Ferramentas e Materiais de Construção

Ferramentas.pt - Procedimento impróprio

Ulisses Rodrigues Fernandes
Ulisses Fernandes apresentou a reclamação
16 de novembro 2023
Em 26out passado efetuei a compra online de 2 discos de corte na “ferramentas.pt”. O pagamento foi efetuado e confirmado pela “ferramentas.pt” para o meu endereço e-mail, no mesmo dia.
Como, entretanto, passou algum tempo sem notícias dos discos, em 07nov2023 entrei em contato telefónico com “ferramentas.pt” (21 226 7000) onde me informaram que não tinham stock do produto e que, num futuro próximo, não teriam possibilidade de vir a ter. Sugeriram-me discos de corte de marca alternativa, que recusei, ficando então combinado que me iam restituir o valor pago, no montante de € 127,33. A pedido da “ferramentas.pt”, em 07nov2023 enviei-lhes o meu IBAN e no dia seguinte, informaram via-email que “Os dados para reembolso já foram encaminhados para o nosso departamento financeiro”.
Até ao momento (16nov2023 – 8:38) não efetuaram qualquer reembolso e começo a ter dúvidas e a achar tudo isto muito estranho porque tenho uma experiência anterior, análoga a esta, em que uma outra empresa, no dia seguinte após ter efetuado o pagamento, teve a amabilidade de me telefonar a dar conta que não tinham o produto para entrega, concretizando a restituição do valor pago no dia seguinte. Em 3 dias, portanto…
Foi isto que quis partilhar e lembrar que relativamente às compras “online”, a partir do momento em que se efetua um pagamento, podemos ficar numa situação muito frágil, muito expostos à vontade do vendedor concretizar ou não, em tempo razoável, as obrigações básicas inerentes à transação.
Não percebo como é possível que a “ferramentas.pt” publicite a venda de um produto que não tem em stock e que não tem possibilidade de vir a ter. Admito que um bem possa estar em venda por um qualquer lapso, mas não admito que o cliente, após ter efetuado o pagamento, não seja de imediato informado dessa rutura de stock e que a empresa vendedora fique em silêncio, adiando “sine * PROIBIDO *” a obrigação de reembolsar o cliente. Caso se mantenha a situação por certo que virei a tratar o assunto como uma burla, agindo em conformidade.
Data de ocorrência: 16 de novembro 2023
Ferramentas.pt
16 de novembro 2023
Caro cliente, Recebemos a sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção. Lamentamos que esteja insatisfeito. O nosso objetivo é a satisfação do cliente. Existem produtos no nosso site que não temos para entrega imediato. Estão sinalizados com a informação "Confirme a disponibilidade antes de comprar". No caso dos discos houve uma rutura por parte do fornecedor, o que lamentamos desde já os transtornos causados.
Recebemos o seu email para a devolução do valor, com o NIB associado, no final do dia 7 de novembro e foi dada entrada do processo de devolução no dia 8 de Novembro. Ainda hoje receberá o comprovativo da transferência no seu email.
Ficamos como sempre ao dispor.
A Equipa Ferramentas.pt
Ulisses Fernandes
17 de novembro 2023
O que define uma pessoa ou as organizações, na minha ótica, são as atitudes e não as palavras. E nunca sairei disto, mas também não vou alimentar a “combustão” do sucedido de forma desadequada.
Em data anterior, antes de efetuar a aquisição, contatei por duas vezes a “ferramentas.pt”, via e-mail, para me confirmar a existência ou não de stock e nunca obtive resposta. Passados uns dias, embora sem resposta, como na v/página o produto aparecia com a expressão “em stock”, em cor verde, resolvi formalizar a aquisição. Mas não vamos escamotear a questão. O que está aqui em causa, e sempre esteve, é o facto da v/ organização, após formalizados a aquisição e o pagamento, ter ficado em silêncio como se nada tivesse acontecido, numa letargia profunda que eu não compreendo, e só após impulso do cliente tivessem dito algo sobre o assunto. E mesmo depois de assumirem a obrigação de efetuar o reembolso, compreendi que podia ser para amanhã ou para quando a v/ empresa quisesse, e isso não pode acontecer.
Mais Informo que hoje (17nov2023 – 07:04) recebi de facto um e-mail, provindo de “notifica.empresas@millenniumbcp.pt“, comunicando que o reembolso foi processado em 16nov2023 – 11:32:01, o qual até ao momento não foi creditado na minha conta. Como é óbvio, para encerrar este “ciclo”, a situação apenas estará resolvida quando tal ocorrer.
Ferramentas.pt
17 de novembro 2023
Caro Cliente,
Agradecemos a confirmação da receção do nosso email.
Lamentamos o nosso atraso no reembolso e todos os incómodos causados.
Ficamos ao dispor.
A Equipa Ferramentas.pt
Ulisses Rodrigues Fernandes
Ulisses Fernandes avaliou a marca
20 de novembro 2023

Foram muito solícitos e prestáveis a tratar a reclamação e a resolvê-la.