Ginásios - Premium Fitness Clubs

Em tratamento
Caio Oliveira apresentou a reclamação
16 de abril 2024
Prezados responsáveis,

Venho por meio deste e-mail expressar minha insatisfação com a promoção oferecida, na qual os novos clientes receberiam um voucher para hospedagem gratuita em hotéis de até 8 dias. Infelizmente, ontem após receber o voucher, deparei-me com um "suplemento" adicional variável em cada época do ano mais uma taxa no valor de 75 Euros para utilizá-lo, o que não estava claro em nenhum local na oferta inicial.

Entrei em contacto com a agência e a mesma informou que a empresa Fitness UP está a fazer uma publicidade enganosa, e que eles não podem fazer nada a respeito, a Fitness UP deve ser responsável sobre o pagamento deste "suplemento"

Em anexo segue o e-mail publicitário e o anúncio na página do vosso Facebook onde pode ser verificado que não consta nenhuma informação sobre qualquer taxa extra, e deixa claro que a viagem seria gratuita em qualquer destino. Como consumidor, sinto-me enganado e desapontado com essa situação, portanto publicidade foi enganosa, pois não mencionava a existência desta taxa extra. Isso afetou minha experiência como cliente.

Desejo que a situação seja resolvida e que a empresa cumpra o que foi prometido na promoção e solicito que revejam este valor de "suplemento".

Envio este e-mail é referente aos contratos em nome de:

Mateus Rodrigues Aguilar

Agradeço pela atenção e espero uma resposta satisfatória.
Data de ocorrência: 16 de abril 2024
Fitness UP
16 de abril 2024
Boa tarde Caio

Acusamos a receção da sua queixa, iremos analisar a mesma e entraremos em contacto com a maior brevidade possível.

UP Cumprimentos

Jerusa Salgado
Dep. Apoio ao Cliente
17 de abril 2024
Boa tarde senhora Sofia

Não entendo como uma publicidade com o seguinte anúncio está dentro da lei. Em nenhum momento antes do pagamento do valor contratado fui informado que deveria realizar um pagamento para utilizar o meu voucher "Grátis" Fiz a contratação online.

Eu ganhei um voucher de viagem GRÁTIS que precisa ser pago para utilizar?

image.png

No voucher consta a informação "Até 8 dias de férias GRATIS"

image.png

No facebook de vocês tem um vídeo com a palavra "Gratis" a piscar, em nenhum momento informa que deve ser pago qualquer valor

image.png

Por favor, segundo a lei descrita abaixo, o anúncio foi uma publicidade enganosa, e quero o cumprimento da oferta Grátis para o destino a minha escolha.

Lei n.º 10/2023, de 3 de março
Decreto-Lei n.º 205/2015, de 23 de setembro
Publicado no D.R. n.º 60 (Série I), de 26 de Março de 2008

Artigo 5.º
Práticas comerciais desleais em geral
1 - É desleal qualquer prática comercial desconforme à diligência profissional, que distorça ou seja susceptível de distorcer de maneira substancial o comportamento económico do consumidor seu destinatário ou que afecte este relativamente a certo bem ou serviço.

Artigo 7.º
Acções enganosas
1 - É enganosa a prática comercial que contenha informações falsas ou que, mesmo sendo factualmente correctas, por qualquer razão, nomeadamente a sua apresentação geral, induza ou seja susceptível de induzir em erro o consumidor em relação a um ou mais dos elementos a seguir enumerados e que, em ambos os casos, conduz ou é susceptível de conduzir o consumidor a tomar uma decisão de transacção que este não teria tomado de outro modo:

Artigo 9.º
Omissões enganosas
b) Em que o profissional oculte ou apresente de modo pouco claro, ininteligível ou tardio a informação referida na alínea anterior;

Artigo 21.º
Contra-ordenações
1 - A violação do disposto nos artigos 4.º a 12.º constitui contra-ordenação punível com coima de (euro) 250 a (euro) 3.740,98, se o infractor for pessoa singular, e de (euro) 3.000 a (euro) 44.891,81, se o infractor for pessoa colectiva.
22 de abril 2024
Bom dia, ainda não recebi nenhuma resposta sobre o assunto:

"Eu ganhei um voucher de viagem GRÁTIS que precisa ser pago para utilizar"

Por favor, aguardo um contacto por parte da FitnessUP

Lei n.º 10/2023, de 3 de março

Artigo 21.º
Contra-ordenações
23 de abril 2024
Bom dia senhora Sofia!

Vou iniciar a resposta respondendo certos pontos que você colocou:

"A FITNESS UP não tem qualquer interesse em entrar em conflito com os seus sócios, seja no âmbito judicial ou extrajudicial, mas não poderá ignorar os seus interesses enquanto sociedade comercial..."

Resposta: Entendo que a Fitness UP não tem interesse em entrar em conflito, mas informo que quero tentar resolver amigavelmente antes de realmente iniciar um processo, segundo o meu apoio juridico tenho provas suficientes para ir à frente de um juiz e basear o processo nas leis já informadas anteriormente.

"Isto porque a empresa não se socorreu de qualquer prática enganosa, fornecendo informações falsas ou omitindo informações importantes, nem utilizou qualquer prática agressiva, na medida em que não ocorreu de forma alguma restringida a liberdade de escolha do consumidor..."

Resposta: Senhora Sofia não sou eu que estou a dizer que foram omitidas ou passadas informações falsas, está claro nas imagens já enviadas, mas vou colocá-las novamente abaixo para que sejam verificadas novamente.
Por favor, poderia me dizer em qual local destes anúncios, os poucos que vocês não apagaram antes de eu salvar, está descrito que o voucher seria pago?

(FOTOS EM ANEXO)

Em anexo segue o vídeo completo retirado do Facebook.

"A vantagem/oferta anunciada de voucher de oferta de viagem é real, existindo uma uma vantagem económica clara para o consumidor e, portanto, não se fazendo qualquer promessa falsa..."

Resposta: Verifiquei diretamente no site de um dos hotéis onde vocês oferecem a estadia "Grátis" para mostrar que não existe nenhuma vantagem em relação a diária do hotel e o suplemento que devo pagar para utilizar o "voucher grátis"

Caso eu compre diretamente com o hotel Bluebay Beachclub o valor do quarto seria de 402,04 Euros (Conforme a foto em anexo)
Caso eu utilize o meu "voucher grátis" devo pagar 75 Euros de taxa de reserva (Conforme informação da ReadyGo) + 25 Euros por pessoa devido ser a Grand Canaria + 25 Euros pelo acompanhante + 349 Euros do suplemento voucher "Gratis" = 474 Euros

Infelizmente não consegui entender o que vocês quis dizer com "A vantagem/oferta anunciada de voucher de oferta de viagem é real, existindo uma uma vantagem económica clara.."

(FOTOS EM ANEXO)

"Por outro lado, a empresa nunca se recusou em qualquer momento a fornecer informações acerca de condições ou contrapartidas do gozo da oferta, nem nunca se comprometeu com a sua inexistência.
No demais, não foi impelido a contratar antes de se informar devidamente das condições da campanha, sendo-lhe, ao invés, dada a oportunidade de as ficar a conhecer de imediato..."

Resposta: Caso você possa verificar, imagino que este tipo de informação exista no seu sistema. Eu fiz a contratação dia 19/03/2024 conforme o comprovativo do MBWay e a conversa no Whatsapp, recebi o voucher apenas no dia 15/04/2024 e no dia 16/04/2024 após entrar em contacto com a agência ReadyGo iniciei a reclamação.
Ou seja, conforme os dados abaixo eu não fui informado antes sobre as condições suplementares do "Voucher grátis que deve ser pago." Já agora, como as chamadas são gravadas, vocês podem me enviar uma cópia? E desta forma podem também verificar que o atendente em nenhum momento informou as reais condições sobre a utilização do voucher.

(FOTOS EM ANEXO)

Assim neste caso, enquanto consumidor, depreendido da mensagem, que o usufruir da oferta não implicava qualquer pagamento suplementar, não é mais do que uma mera interpretação pessoal, interessada, desatenta, e sem qualquer correspondência com a proposta apresentada que sempre permitiria e reclamaria a consulta das condições associadas.

Resposta: Não é apenas uma interpretação pessoal, interessada ou desatenta a não ser que vocês me mostrem em qual local dos anúncios está descrito que o voucher grátis seria pago, ou que o atendente ou qualquer funcionário da FitnessUP tenha me informado e eu confirmado a informação que deveria realizar um pagamento suplementar para utilizar o voucher

Volto a dizer que não aceito pagar por um voucher que se diz "gratis" e conforme verifiquei também existem outros clientes insatisfeitos, hoje mesmo quando cheguei ao clube do Montijo outro cliente estava a questionar sobre as subcondições do voucher, então não deveria ser admissível uma empresa dizer que os clientes tiveram uma interpretação pessoal desatenta quando até mesmo os funcionários não ficaram surpresos quando falamos o que se passava e disseram que não somos os únicos a reclamarem.

Envio está reclamação referente aos contratos em nome de:

Mateus Rodrigues Aguilar

Por favor, assumam a responsabilidade sobre a vossa publicidade e retirem a taxa de suplemento.

Obrigado, Caio Oliveira / Mateus Aguiar.
Caio Vinicius Ribeiro Oliveira
Caio Oliveira está a aguardar resolução da marca