17.7
Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

Fidelidade - Recusa na devolução de valores

Tiago Sousa
Tiago Sousa apresentou a reclamação
26 de janeiro 2023 (editada a 31 de janeiro 2023)
Burla por parte da seguradora Fidelidade, no dia 6 de Janeiro de 2023, vendi o meu veículo, que tinha associado um seguro da seguradora Fidelidade, contactei a linha de apoio ao cliente, que ao fim de umas poucas tentativas durante o dia lá consegui falar com alguém, ao explicar que tinha vendido o meu veículo e que embora a carta verde que tinha na minha posse ter validade até 02 de Fevereiro de 2023, já tinha a informação no meu home banking que tinha sido agendada a retirada de valores por parte da seguradora, no dia 9, ao que a pessoa que contactei me informou para enviar via e-mail, o documento que prova a venda, e a carta verde que tenho, para que fique registrado e me seja devolvido o valor desde dia 7 de Janeiro até 02 de Fevereiro, bem como o valor que estariam a retirar indevidamente.
Assim fiz e passou uma semana, duas semanas e nada, então enviei um novo e-mail a questionar a demora da devolução do estorno e do valor que tinham retirado indevidamente.
Ao que me foi respondido e passo a citar
" Informamos que o cancelamento foi processado no final do trimestre, pelo que não há lugar a estorno".
Até dou de barato que não queiram devolver o valor referente aos dias 07/01 até 02/02, contudo o valor de 35,22€ retirado da minha conta dia 09/01 terá de ser devolvido, pois o cancelamento foi informado no dia 06 de Janeiro, quase um mês antes do fim da carta verde que tinha em mãos.
Compreendo agora a insistência para os contratos serem feitos com débito em conta, dessa forma vão sempre debitado valores de forma indevida, aqui e ali, enriquecendo de forma indevida.
No seguimento de vários e-mails trocados com a companhia, dizem que eu como cliente tenho 8 meses para ir ao meu banco pedir o cancelamento e a devolução do dinheiro que eles me retiraram indevidamente, caso contrário terei de aguardar pelo menos 8 meses para que a companhia me devolva o valor.
Agora pergunto eu vão pagar juros de demora do tempo que tiverem lá o meu dinheiro? O cliente é que tem de correr atrás do erro por eles cometido?
Quantas pessoas não se apercebem e ficam sem o valor, pelos vistos é política da empresa burlar os clientes com estes valores mal debitados.
Data de ocorrência: 6 de janeiro 2023
Tiago Sousa