85.8

Ferramentas Pro - Dano em encomenda

IM
IM apresentou a reclamação
28 de fevereiro 2019

Venho por este meio registar uma reclamação contra a loja acima referida, nomeadamente aos serviços prestados através do site: “FerramentasPro”, com endereço electrónico https://ferramentaspro.pt/.
No dia 07 de janeiro de 2019, recebi a encomenda com o n.º 103630 referente a 1 lata de tinta “CINÁQUA 15L + 3L CIN”, cujo valor foi de 66,90€.
Aquando da entrega no domicilio solicitado, pela empresa transportadora SEUR, um familiar deslocou-se à entrada e recebeu a encomenda, tendo-me chamado de imediato, uma vez que, a encomenda era para mim.
Quando cheguei ao local, reparei que a encomenda em apreço (lata) apresentava-se bastante amolgada, nomeadamente na zona da tampa. Certo é que a mesma vinha envolta em cartão, não sendo possível verificar a existência de mais danos ou eventualmente a abertura acidental da mesma (sendo que isso comprometia a qualidade da tinta que se encontra no interior). Perante o supra referido, registei através de suporte fotográfico e de modo imediato o estado da encomenda, assim como da viatura que a transportou.
Como o funcionário da empresa de transporte ainda se encontrava no local, disse-lhe que não ia aceitar a encomenda, dado que, a mesma estava bastante danificada, tendo-me sido referido pelo funcionário que o processo de devolução no local era complexo e demorado, sendo que a melhor forma era reclamar junto da empresa que me tinha enviado a encomenda e que a SEUR iria assumir porque o funcionário já estava há bastante tempo na empresa e merecia a confiança dos responsáveis. O funcionário acrescentou ainda que ele fazia sempre o giro daquela morada de entrega e corroboraria os factos acima descritos.
No dia seguinte, enviei para a “FerramentasPro”, um email a contar o sucedido anexando também o registo fotográfico, tendo realizado nos dias seguintes um telefonema para confirmar a recepção do email.
No primeiro telefonema, assim como em todos os outros foi-me dito que a situação tinha sido exposta à empresa transportadora e que estavam à espera que a mesma se pronunciasse.
Ao longo de quase 2 meses, fiz chamadas para a “FerramentasPro”, no sentido de saber desenvolvimentos, tendo-me sempre dito que estavam à espera da resposta da empresa transportadora.
No dia 27 de fevereiro de 2019, tornei a ligar para a “FerramentasPro”, tendo referido que o tempo de espera por uma resposta já ultrapassava o aceitável e que precisava da tinta para usar. Após ter recebido a mesma resposta de sempre, reiterei junto da funcionária que eu, como consumidor final nada tenho a ver com a empresa transportadora (SEUR) e, quem tinha de me dar uma resposta era a “FerramentasPro”. Referi também que aquando do email enviado inicialmente com o registo fotográfico devidamente assinalado com a data e hora da recepção da encomenda, facilmente se estabelecia o nexo de causalidade entre o transporte e os danos.
A funcionária tornou a referir que tinha de esperar por uma resposta da transportadora, dado que a empresa “FerramentasPro”,, não se responsabilizava, tendo afirmado também que como tinha assinado a recepção da encomenda, não poderia reclamar dos danos. Como no momento inicial não fui eu que recebi a encomenda, perguntei a quem a recebeu se a tinha assinado e, curiosamente não assinou nada porque o funcionário da SEUR disse que não era preciso.
Ora, deparo-me, passados quase 2 meses com uma lata danificada, que não sei como se encontra o conteúdo interior porque nunca a abri, e com uma empresa online que não se responsabiliza pelos danos associados ao transporte. Também não deixa de ser curioso que passados quase 2 meses não tenham solicitado à empresa transportadora os documentos referentes à receção da encomenda para verificar se existiriam observações, isto porque nem sabem se assinei ou não algum papel...

Perante o exposto, e como mero consumidor que gosta de ver os seus direitos esclarecidos, permita-me V. Exa. que questione:
• A empresa “FerramentasPro”, não é em primeira instância a responsável pelas encomendas?

• De acordo com a legislação europeia, o vendedor não tem “…a obrigação de reparar ou substituir um bem adquirido ou de propor ao consumidor uma redução do preço ou o reembolso, se o bem em questão se revelar defeituoso ou não tiver a aparência ou não funcionar como anunciado.” no prazo de 14 dias ?

Data de ocorrência: 28 de fevereiro 2019
Ferramentas Pro
19 de março 2019
No seguimento da reclamação , vimos por este meio responder à mesma, fornecendo toda a informação de todos os desenvolvimentos na nossa posse até ao momento acerca da situação reportada.
Compreendemos que a situação é muito aborrecida para o Sr. Ivo Morais e garantimos-lhe que temos feito todos os esforços para a solucionar. Até ao momento não nos foi possível resolver esta questão seguindo as termites normais devido à inoperância da SEUR nas averiguações e diligencias solicitadas por nós junto da mesma, e a, segundo as informações fornecidas pelo Sr Ivo Morais, falta de seguimento dos normais procedimentos do funcionário que fez a entrega.
O normativo relativo às entregas prevê a assinatura no ato da entrega do destinatário ou da pessoa que o substitua. Essa obrigatoriedade de assinatura, ou a obrigatoriedade de mencionar na guia ou de recusar a encomenda nos casos de encomendas com danos, é salientado nas nossas comunicações eletrónicas do envio e acompanhamento de encomenda. Ora neste ponto houve uma primeira inconformidade pois o Sr. Ivo Morais afirma não só, que não assinou o documento, como foi informado pelo funcionário da SEUR de que não precisava de o fazer.
Foi por isso com grande estranheza que, quando solicitámos a guia da entrega, recebemos uma guia assinada. Ao fazermos chegar essa guia ao Sr. Ivo Morais ficamos a saber que aquela não é a sua letra e que não é a sua assinatura, o que nos leva a crer que existe aqui um caso mais grave de inconformidade (segunda inconformidade) em relação ao normativo, com uma ação que pode ser até considerada crime.
O normativo relativo a entregas, explicita também que no caso de recusa da mercadoria por parte do cliente, a transportadora tem de manter a encomenda e devolver ao remetente. Ora, este foi o terceiro procedimento que o funcionário da SEUR não cumpriu (terceira inconformidade) segundo o Sr. Ivo Morais, tento este mesmo funcionário prestado informação incorreta ao Sr. Ivo Morais, afirmando que devia aceitar a encomenda e desencadear o processo de devolução junto do remetente, ou seja, junto de nós. O mesmo funcionário terá assegurado que corroboraria toda a situação, mas não o fez, e as inconformidades acima fazem perceber o porquê.
O nosso desejo, claro, é sempre a satisfação dos nossos clientes. Como se percebe, a existência de procedimentos visa não só atingir esse objetivo bem como salvaguardar todas as partes intervenientes no processo contra eventuais abusos. Quando alguma das partes intervenientes no processo deixam de cumprir as suas obrigações surgem situações anómalas que não permitem alcançar o objetivo da satisfação dos nossos clientes, facto que lamentamos profundamente.
Sendo que o caso do Sr. Ivo Morais atingiu um ponto para além do aceitável, conforme acertamos por telefone, enviaremos a nova mercadoria para si e iniciaremos nós próprios uma ação contra a transportadora.