Endesa Energia S.A.

Endesa - Estimativa errada na transição de contrato

Humberto Costa apresentou a reclamação
22 de janeiro 2021
Boa Tarde,
fiz uma mudança de comercializador em varias moradas. Durante essa passagem, é retirado o valor atual dos contadores para o novo comercializador. Correto?
O problema foi esse. Não foram enviados os valores, mas também não veio qualquer técnico retirar valores e em pelo menos duas das moradas.
Após contacto com a EDP distribuição, informaram-me que os valores não foram reais, mas sim uma estimativa por parte da Endesa. Portanto a Endesa estimou valores bastante mais altos que os reais.

Já contactei por chamada, Facebook e email. A resposta é sempre “registamos um reforço”, “estamos á espera de uma resposta do operador de rede”.
Ou seja, já houve pedido de refaturação, no entanto continuam a insistir com o pagamento, e inclusive já entregaram o caso a uma empresa de cobranças, Intrum.
Penso que o correto seria enquanto o caso estaria a ser processado, deveria do pagamento ficar em standby.

A moradas em questão são:
PT0002000066551523VZ

Valor EDP dist. a 27/11/20:
S: 10419 kWh
Valor REAL a 4/12/20:
S: 7684 kWh

Como é possível verificar, em ambos os casos o valor da Endesa, principalmente no segundo caso, são valores bastante longe dos reais.

Os valores reais que menciono, foram os mais próximos que tenho da data da estimativa, que foi quando detetei o erro.

Agradecia a maior brevidade na resolução da situação para evitar problemas com ambas comercializadoras, pois o pagamento para a ENDESA esta ainda pendente pois emitiram uma fatura bastante elevada devido ao valor errado de kWh, e para a nova comercializadora seria estranho a primeira fatura eu dar um valor de kWs inferior ao que lhes foi dado.

Desde já muito obrigado.

Data de ocorrência: 22 de janeiro 2021
22 de janeiro 2021

26 de janeiro 2021
Boa Tarde Endesa,

Ok, ficarei a aguardar. Mas agradeço a maior brevidade possível afim de evitar mais problemas.

5 de fevereiro 2021
Endesa não deu resposta.
Fui “ameaçado” pela empresa de cobranças Intrum e tive de efetuar o pagamento.
Mas o problema continua.
Endesa NUNCA mais...
15 de fevereiro 2021

24 de março 2021
Finalmente os valores foram atualizados pela E-Redes, sendo que a nova comercializadora já refaturou os valores corretos. Resta agora a Endesa refaturar e emitir uma nota de crédito relativamente ao erro das duas moradas, uma vez que facturou kWh que ainda não tinham sido contabilizados no contador. Relembro que todo este processo, ja levou cerca de 3 meses e continua por resolver.
Obrigado
13 de abril 2021