• Edifício Amoreiras Plaza

FNAC - Vendedor de FNAC Marketplace não reembolsa artigo devolvido

Dines
Dines apresentou a reclamação
24 de maio 2018

Foi ao fim de quase 5 meses a pedir um sem número de vezes a devolução do comando universal LG para Televisão, adquirido em 03-10-2017 no site FNAC Marketplace (Encomenda número: 1HSIJKESLQRLK) que o vendedor espanhol TQM REGALOS que opera nessa plataforma aceitou a devolução e restituição do valor do artigo, mas só depois de a FNAC ter ameaçado em 05 03 2018 que ela própria iria “reembolsar a encomenda” se a TQM REGALOS não indicasse “o procedimento para devolução do artigo ao cliente até dia 07/03”.
E isso aconteceu exatamente no dia 07-03-2018 em que a TQM REGALOS colocou a seguinte mensagem: “VOCÊ PODE FAZER O RETORNO DO ARTIGO A: TODOTEXTIL, S.L. , c. ARTAL DE FOCES, 13, 46870 – ONTINYENT.”
No passado 14-03-2018 devolvi o artigo pelo correio, enviando-o para a morada de Espanha indicada pelo vendedor, como se pode verificar pelo comprovativo que anexo.
Mas aquilo que parecia ser o prenúncio do fim do calvário que passei durante 5 meses, tornou se o corolário de uma situação muito pior.
Três semanas depois do envio da encomenda a 04-04-2018 a TQM REGALOS, respondendo à minha questão, publica a seguinte mensagem na plataforma: “no hemos recibido el produto”
Continuo a tentar contactar o vendedor e a FNAC Marketplace através da plataforma de mensagens da FNAC Marketplace e o silêncio é total. Nenhuma palavra de resposta às minhas mensagens.
É assim que funciona o site FNAC MARKETPLACE, onde as mensagens colocadas na sua plataforma de mensagens, única via de comunicação entre o consumidor, o vendedor e a FNAC MARKETPLACE, muitas e repetidas vezes ficam sem resposta. E a FNAC comporta-se, das poucas vezes em que se digna a responder às mensagens, como uma entidade estranha à transação, limitando-se praticamente a repetir as minhas mensagens
Pela situação em que as coisas estão de momento, faz-me pensar que não há intenção quer da TQM REGALOS como da FNAC MARKETPLACE, de proceder ao reembolso do artigo devolvido.
Isto é, a situação antes de ter sido aceite a devolução já de si era má, mas o artigo estava nas minhas mãos. Agora a situação é pior porque fiquei sem o artigo que paguei e ainda tive o prejuízo com os portes que tive de pagar para enviar a encomenda para Espanha.
Tudo isto resulta do facto de a plataforma da FNAC MARKETPLACE, ao contrário de outras plataformas como a da eBay, funcionar de uma maneira quase amadora, improvisada e insegura, da qual resulta o prejuízo do consumidor.
A FNAC recusou a minha proposta de devolução do artigo de uma forma segura numa loja física, onde igualmente esse mesmo artigo está à venda.
Ao invés disso, induziu-me a devolver o artigo não à TQM REGALOS, mas a uma terceira entidade, a TODOTEXTIL, S.L. cuja idoneidade desconheço. Se sobre a idoneidade da TQM REGALOS, atendendo ao seu comportamento durante os 5 meses em que se recusou a aceitar a devolução do artigo e só o ter aceite sob a coação da FNAC, tenho as minhas reservas, então muito maiores são as minhas reservas em relação ao TODOTEXTIL, S.L. que não conheço.
Se o TODOTEXTIL, S.L. extraviou o artigo, a responsabilidade é toda da TQM REGALOS e é a esta que deve ser imputada a responsabilidade de assumir a restituição do valor pago pelo artigo.
Se a TQM REGALOS mantiver a sua posição, muito conveniente, de se livrar da responsabilidade de ter confiado numa terceira entidade e com isso se furtar à obrigação que tem de devolver um artigo que vendeu, então cabe à FNAC, como outra das entidades que foi remunerada com a transação, assumir os encargos pela devolução do artigo.
Recuso-me a imaginar que este procedimento pouco seguro adotado para a devolução possa ser um esquema através do qual o vendedor e o intermediário se furtam às suas responsabilidades em prejuízo do consumidor.

Data de ocorrência: 24 de maio 2018