Embaixada de Portugal nos Emirados Árabes Unidos

Embaixada de Portugal nos Emirados Árabes Unidos - Ausência de serviços

Mariana Carvalho
Mariana Carvalho apresentou a reclamação
9 de junho 2023
Encontro-me, de momento, a tentar renovar o meu passaporte (com bastante urgência visto que ja quase não tenho paginas disponíveis no meu passaporte e necessito de viajar com regularidade).

Tentei varias vezes reservar o agendamento para renovar o meu passaporte com os serviços consulares de Portugal em Abu Dhabi (na pagina web disponível para esse propósito), contudo nunca me foi possível. Em todas as tentatives (todos os dias, varias vezes por dia, durante uma semana), deparei-me com a mesma mensagem: "De momento não existem vagas disponíveis, por favor tente mais tarde".

Visto isto, tentei ligar para os serviços consulares da embaixada (um total de 43 vezes a varias horas durante as horas de abertura, em vários dias, durante duas semanas). NUNCA consegui entrar em contacto com nenhum serviço ou departamento da embaixada ou consulado.

Alem dos contactos telefônicos, enviei também um email. Nunca obtive resposta ao meu email, apenas um email automático a referir o facto dos serviços consulares não responderem A QUALQUER EMAIL relacionado com o pedido de renovação de passaporte e, em alternativa, a reencaminharem os cidadãos para o website da embaixada (onde, como referi não consigo proceder ao agendamento).

Nao vivo em Abu Dhabi (vivo noutra cidade dos Emirados Árabes Unidos) e, por conseguinte, seria extremamente inconveniente e difícil para mim de me deslocar a Abu Dhabi para conseguir fazer o agendamento do pedido de renovação de passaporte (ausentar-me do trabalho para coincidir com a abertura dos serviços consulares, pagar uma deslocação bastante cara e perder cerca de 4 horas de viagem para o poder fazer - tudo isto so para proceder a um agendamento).

Tive a oportunidade de referir a situação a outros cidadãos Portugueses residentes nos emirados árabes unidos e todos comunicaram problemas similares (muitos mencionando que tiveram de se deslocar a Portugal para conseguirem aceder a serviços do cidadão).

Como e um assunto bastante urgente para mim, e em ultimo recurso, venho por este meio expor a situação na esperança que possa ser resolvida com celeridade.

Muita obrigada desde ja.

Com os meus melhores cumprimentos,
Mariana
Data de ocorrência: 9 de junho 2023