16.4
FEDEX CORPORATION

FedEx - Practicas pouco claras de facturação

Rui Alves
Rui Alves apresentou a reclamação
8 de fevereiro 2024 (editada a 8 de fevereiro 2024)
No dia 14 de dezembro de 2023 enviei uma peça da minha bicicleta, para o fabricante para ser intervencionada e posteriormente devolvida. O que aconteceu, ficando agendada a entrega para dia 15 de janeiro de 2024.

No dia 12 de janeiro de 2024 fui contactado, para fornecer os documentos do envio inicial, porque segundo a pessoa que me contactou já não estariam acessíveis no sistema por serem do ano transato e que me informou que caso não fosse possível desalfandegar teria que pagar um valor de 40€. Nesse mesmo dia enviei os documentos solicitados.

No dia 15 de janeiro reforcei com novo email para saber se seria necessário mais algum documento ou informação, ao qual não obtive resposta.

No dia 19 de janeiro voltei a enviar um e-mail com pedido de informação sobre o estado da situação, mais uma vez não tive resposta.

No dia 24 de janeiro recebi um e-mail com a informar que teriam contactado o aeroporto Charles de Gaulle solicitando provas alternativas para avançar com o despacho.

No dia 27 de janeiro recebi um e-mail a informar que não houve resposta da equipa do aeroporto Charles de Gaule. E que a solução seria optar por um despacho normal ou abandonar a mercadoria. Ao respondi, ainda que desagradado, preferia pagar a abandonar algo que já me pertencia anteriormente.

No dia 1 de fevereiro, não havendo mais nenhum tipo de desenvolvimento voltei a enviar um e-mail com pedido de informação. Ao que me foi respondido que não tinha possível avançar com o despacho porque era necessária a factura do arranjo. Em resposta reencaminhei o e-mail anterior onde me disponibilizava para pagar o valor indicado para ver a situação resolvida.

No dia 5 de Fevereiro recebi um telefonema e posterior e-mail para confirmar se realmente queria a encomenda, para indicar o meu NIF e informando-me que o valor a pagar seriam 80€ mais despesas de armazenagem. Respondi nesse mesmo dia que era totalmente ao facto da encomenda ainda se encontrar armazenada. Não foi por incúria minha ou desleixo que a encomenda não foi levantada ou recebida, mas sim porque o processo não foi terminado.

No dia 5 de fevereiro recebi um telefonema para me dizer que esse valor seria anulado uma vez que não havia responsabilidade da minha parte e confirmar o meu NIF, que eu cedi e aproveitar para questionar acerca do valor a pagar e do porquê do valor inicial ser 40€ e no momento a indicação ser 80€. E foi-me dito que era um intervalo estimativo, do mínimo e máximo, uma vez que ele valor seria definido pela alfândega. Pedi que avançasse.

No dia 7 de fevereiro recebi uma e-mail, (e aqui as coisas tornam realmente obscuras) com uma factura para pagamento de despesas no valor de 58,06€, mais 15€ de honorários (nada a questionar), mais 150€ de manuseamento. O que me deixou realmente intrigado e desagradado. O pacote tem sensivelmente 20cm por 8cm, pesa cerca de 350grm.

Quantas pessoas foram necessárias para o manusear? Que manuseamento foi necessário enquanto o mesmo esteve na alfândega?

Todo este processo é pouco claro, pouco profissional e sobretudo pouco ético. E não estou disposto a pagar este valor dum suposto manuseamento que não existe. Fico com a ideia que há uma tentativa de cobrar algum valor indevido, primeiro por uma taxa de armazenaento depois por um suposto manuseamento.
Data de ocorrência: 8 de fevereiro 2024
Rui Alves