Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe

Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe - Email desrespeitoso

Marisa Cruz Júnior
Marisa Júnior apresentou a reclamação
19 de julho 2022
A cerca de dois meses enviei um email a embaixada de Portugal em São Tomé, a questionar uma alternativa para o agendamento do pedido de visto para a minha mãe que está doente, tem 75 anos e reside em São Tomé. Expliquei no email enviado, que sou portuguesa e que tenho todas as condiçōes para arcar com todos os custo da viagem e enviei documentos que comprovam as minhas condiçōes financeiras.
Pois bem, estive cerca de meses para que me respondessem o email. Recebi um email da embaixada a informar a lista dos documentos necessários e pediram que quando tivesse todos os documentos, deveria responder o email para que me instruíssem, quais seriam os próximos passos.

O último email que recebi da embaixada foi no dia 9 de Julho e depois disso, enviei cerca de 3 emails a questionar sobre o agendamento para entregar os documentos para o pedido de visto e não obtive nenhuma resposta.

Hoje tentei ser persistente e enviei um email a informar que iria enviar emails diariamente a embaixada até obter uma resposta:

"Bom dia,

Continuo a aguardar a resposta ao meu email relativamente ao pedido de agendamento.

Eu já expliquei em emails anteriores que isso é uma questão de saúde e que a minha mãe é uma pessoa idosa.
Irei enviar emails diariamente até obter uma resposta da vossa parte com uma data para entregar os documentos.

Obrigada,
Marisa Cruz"

Pois bem, acharam o meu email ameaçador e desrespeitoso e recebi a seguinte resposta por parte da embaixada:

"Bom dia,

Se quer ser respeitada, respeite também o trabalho dos outros. É inadmissível o seu comportamento e referência a negrito que irá enviar emails diários. Pretende o quê com isso? Recebemos centenas de pedidos por dia e já que não quer ajudar, não estorve. Já imaginou se todas as pessoas fossem egoístas como a senhora? Já anteriormente enviou emails em tom de ameaça. Pare de faltar ao respeito a quem trabalha todos os dias para fazer o seu melhor e é inundado por pedidos de visto das mais diferentes razões. Toda a sua história de alegadas presenças do seu irmão aqui é estranha e carece de informação. Estamos aqui para ajudar no que conseguirmos mas não funcionamos com as suas ameaças que têm sido já demasiado recorrentes. Não a vão levar a lado nenhum.

Esclarecemos o seguinte:

Qualquer marcação para pedido de visto de estada temporária para tratamento médico deve ser realizada através do Portal E-Visa, ou seja, a marcação para um visto nacional de tratamento médico não se faz por email, mas através desse Portal. Remetemos o guião para a realização do agendamento no Portal E-Visa.
A Secção Consular apenas pode sugerir soluções alternativas ao sistema de agendamento online (Portal E-Visa) no caso de pedidos de visto para tratamento médico em que existe manifesta necessidade de evacuação médica urgente. Por conseguinte, sugerimos que nos remeta a digitalização da informação clínica/relatório médico para apreciação prévia. Como não somos um gabinete médico nem temos obrigação nenhuma de analisar relatórios médicos, fazemo-lo por cortesia para atender a pedidos urgentes. Portanto vamos ver se os relatórios médicos que nos enviou configuram uma situação de urgência ou não e se podem ou não ter resposta em São Tomé (apesar de termos noção dos precários cuidados de saúde neste país). Enviou-nos nem há uma semana e já quer uma resposta pronta?

Aguarde e não nos ameace. Não trabalhamos assim. Não vou tolerar mais ameaças da sua parte.
"

Eu não consigo perceber, como é que um funcionário da embaixada pode escrever um email destes com expressōes que passo a sitar: "Recebemos centenas de pedidos por dia e já que não quer ajudar, não estorve. Já imaginou se todas as pessoas fossem egoístas como a senhora?" Egoísta? Se não quiser ajudar não estorve?

E falam-me em desrespeito? quando tudo que pedi foi fazerem um agendamento para que pudesse dar entrada nos papeis do pedido de visto da minha mãe?

É lamentável que uma embaixada permita que os seus funcionários enviem emails desrespeitosos como este. Eu acho que o teor deste email, não é digno de um funcionário de uma embaixada.

É lamentável....
Data de ocorrência: 19 de julho 2022