do curso inicialmente e fez me acreditar que sim, então decidi cancelar tudo para não ter mais problemas.
Pelos vistos eles tinham um prazo de 15 dias para cancelar ao qual não me avisaram de nada mas mesmo assim tinha até dia 30 de julho penso eu para cancelar. A minha sorte foi que a mensagem que eu enviei para cancelar foi feita 1 dia antes do prazo mas só recebi resposta dois dias depois com o contacto da pessoa responsável pelo cancelamento. Eu mandei email e a mesma respondeu me que estava fora de razo, ao qual e respondi que da parte deles é que demoraram a responder e eu informei dentro do prazo que queria cancelar. Passado 1 semana recebo um email para enviar o comprovativo de iban para me fazerem o reembolso, eu mandei logo a seguir de receber a mensagem ao qual recebi um email de volta automático a dizer que a pessoa em questão estava de férias até 28 de agosto. Indignada obviamente contactei outra vez a empresa pois não fazia sentido eu receber um email, responder e receber uma mensagem que a senhora está de férias durante 1 mês! Ao qual me responderam que a mulher tratava do reembolso quando voltasse de férias, a verdade é que já se passou muito mais que um mês e mesmo depois de contactar várias vezes não obtenho resposta nenhuma nem dinheiro de volta.
Esta empresa tem uma organização péssima pelo menos a nível de portugal, são horríveis não sabem nada para esclarecer aos clientes e acabam por os enganar e não temos o nosso dinheiro de volta.
Data de ocorrência: 3 de setembro 2023
EF Education First
12 de setembro 2023
Olá Diana
viva.
O prazo de reembolso dentro de 14 dias após inscrição é um requisito legal nos termos do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro, que é válido não apenas para a EF mas para todos os contratos assinados à distância (fica a nota). Exactamente porque nem toda a gente conhece este direito, colocamos por escrito na ficha de inscrição, que também recebeu e assinou ao marcar o seu curso connosco.

Desculpe se houve algum atraso nas respostas. A maior parte da equipa tira férias de facto em Agosto, razão pela qual pode ter tido atraso no reembolso, mas que já foi entretanto processado.

EF Portugal