Eletecnica Electrónica e Telecomunicações Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Estrada de Coselhas L2 cv/B
    3000-125 Coimbra
  • geral@eletecnica.pt

Eletecnica - Equipamento com menos de uma ano da sua aquisição com defeito no display

Arsénio Galvão apresentou a reclamação
28 de junho 2016

No dia 24 de Julho de 2015 comprei um equipamento Iphone 6 na loja Eletecnica Eletronica e Telecomunicações Lda, Estrada de Coselhas, Coimbra e menos de 3 meses após à sua aquisição o equipamento avariou e quando feito um pré-diagnóstico pela loja oficial da Apple foi-me transmitido que o equipamento já tinha sido reparado e na altura da reparação apresentava vestígios de água.
Quando comprei este equipamento o vendedor, Srº Luís Antunes referiu que o telemóvel era usado mas que nunca tinha tido qualquer tipo de problema e que era exatamente igual a um novo em todas as suas funcionalidades, capacidades e aptidões eletrônicas e com garantia de 2 anos, entenda-se 24 de Julho de 2017.
Nesta altura dirigi-me à loja a Coimbra (Eletecnica Eletronica e Telecomunicações Lda), em Setembro, e este primeiro equipamento foi trocado por um outro (embora existindo pouca recetividade na troca do equipamento por parte do vendedor) contudo, na altura não me foi entregue qualquer fatura do novo equipamento apenas rasurada a fatura inicial, apesar de eu ter pedido uma nova fatura referente ao novo equipamento, importante frisar que este novo equipamento tinha alguns riscos mas o responsável garantiu que o telemóvel era novo mas com algumas marcas de uso.

Em fevereiro de 2016 dirigi-me a uma loja oficial da Apple porque já tinha notado que o display deste novo equipamento não estava conforme, apresentando uma pequena anomalia. Novamente nesta loja oficial os técnicos referiram-me que também este equipamento já tinha sofrido alterações e que o display para além de não ser o original também não tinha sido reparado numa loja oficial, pois não existia referência dessa operação.

Na impossibilidade de contatar o responsável e também porque não tenho estado no pais, só no dia 20 de Junho de 2016 consegui falar com este no qual refere que para além deste novo equipamento ter apenas 1 ano de garantia (informação que não me foi comunicada nem oralmente nem por escrito aquando da troca do antigo equipamento nem na aquisição do primeiro equipamento) é também um equipamento acondicionado, e pior que tinha vestígios de humidade, humidade essa que já deveria existir aquando da troca que me fez a 16-10-2015.

Este termo “acondicionado” surgiu nas nossas diligências pela primeira vez, o que me leva a acreditar que fui novamente induzido em erro e omitida informação importante na compra de um equipamento. Informação essa que coloca em causa o bom relacionamento entre vendedor/cliente.

Segundo o vendedor não há nada que ele possa fazer para me ajudar, apenas pode substituir o display e o cliente (eu) teria que arcar com os custos associados (mesmo estando o equipamento dentro da garantia, mas segundo o responsável o equipamento já não tem garantia).
Na minha opinião toda esta situação é muito desagradável, difícil de entender e muito menos aceitar porque quando o cliente compra tudo funciona e não existem problemas ou imperfeições, quando os equipamentos dão problemas a pessoa responsável pela venda e proprietário da Loja desresponsabiliza-se atribuindo responsabilidades ao cliente.

Com isto venho apresentar o meu descontentamento quanto a esta situação exigindo uma resposta e uma solução. Não estamos a falar de um simples equipamento barato, estamos a falar de um topo de gama, aquando da sua aquisição, que obviamente tem o seu custo e preço. Por este motivo e como cliente descontente com esta Loja apelo a V/ compreensão ficando assim a aguardar uma resposta.

Data de ocorrência: 28 de junho 2016
Eletecnica
2 de julho 2016
Primeiramente, lamentamos a insatisfação do cliente.

Relativamente a verdade dos factos , a situação relatada não corresponde a realidade dos mesmos.

O referido cliente, entregou o equipamento ao abrigo da garantia, que está abrangido por um período de 12 meses visto ser a compra de um artigo usado.

Os nossos serviços técnicos detectaram que o defeito do equipamento, foi causado por contaminação de liquidos, situação não prevista na garantia do fabricante.

Transmitimos ao cliente esta situação, bem como as fotografias e o relatório técnico.

O cliente não se conformou nem aceitou e a realidade dos factos.

Estamos como sempre estivemos disponiveis para uma resolução do defeito, mas esta situação não está prevista na garantia, sendo que o cliente terá que custear a reparação.

Ao vosso dispor

Cumprimentos

Luís Antunes
2 de julho 2016
Se o equipamento foi contaminado com líquidos, também foi assim que me foi entregue aquando da reparação do primeiro equipamento.
Continuo a referir que o display deste equipamento que tenho actualmente não é o original e quando foi feita a troca nada disso foi referido, já o primeiro equipamento também tinha vestígios de líquidos e foi trocado. Na altura o responsável disse que a Apple tinha critérios de avaliação muito duvidosos, mas agora o discurso já é outro.

Só recordar que o primeiro equipamento foi adquirido a 24 de Julho de 2015 e trocado em outubro, sendo um ano de garantia, ainda está dentro da garantia.
Certo?

Fui burlado pois comprei um equipamento supostamente da Apple que afinal tem componentes que não são da Apple. Como dá para ver na fatura aquando da compra não refere que é equipamento é com peças de outras marcas, assim como nunca tive uma nova fatura de troca de equipamento.

cumprimentos,
Arsenio Galvao