• Edifício Amoreiras Plaza

FNAC - Vende "Gato por Lebre" produtos vendidos não correspondem ao anunciado

Pedro Miguel Almeida Ramos
Pedro Ramos apresentou a reclamação
17 de maio 2016

No dia 19 de Abril de 2016, comprei no site da FNAC, um telemóvel Samsung Galaxy Grand Prime LTE G531, por 139,99€, mais 3,50 € de portes. Comprei também uma capa e protector de ecrã para o telemóvel em causa, no valor de 9€.

Quando recebi a encomenda no dia 22 de Abril, verifiquei que o telemóvel que me enviaram não era o Samsung Galaxy Grand Prime LTE G531, mas sim uma versão inferior, o Samsung Galaxy Grand Prime LTE G531F.

A diferença entre estes dois telemóveis é no campo das especificações técnicas. o telemóvel que tem anunciado no site é o G531 que é dual sim, filma em 1080p, entre outras especificações.
O que me enviaram, o G531F, não é dual sim, e a câmara filma apenas em 720p, entre outras especificações que o tornam inferior.

Mas no anúncio que me levou a fazer a compra, o telemóvel anunciado é o G531.

Ou seja, a FNAC não sabe diferenciar os produtos que tem para venda e alicia o cliente para uma compra que não corresponde ao produto anunciado.

Enviei uma reclamação no próprio dia e somente me contactaram por mail no dia 24, a indicar que teria de devolver o equipamento aos correios para poderem averiguar a situação. Respondi por mail, e também por contacto telefónico para o apoio ao cliente, onde indiquei á Srª Ana Lopes da FNAC Customer Service, que para resolução desta situação não pretendia um reembolso, e que queria apenas que a FNAC resolvesse a situação enviando-me de volta o artigo que eu realmente queria, e que tinha comprado como anunciado no site, o Samsung Galaxy Grand Prime LTE G531.
Este telemóvel encontra-se para venda no site da FNAC, portanto considerei que seria simples para a FNAC efectuar a troca pelo devido artigo, e devolvi o telemóvel pelos correios.

No dia 14 de Maio, a FNAC contactou-me por email a indicar que queriam o meu NIB para efectuarem o reembolso.
Por motivos profissionais não tive oportunidade de responder na altura e no dia 17 de Maio, ou seja três dias depois, enviam-me um outro email que diz:

"Car@ Pedro Ramos,
Informamos que procedemos ao reembolso da sua encomenda nr 19W2DOGFL8Z0O.
Uma vez que não indicou um NIB de conta na sua encomenda, o reembolso foi processado de forma automática para saldo Cartão Oferta Digital.
Saldo: 143,49 €
Utilizar antes de 16 de Maio de 2017
Para utilizar o valor numa futura encomenda Fnac.pt, basta no passo 4 de pagamento escolher a opção Cartão Oferta Digital e descontar o valor em saldo. "

Ou seja, não só foram completamente inadequados no atendimento ao cliente, como ainda me estão a querer obrigar a gastar o meu dinheiro na loja. Eu escolhi comprar na loja online por acreditar que a FNAC é uma loja com credibilidade, mas afinal caí num erro estrondoso.

Entretanto no anúncio no site da FNAC com o telemóvel, trocaram o preço para 162€.

Este é o link directo da compra que fiz, que se encontra no carrinho de compras da minha conta no site. * PROIBIDO *://www.fnac.pt/Samsung-Galaxy-Grand-Prime-LTE-G531-White-Telemovel-SmartPhone-Android/a907872

Agora sinto-me lesado por todas estas sequências de falhas e creio que um comportamento destes não é digno de uma "grande empresa".

Quero por este meio saber que resolução vai ter esta situação?

Data de ocorrência: 17 de maio 2016

Bom dia, infelizmente a Fnac online agora também permite vendedores externos. Não sei se na altura foi o caso mas de momento seguindo o link o telemóvel indicado não é vendido pela Fnac mas por particulares. É necessário ter duplo cuidado e confirmar sempre se está a comprar à Fnac ou a um revendedor pois estes nem sempre têm o controlo necessário. Devido ao descrito acredito que tenha sido a revendedor pois já usei o serviço Online para reembolso e nunca pediram NIB. É uma situação de lamentar de qualquer das formas.