Ferramentas e Materiais de Construção
Ferexcel - Importação e Exportação de Materiais de Construção Civil, Lda
  • Av.ª 1.º de Maio n.º 47, Loja Esq.ª
    2845-162 Fogueteiro
  • geral@ferramentas.pt

Ferramentas.pt - Serviço após venda irreal, inexistente!

Pedro Dias apresentou a reclamação
15 de novembro 2023
No dia 22 de setembro de 2022 estive na empresa ferexcel conhecida por ferramentas.pt, na loja do fogueteiro onde fui atendido de um modo muito profissional pelo comercial Rúben. O meu interesse era adquirir um soprador/aspirador de folhas de jardim. Fui informado que o equipamento da marca Hyundai modelo HYBV26 seria uma excelente compra e tive a oportunidade de questionar sobre a assistência em caso de avaria ou peças de reposição, o qual respondeu que não estivesse preocupado porque tinham na loja dois técnicos qualificados, e as peças viriam de Espanha em dois ou três dias. No dia 23 de setembro decido efetivar a compra do equipamento (fatura 16951/2022). Desde a receção do equipamento até ao dia 10 de outubro de 2023 (cerca de 12 meses e meio) o equipamento teve uma utilização amadora, cerca de 15 a 20 utilizações com uma média de 5 a 10 min cada.
No dia 12 de outubro de 2023, o equipamento entrou para reparação na loja da ferexcel de Lisboa (ordem de reparação nº 859) . O motivo é o fato do motor ir abaixo frequentemente quando se acelera. Foi-me transmitido que a reparação deveria ser no máximo de uma semana e estava coberta pela garantia, dito pelo colaborador da empresa Sr. Shafir. No dia 18 de outubro decido ligar para a loja do fogueteiro para aferir o ponto de situação da reparação e informaram-me que o equipamento estava a caminho do representante em Espanha o que tornaria a reparação mais rápida. Foi-me transmitido ao telefone pelo colaborador Sr. João Rodrigues que dentro de mais uma semana estaria resolvida a reparação e patrocinada pela garantia do equipamento. No dia 25 de outubro desloco-me à loja de Lisboa para saber novas informações sobre a reparação e sou recebido de um modo muito profissional pela colaboradora Sra. Paula (por curiosidade acabei por comprar naquele momento um carrinho de ferramentas) que me disse que seria contactado pela empresa muito em breve. Até ao dia 14 de novembro nunca fui contactado nem informado de nada. No dia 14 de novembro decidi ligar para a loja do fogueteiro e sou informado pela Sra. Felipa que iria ligar para Espanha naquele momento e ligaria de seguida. Assim foi, após 10 minutos a Sra. Felipa ligou-me e informou-me que o equipamento teria de ser alvo de troca de peças de desgaste as quais não estavam cobertas pela garantia. Fui ainda informado que receberia de seguida no email o valor orçamentado! Até ao momento não recebi nenhum email nem informação adicional. Uma verdadeira trapalhada!!
Data de ocorrência: 12 de outubro 2023
16 de novembro 2023
Caro cliente, Recebemos a sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção. Lamentamos que esteja insatisfeito. O nosso objetivo é a satisfação do cliente. No seguimento da entrega do seu equipamento para reparação o mesmo foi enviado para o reparador oficial e Portugal. Conforme falado com a Colega o orçamento foi recebido nesse dia e explicado telefonicamente que o reparador colocou no relatório técnico que as peças danificadas são peças de desgaste, não abrangidas pela garantia. Depois de ter informado a colega que o equipamento tinha tido pouco uso, não enviamos o orçamento pois o nosso técnico foi abordar o assunto com o reparador oficial em Portugal que confirmou a necessidade de trocar as peças. Aguardamos as fotos para juntar ao orçamento. Ontem na conversa telefónica com a colega informou que não queria orçamento queria o equipamento de volta e foi pedido ao reparador oficial em Portugal para que enviasse de volta para as nossas instalações. Enviaremos de seguida o orçamento com o respetivo relatório técnico e as fotografias enviadas pelo reparado oficial. Ficamos ao dispor.
A equipa Ferramentas.pt
16 de novembro 2023
Estimados Senhores da equipa Ferramentas,
quero agradecer a vossa pronta resposta à minha reclamação aqui efetuada, fato nunca ocorrido nos últimos trinta e quatro dias nas minhas diligências telefónicas.

Após leitura da vossa resposta cumpre-me informar o seguinte:
1. "O nosso objetivo é a satisfação do cliente": como é possível terem clientes satisfeitos quando ao mínimo problema de um equipamento é o que está escrito na minha reclamação?

2."No seguimento da entrega do seu equipamento para reparação o mesmo foi enviado para o reparador oficial e Portugal": afinal a máquina está no reparador em Portugal, os três colaboradores da vossa empresa ( Sr Shafir, Sr. João Rodrigues e Sra. Paula) informaram-me que o reparador era em Espanha, local onde estava a máquina a ser reparada e coberta pela garantia. Posso até acrescentar que no dia 25 de outubro estive presencialmente com a vossa colaboradora Sra. Paula na loja de Lisboa e após informar-me que estava em reparação em Espanha eu perguntei sobre a garantia de reparação, a qual disse-me que " não se preocupe, pois, o equipamento está em garantia, são mais 5 a 7 dias!".

3."Conforme falado com a Colega o orçamento foi recebido nesse dia e explicado telefonicamente que o reparador colocou no relatório técnico que as peças danificadas são peças de desgaste, não abrangidas pela garantia": esta sua informação pode dar azo a falsas interpretações pois esta explicação que refere foi só dada no dia de ontem 15 de novembro após várias insistências para saber o que estava a acontecer. A Sra. Felipa dignou-se a ligar para Espanha (não Portugal como diz) e informou-me que a garantia era uma ilusão, teria de pagar!

4."Ontem na conversa telefónica com a colega informou que não queria orçamento queria o equipamento de volta ...": o que escreveu está em parte certo, ou seja, não quero o orçamento porque a lei é bem clara quanto à reparação de bens como este soprador: em período de garantia o equipamento deve ser reparado até 30 dias salvo nesses 30 dias existir uma comunicação do reparador a informar de um atraso pontual, fato que não ocorreu.

Após esta vossa resposta, fico esclarecido quanto a seriedade, retidão e sinceridade que colocam ao serviço de um cliente.
17 de novembro 2023
Caro Cliente,
A Hyundai já tem, este ano, representação em Portugal e foi para lá que foi enviado o seu equipamento.
O equipamento encontra-se dentro de período de garantia, mas só os técnicos autorizados de cada marca podem analisar e concluir se está dentro dos parâmetros de garantia.
Conforme relatório e fotografias enviadas pelo Reparado, e enviadas para o seu email, não poderá ser acionada a garantia do produto, dado todas as peças necessárias serem peças de desgaste, excluídas das condições de garantia.
Ficamos ao Dispor
A Equipa Ferramentas.pt
17 de novembro 2023
Senhores da equipa Ferramentas,

como redigido na resposta anterior, já percebi o vosso modus operandi no que respeita ao após venda.

Neste momento enquadra-se perfeitamente um antigo provérbio popular português: na primeira vez todos caiem,; na segunda, cai quem quer; na terceira, só cai quem é tolo.
27 de novembro 2023
Estimado senhor
Lamentamos a sua insatisfação e o tempo de resposta relativamente a toda a esta situação. Estes casos de garantias nas reparações, são relativos e dependem muito da análise técnica efetuada em oficina, seja no nosso serviço de assistência técnica, seja do fornecedor. O colega que o informou em loja acerca do tempo de reparação e da ausência de custos, não tem a competência nem o conhecimento interno para prestar este tipo de informação ao cliente, e por essa razão apresentamos as nossas desculpas.
O relatório que obtivemos após a análise técnica à avaria do seu equipamento foi-nos transmitida pelo nosso fornecedor e é um procedimento completamente normal quando nos são cobradas as peças por serem de desgaste, temos que imputar este custo ao cliente.
Agradecemos a sua compreensão e ficamos ao dispor
A Equipa Ferramentas.pt
Pedro Dias avaliou a marca
16 de janeiro 2024

Esta empresa tem de fato um enorme portfólio de máquinas e acessórios de boas marcas a um preço correto. O maior problema é no após venda, se ocorrer algum problema no equipamento comprado e esteja em garantia, essa obrigação deste vendedor é inexistente. Posso acrescentar que efetuei a reparação da máquina por 27.30€ quando fizeram uma ordem de reparação de 158€. Um filtro de gasolina e uma vela bastou. Atitude miserável!!