António Meireles, S.A

Meireles - Reclamação de danos

jose
jose apresentou a reclamação
9 de novembro 2022
No dia 24/05/2022 foi adquirido um fogão da marca Meireles na Loja Hello em Chaves, tendo o mesmo sido colocado na minha habitação.
Pelo facto de me encontrar no estrangeiro nunca houve necessidade de utilizar o referido fogão, no entanto o mesmo foi instalado.
No dia 29/08/2022, sem que o equipamento estivesse a ser utilizado, ao entrar na cozinha onde o mesmo se encontrava foi ouvido um ruido e notado e um cheiro a gás.
Em primeiro de tudo, junto das garrafas de gás fechei o redutor e desloquei-me novamente para junto do fogão no sentido de apurar o problema, tendo sido nesse momento em que ocorreu a explosão do gás libertado e acumulado.
Da explosão resultaram ferimentos em mim, na minha esposa e na minha filha, havendo necessidade de tratamentos e internamento hospitalar.
Após reclamação apresentada na loja, a Meireles enviou alguém à habitação e após desmontarem o fogão verificaram que o mesmo apresentada um defeito interior no tubo de ligação à "boca grande" sendo por aí a fuga de gás.
Até à presente data não me foi entregue ou enviada qualquer informação escrita ou outra sobre o problema verificado no fogão, nem qualquer informação sobre o estado da reclamação apresentada.
Após efetuar participação à companhia de seguros Fidelidade, o perito que esteve no local verificou e informou que " da analise efetuada, tendo em conta que foi possível confirmar que a instalação do gás não tinha qualquer fuga, concluindo que a explosão terá tido origem em fuga de gás no fogão."
Atendendo à falta de resposta da marca Meireles, e atendendo aos danos materiais e corporais, é apresentada a presente reclamação.
Agradecia a melhor análise e resposta
Data de ocorrência: 9 de novembro 2022
Meireles
11 de novembro 2022
Boa tarde caro Sr. José Ladeira,

Lamentamos o infortúnio e danos causados.

A nossa Assistência refere que foi feita uma peritagem em acompanhamento com o nosso técnico Meireles.
Aguarda-se um relatório e decisão da seguradora.

Não é verdade que tenha havido fuga de gás por erro da Meireles, aliás o nosso técnico concluiu que: "Conclusão final:
Quem fez a instalação da rede de gás, foi o Sr. Agostinho, senhor este que já fez vários trabalhos em casa do cliente, mas não se assegurou da colocação de um redutor de 37 mbar antes do aparelho."

Portanto, segue os trâmites normais. Não existe falta de resposta da Meireles.

Melhores cumprimentos,
Marketing Meireles
jose
16 de novembro 2022
Venho por este meio discordar da Vossa analise às causas do sinistro, onde referem que a fuga de gás não ocorreu por erro da Meireles uma vez que a fuga teve origem no interior do fogão, em tubo que leva o gás à "boca grande", conforme verificado e testado pelos Vossos técnicos. O fogão apresenta evidencias de que a explosão se deu de dentro para fora do fogão.
Conforme presumo ter sido comprovado e verificado pelo Vosso técnico, as botijas de gás encontram-se instaladas no exterior da habitação, existindo o respetivo redutor junto das mesmas (Foto Anexa)
Após consultar a loja de venda do equipamento e diversos técnicos que procedem a instalações, todos desconhecem a necessidade e obrigatoriedade de colocação de mais um redutor junto na ligação de cada fogão, existindo um redutor junto da botija.
A instalação de gás para este fogão possui uma torneira na qual o mesmo foi ligado.
Mais informo que na mesma habitação existe à diversos anos outro fogão Meireles, instalado por revendedor Meireles, nas mesmas condições do fogão que originou o sinistro nunca ter ocorrido qualquer sinistro com o mesmo.
Até à data da reclamação apresentada nunca fui contactado ou informado por parte da Meireles, o que pressupõe falta de resposta ou interesse na resolução.
Com os melhores cumprimentos
Jose Ladeira
Meireles
28 de novembro 2022
Bom dia caro José,

Já recebemos o relatório final da peritagem onde se confirma as informações iniciais que lhe transmitimos, não havendo constatação de qualquer anomalia do fogão que causasse os danos ocorridos.

Agradecemos a atenção,
Marketing Meireles