Euroinspecções

Euroinspecções - Mau serviço e falta de comunicação

António Oliveira
António Oliveira apresentou a reclamação
29 de novembro 2023
Desloquei-me ao centro de inspeções ( Euroinspecções Lagoa/Porches ) no dia 2 de Setembro para realizar mais a inspeção técnica periódica como habitual.
No inicio do procedimento o sr. inspetor informa que o veiculo teria que ter tacógrafo, coisa que até então no mesmo centro de inspeção nunca tinha sido solicitado, pelo facto do veiculo ser pesado de mercadoria mas para uso particular.
O sr. inspetor disse que não faria a inspeção porque estava em falta e não seria viável efetuar a inspeção, ao que eu lhe referi que esse mesmo problema havia sido posto em 2017 noutro centro de inspeção e que teria sido resolvido por esse outro centro em conjunto com o IMT, ao que fui aconselhado a me fazer acompanhar sempre com o decreto lei que isentava os veículos pesados comerciais para uso particular.
Ao que o sr. inspetor disse que aquilo não lhe dizia nada e que teria que se aconselhar com alguém entendido nas leis relativas ao assunto.
Eu disse ao sr. inspetor que apesar dele me dizer que não era viável efetuar a inspeção, eu queria que fosse feita apesar deste me informar que seria reprovada, ao que eu disse , faça o que tiver que fazer que posteriormente eu iria tentar resolver a situação.
No decorrer da inspeção eu estive durante esta que durou quase 1h20 devido ao assunto em questão se ter perlongado, a pesquisar no telemóvel sobre a referida lei e sua aplicação, entretanto o sr. inspetor efetuou a inspeção e foi reprovada pela ausência do tacógrafo.
Sai do centro de inspeção em direção a Lagoa, após a retunda de Lagoa efetuei uma ultrapassagem a outro veiculo, ao aumentar a velocidade para efetuar a mesma, com a deslocação do veiculo e do ar aumentada o capô abriu e por muito pouco não causou um acidente evolvendo outros veículos, mas danificando seriamente o meu.
O veiculo é uma pick-up americana e devido ao peso do papô e á baixa velocidade, não tinha levantado ate aquele momento. O sr. inspetor no final da inspeção não avisou que não o tinha fechado e nem solicitou que eu o fechasse, devido ao peso do mesmo e grandes dimensões não era visível que estaria aberto.
Enviei fotos do veiculo e informei um inspetor do centro de inspeção logo após o sucedido, também
Informei o centro de inspeções do sucedido através de email, conforme solicitado por este, ao que não obtive resposta.
No entanto desloquei-me novamente ao mesmo centro de inspeção para efetuar uma inspeção a outro veiculo meu e questionei sobre o assunto, então foi-me solicitado pelo inspetor um orçamento.
Enviei por email o orçamento a informar que na europa só se conseguia as dobradiças do capô e que tudo o resto teria de ser importado dos estados unidos, ficando os custos da reparação muito altos, ao que sugeri que acionassem o seguro que tem por lei para assuntos como este.
Entretanto já decorreram praticamente três meses sem uma única resposta do centro de inspeção aos dois email`s enviados , nem seguro nem nada.
Também contactei o IMT sobre o referido decreto lei que isenta o veiculo, alem de explicar o ocorrido com o veiculo após a inspeção, mas também ate a data não obtive resposta.
Este mês enviei novo email ao IMT, apenas para me confirmarem a receção do email, mas sem sucesso.
O veiculo encontra-se imobilizado sem inspeção, danificado, e sem solução á vista.
Data de ocorrência: 2 de setembro 2023
António Oliveira
António Oliveira avaliou a marca
7 de fevereiro 2024

Ao longo de varios anos fui cliente do centro de inspeção EUROINSPEÇÕES, mas devido á nova gerencia constato que o serviço prestado ao cliente se transformou num verdadeiro pesadelo, apenas falo por mim. De momento encontro-me com um processo a dar entrada no tribunal contra esta marca, já tenho a ficha de inspeção aprovada, o IMT após as minhas reclamações, deu andamento á situação e o erro do Sr. inspetor foi retificado, mas a reparação do veiculo, bem como os 4 meses parado sem inspeção vão a tribunal. Este é o ultimo recurso, tanto da minha seguradora, como de minha parte devido ao silencio do centro de inspeções desde o sucedido, apenas me contactaram para ir fazer a troca da ficha vermelha pela verde e descartarem a responsabilidade do erro em causa.