Fitness Factory
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua São Gonçalo de Lagos n.º4
    2650-661 Torres Vedras
  • info@fitnessfactory.pt

Fitness Factory - Propaganda enganosa e mau serviço

BIANCA DUARTE FERREIRA ROCHA
BIANCA ROCHA apresentou a reclamação
27 de outubro 2023
Venho por este meio expor a vergonha que se está a passar com o ginásio em Vila Nova de Gaia.
Ontem estive na receção com uma convidada, a fim de efetivar sua inscrição como nova sócia mediante a campanha divulgada aos sócios, a qual transcrevo aqui:
"Até dia 27/10, estamos a oferecer a inscrição a todos os novos sócios que comecem a treinar connosco! Aproveita que a inscrição é gratuita para trazeres os teus amigos até mim e quem ganha és tu! Como funciona?
1. Convida os teus amigos para treinarem connosco.
2. Quando eles se tornarem sócios, ganhas 1 mês grátis por cada um!!!
Não percas a oportunidade de treinar ao lado dos teus amigos de graça!
Começa a convidar agora!!"
Para nossa ingrata surpresa, a tal "campanha" trata-se de uma propaganda enganosa, uma vez que a tal inscrição gratuita só é concedida a partir de 2 convidados. Propaganda dissimulada, uma vez que em nenhum momento é referido que há um mínimo de convidados para que a inscrição seja oferecida. Pior, não há sequer um aviso "consulte as condições junto ao ginásio". Ora, ficamos a mercê do ginásio dizer quantos convidados é que são necessários? Além disso, ainda fomos tratadas com tom de deboche ao questionar o anúncio. Mais, ainda escutamos que o ginásio não precisa fazer esse tipo de publicidade pois não precisam de sócios.
Conclusão, minha convidada se preparou para iniciar o treino, levou o equipamento e voltou a casa dececionada.
É a segunda vez que passo esse tipo de constrangimento com a mesma convidada, sendo que há alguns meses a convidei para fazer uma aula experimental, a fim de motivá-la a iniciar os treinos. Pois bem, conforme descrito no contrato de prestação de serviços, a aula deve ser agendada previamente através do contacto por e-mail ao ginásio e assim o fiz. Novamente uma ingrata surpresa, pois ao não ter resposta alguma ao meu e-mail, liguei ao ginásio e me informaram que eu não deveria ter enviado o e-mail e sim feito o pedido diretamente na receção, pois eles cobram 10€ pela aula e davam "um jeitinho" de não cobrar quando feita diretamente na receção e que naquele momento os superiores estavam avisados da visita e teriam de cobrar. Ou seja, eu apenas fiz o procedimento mencionado no contrato e sou então chamada a atenção? Minha convidada já não teve boa impressão do ginásio quando ocorreu a situação da aula experimental, agora então com a propaganda enganosa ...
Diante dessas duas lamentáveis situações, sinto-me obrigada a expor essa situação diante de um órgão competente, uma vez que o ginásio não aparenta se importar com os sócios (e possíveis sócios também).
O ginásio deixa muito a desejar devido as seguintes situações:
1- Poucos aparelhos, aparelhos quase sempre avariados e material degradado. Herdaram os equipamentos do antigo ginásio e não fazem nenhuma manutenção dos mesmos, quem dirá investimento em novos materiais/equipamentos.
Ainda no que toca a estrutura, dá pra notar a precariedade pois há dias o piso estava "estufado" e usaram os pesos para segurar o piso.
Sem mencionar o ar condicionado (que não existe), goteiras por todo o ginásio ...
A limpeza é um caso a parte, zona dos balneários e casas de banho SEMPRE sujas ou avariadas. Ainda que melhoraram pois mudaram a senhora da limpeza, no entanto mesmo assim é comum faltar papel nas casas de banho, bem como a própria limpeza dos equipamentos da sala. Eu mesma NUNCA VI os aparelhos sendo limpados, inclusive há uma zona "livre" que tem uma espécie de relvado artificial que me dá imenso nojo, pra além de desgastada, é muito suja. Mas até aqui tudo bem, já que não precisam de mais sócios.
2- Postura dos instrutores/aulas colectivas - não quero ser injusta porque se há um único ponto positivo neste ginásio são os professores (que, em sua maioria, são realmente excecionais) e a variedade/qualidade das aulas colectivas.
No entanto, relativamente à postura de uma minoria dos instrutores, que possuem alunos "preferidos" (talvez aqueles que detém o serviço de personal trainer), não são atenciosos com os alunos que estão a executar um exercício totalmente errado (diversas vezes presenciei alunos realmente perdidos e alguns professores a fingir que não os viam), estando mais interessados em conversas paralelas com os preferidos ou com as miúdas mais jeitosas.
A mim pessoalmente pouca importa esse tipo de atenção do instrutor, uma vez que o meu marido é personal trainer e me ajuda nos meus treinos. Tento dar voz àqueles que precisam de instrução e parecem invisíveis na sala.
Quero enfatizar que são 2 ou 3 professores que agem dessa forma, o restante são sempre muito profissionais.
Aulas coletivas - muito embora as aulas sejam ótimas, há algumas que atrapalham o andamento da sala de musculação. O ginásio é pequeno, tem uma limitada área livre onde nos horários de ponta fazem diversas aulas coletivas. Se quiseres fazer um exercício livre, tens de disputar espaço com essas aulas, isso quando um professor não apoderar-se do espaço todo. Há também uma espécie de faixa para corrida que contorna o ginásio e insistem em colocar mais de 20 pessoas para correr dentro do ginásio em pleno horário de ponta, atrapalhando os demais alunos. Ora, isso vai acabar quando acontecer um acidente? Por que não correm na rua? Sem mencionar os poucos equipamentos que temos disponível (anilhas, halteres, tapetes) que são levados para tais aulas colectivas, deixando os alunos da musculação sem recursos.
Eu não vou ao ginásio 1 vez por semana, eu vou todos os dias, de segunda a sábado em horários diferentes então tenho propriedade para expor essas situações porque as vejo diariamente.
Diante do exposto, é difícil acreditar que não precisam de sócios, uma vez que não estão a investir recursos para melhoria do ginásio.
Sinceramente minha deceção é enorme em contraste com o meu entusiasmo inicial, pelas situações cotidianas e ao que ocorreu com minha convidada. Apenas aguardo minha fidelização encerrar no próximo ano, então eu e meu marido iremos sair do ginásio, já que temos outras alternativas na região.
Data de ocorrência: 26 de outubro 2023
13 de novembro 2023
Cara Bianca,

Acusamos a receção da sua mensagem e lamentamos desde já a demora na resposta.
Analisamos a situação e efetivamente existiu uma falha na comunicação da campanha em vigor. Neste sentido, o Diretor de Clube irá entrar em contacto consigo a fim de esclarecer toda a situação e dar o devido seguimento.

Atenciosamente
BIANCA DUARTE FERREIRA ROCHA
BIANCA ROCHA avaliou a marca
15 de novembro 2023

Diretor do clube conversou comigo, no entanto, apenas aguardo o período de fidelização acabar para encerrar o contrato.