Automóveis - Marcas
1 Mazda 83.8
2 Volvo 74.7
FORD21.1
Ford Lusitana, S.A

FORD - Informação enganadora e incorrecta sobre fornecimento de cabo de carga doméstica universal com o ford mustang mach-e

Aguarda resposta
Helder Machado Barata
Helder Barata apresentou a reclamação
18 de dezembro 2023
No dia 30 de novembro depois de cerca de 5 semanas de espera, fui buscar um Ford Mustang Mach-e Premium com Bateria Alargada que tinha comprado no dia 26 de outubro.
Nesse dia, quando o vendedor da concessão me explica o funcionamento do carro e me mostra os cabos de carregamento para a rede pública, questionei porque razão o carro era entregue apenas com esse cabo e não com o cabo de carga doméstica universal como está indicado em variadíssimas páginas do site da ford.pt.
A resposta foi que desde há alguns meses a Ford Lusitana deixou de entregar os Mustang com esse cabo. Assim, de forma lacónica e apenas após insistência minha.
Nunca houve informação prévia por parte da Ford ou do Concessionário sobre qualquer alteração à informação que está no site e que me permitisse, atempadamente, escolher se pretendia continuar com a compra do carro.
Era uma 5ª feira, véspera de feriado. Durante o fim de semana confirmei que no site da ford.pt consta a informação de que o cabo de carga doméstica universal é fornecido com o carro e, na 2ª feira, dia 4 de dezembro, enviei um mail para a concessionária a referir isso mesmo. Nesse mail juntei uma foto do site onde está bem claro que o cabo de carga doméstica é fornecido como o carro e pedi para que a situação, que considero enganadora e lesiva para os clientes, fosse corrigida.
Passadas quase duas semanas sem obter qualquer resposta resolvi contactar a Ford Lusitana. Expliquei a situação e reencaminhei o mail que tinha enviado para o concessionário. O contacto foi feito na passada 6ª feira, dia 15 de dezembro, e a resposta chegou hoje. Foram rápidos mas disseram-me que não tenho razão porque o vendedor, no momento da entrega do veículo, me disse que esse cabo tinha deixado de ser fornecido com o carro. Ou seja, a Ford tem em várias páginas do seu site a informação de que o cabo de carga doméstica universal é fornecido com o Ford Mustang Mach-e. Durante o processo de compra, em nenhum momento a Ford ou algum dos seus representantes me informou que isso já não era verdade. Apenas na entrega do carro, quando já estava pago e matriculado, e apenas por insistência minha é que me disseram que esse cabo de carga doméstica universal tinha deixado de ser fornecido com o carro. Mas, de acordo com a Ford, eu não tenho qualquer motivo para reclamar. No entanto ofereceram-me €150 como forma de minimizar o meu descontentamento perante tudo isto. Perguntei quanto custa o cabo de carga doméstico universal. A resposta foi que custa cerca de €150. Então questionei porque me queriam dar dinheiro e não o cabo já que o valor é idêntico? Fiquei sem resposta. Obviamente não podia aceitar nem pactuar com esta forma de atuação por parte de quem quer que seja.
Perante isto estou ainda mais aborrecido com esta atitude arrogante, autoritária, enganadora e abusiva de lidar com os clientes que a Ford tem demonstrado. E se corro o risco de não me ser fornecido o cabo de carga doméstico universal (que deveria ser entregue gratuitamente com o carro como afirmam no site) nem os €150 que hoje me ofereceram, pelo menos que outros saibam e fiquem alertados para a forma como a Ford trata os seus clientes.
Data de ocorrência: 18 de dezembro 2023
Helder Barata
2 de janeiro 2024
Continuo a aguardar uma resposta da Ford. Assim se vê o cuidado que a marca dá aos seus clientes: Ignora-os.
No entanto, já depois desta reclamação, alteraram, por diversas vezes, o texto de uma página do site retirando a menção de que o cabo para carregamento doméstico era entregue de série. Não reconhecem o erro perante o cliente mas corrigiram a informação. Dir-se-ía que assim já não estariam a enganar os clientes. Errado. Por incompetência, por desleixo ou por outra razão qualquer, há ainda páginas no site da ford.pt onde está escrito que o cabo para carregamento doméstico é incluído de série com o Mustang Mach-E. Poderei dizer quais são caso não queiram perder tempo a procurar.
É impressionante como uma marca de dimensão mundial tem este comportamento. Não é digno de quem tenha dignidade e preze ter a confiança dos demais. Enganar os seus clientes e depois fugir às responsabilidades é inqualificável. E tem custos.
Helder Machado Barata
Helder Barata está a aguardar resolução da marca