Endesa Energia S.A.

Em tratamento
Joana Rodrigues
Joana Rodrigues apresentou a reclamação
27 de março 2024
Ontem o meu companheiro recebeu um ligação do número 211165751 que vinha por parte da Endesa, com o objetivo de nos falar sobre as suas tarifas e afins, a conversa desenrolou para que operadora de eletricidade nos estávamos vinculados, e ele respondeu que era a Iberdrola, a Senhora perguntou-nos se tínhamos interesse em mudar de operadora e como já estávamos a pensar mudar, respondemos que sim.
Pegou os dados do meu companheiro levando-nos a acreditar que seria para fazer um contratado, nem desconfiamos até que ela falou-nos que daqui a 10 minutos iriamos receber uma outra chamada de uma colega dela, para confirmação dos mesmos dados, e que teríamos que responder a sim a todas as perguntas, inclusive à pergunta se podiam usar a foto do cartão de cidadão e que a resposta deveria ser "SIM! NÃO ACEITO!" quando lhe perguntamos se podia só ser não aceito, a mesma respondeu-nos que teria de ser como ela nos disse. Ai já achamos tudo muito estranho e começamos a desconfiar .
Quando recebemos a 2 chamada do número 225402127 a senhora do outro lado começou-nos a fazer perguntas de sim e não sobre seguros, informações dos nossos dados contratuais e apesar de a outra colega ter dito para nós respondermos a sim a todas as perguntas feitas, não o fizemos.
Houve uma situação que nos deixou mais desconfiados que podíamos estar a sofrer de burla, foi quando ela nos perguntou se aceitávamos que os dados dele fossem dados a outras empresas e eu respondi pelo o meu companheiro a dizer que não e ela ficou em alerta interrompendo-o perguntando quem estava ali com ele e tinha pedido para ele responder o não, quando o meu companheiro falou que tinha sido eu, notamos que a senhora tinha ficado zangada.
A chamada terminou com ela a dizer que íamos receber uma sms em nome da Endesa e que teríamos que mandar mensagem em resposta a dizer ACEITO.
Quando recebemos a mensagem vinha do número 927946915, a mensagem vinha com um link que ao clicar trazia um pdf, , pedi ao meu companheiro para me reencaminhar a mensagem, que eu mesma iria abrir, e vi que o pdf não tinha nada do que tínhamos acordado, mas parecia ser verdadeiro...
A história já estava a cheirar mal , principalmente porque quando alguma companhia manda mensagem , sempre aparece o nome e não um número comum como o número que nos tinha mandado Sms, , quantas vezes recebemos mensagens com o nome de várias companhias "CTT, EDP, TELEPIZZA, ENDESA, SMAS" ,mas desta vez não! Decidimos então colocar todos os números na internet , porque se realmente fosse da Endesa iria aparecer a ligação, porém o que apareceu foram várias pessoas que assim como nós também sofreram uma burla. e que contavam a história delas exatamente como nos tinha acabado de acontecer.
Decidi ligar logo para a Endesa e contar o que nos tinha acontecido para saber se realmente havia algum contrato em aberto no número de contribuinte do meu companheiro, e a colaboradora deles disse que até ao momento não havia nada, para ligarmos no dia seguinte, pois demorava a entrar no sistema.
Hoje decidi ligar para eles, contar de novo o ocorrido e de novo responderam-me que não havia contrato nenhum a espera do nosso ok, acabei por compartilhar os números que eu tinha com eles , para eles abrirem um processo, afinal de contas, alguém se andava a fazer passar por eles e a roubar informações as pessoais. A colega acabou por me dar o verdadeiro contacto deles, caso eu pretende-se ainda fazer contrato, eu agradeci afirmando que iria pessoalmente a loja e ela deixou registado.
Ora bem , não satisfeitos em tentar passar um golpe ao meu companheiro, passado 2 horas decidem ligar para mim do número 210009970, falando que eram da Endesa e se eu já conhecia os tarifários de luz e gás deles, tal e qual como ontem, eu respondi que sim e que não tinha interesse , ao que ela me responde se eu tinha ligado para eles, porque tinha registo e eu disse que sim que foi para saber se tinha algum contrato em aberto pois tinha sofrido uma burla, ela muito insistente diz-me se eu não queria fazer ali um contrato com ela e eu respondi que não, que iria fazer pessoalmente em loja, como já tinha dito anteriormente a colega dela, ela continuava a tentar mudar as minhas ideias, dizendo que por telefone iria ser mais rápido e que por loja iria demorar muito tempo, que apesar de ser seguro aquela chamada iria ser rápida e que rapidamente estaria com contrato com eles, eu voltei a frisar que não tinha mais interesse em fazer pelo telefone e que assim prevenia-me a mim de sofrer outro golpe como fizeram ontem com o meu companheiro, ela vendo que não arrancava dali nada, acabou por dar por encerrada a chamada.
A minha pergunta é como é possível haver pessoas a fazerem se passar pela Endesa e eles não fazerem nada a respeito? como eles tem os nossos dados para nos ligarem mesmo nos estando em outra empresa de luz (IBERDROLA)? Se são ou não os números deles acho que deviam estar melhor identificados!
No outro dia tivemos uma situação parecida, estamos com a Iberdrola e eles falaram-nos sendo de outra empresa concorrente , tentando fazer-nos mudar, e até tinham os nossos dados, e faturas, novamente soubemos de cara que se tratava de uma burla, depois de começarmos a fazer perguntas das quais não conseguiam-nos dar a respostas.
Como isto é possível? como tem os nossos dados sem o nosso consentimento?
Iremos a policia abrir queixa, pois foram dados pessoais fornecidos achando que estávamos a dar à empresa Endesa, dados como nome, morada, aniversário, nif, email...
Pedimos uma solução para estas pessoas que se fazem passar por outras e que os nossos dados não sejam hackeados ou fornecidos com tanta facilidade.
Abram um processo judicial contra estes mesmos números fornecidos, para que mais ninguém sofra de Burla.

225402127
927946915
211165751
210009970
números de burlas a fazerem-se passar pela Endesa
Data de ocorrência: 26 de março 2024
Endesa
27 de março 2024
Estimado cliente,

Endesa Energia
Joana Rodrigues
Joana Rodrigues está a aguardar o tratamento da reclamação