Automóveis - Marcas

Hugo Leitão apresentou a reclamação
12 de abril 2024
Envio na continuação cópia da reclamação efetuada na Ford Lusitana:
"Boa Noite,

Em finais de Abril 2022 foi efetuada em garantia reparação na caixa de velocidades no concessionário FORD AMF em Vila Nova de Gaia (onde comprei o carro).

Supostamente, rolamento gripado que foi substituído. Na altura, devido a ter conhecimento da queixa de vários clientes com o mesmo problema, perguntei o porquê de não se substituir a caixa de velocidades, se não era provável que dentro de 3 ou 4 anos estivesse com o mesmo problema e qual o motivo de os rolamentos darem estes problemas em carros praticamente novos. Não obtive resposta, limitaram-se a comentar que efetuavam as reparações de acordo com as instruções da FORD.

Não se entende este comportamento, sabem que existe problemas nesta caixa, trocam o rolamento sabendo muito bem que mais tarde ou mais cedo voltará a dar problemas pois o motivo que leva à avaria não está resolvido. Obviamente esperam que seja o mais tarde possível….

Mais cedo do que eu já esperava, a 22 de Março de 2024 (1 ano e 11 meses depois) detetei o mesmo ruído e o mesmo comportamento que levou à reparação inicial. Desloquei-me ao concessionário para reportar esta situação. Informaram-me que iriam contactar a FORD Lusitana e entrariam em contacto. De referir que não me foi dito para parar o carro ou para o carro ficar no concesssionário. No dia 10 de abril sou informado que a FORD não assumia a reparação visto o veículo já não estar em garantia. Colaboradores da AMF disseram-me que para a FORD uma reparação ou troca de peças termina no final do período de garantia inicial, ou seja, e atenção disseram-me isto exatamente como vou relatar, “ Se um carro tem garantia de 3 anos e a um mês de terminar a garantia o turbo parte, este será substituído por um novo, se passado três meses este voltar a partir a Ford Lusitana já não assume a reparação pois já terminou o período de garantia”

Onde é que vão buscar estas ideias ?

A FORD Lusitana é uma entidade que opera em Portugal mas não respeita a legislação ?

Pertencendo ao Grupo de Facebook "Ford Focus MK4 Club de Portugal"(e a outros grupos noutros países europeus…) reportei estas situações. Tenho estado em contacto nos últimos dias com vários membros que tiveram os mesmos problemas e vou transcrever o comentário de alguém que também comprou carro na AMF:

“Tive problema semelhante com a caixa de velocidades. Da primeira vez trocaram apenas o rolamento mas da segunda meteram uma nova e até hoje sem problemas. A segunda troca já foi fora da garantia de 2 anos e foi gratuita. Carro comprado na AMF mas reparações feitas na McCoutinho Areosa”

Onde está a coerência ? Para uns é de uma maneira para outros de outra?

A legislação é igual para todos !!!

Ao menos desta vez já me deram respostas claras, estes problemas são recorrentes e o problema dos rolamentos é que são "fracos" !!!!!

Enfim, isto parece uma empresa de terceiro mundo…..

Neste momento, e dado que o problema se está a agravar, preciso que a Ford Lusitana reconsidere esta situação e proceda à sua resolução ou então me confirme por escrito o transmitido pela AMF de modo a me darem liberdade para proceder à reparação/substituição da caixa de velocidades.

Obviamente, neste último caso acionarei todos os meios legais à minha disposição de modo a ser ressarcido de todos os custos, aliás, que não exista dúvidas, vou levar isto até ás ultimas consequências !!!!!

Uma reparação como a que foi efetuada tem 3 anos de garantia e o facto de o carro já não estar em garantia ou onde eu fiz a última revisão não tem qualquer relação com aquilo que estou a exigir.

Aliás, face ao reportado anteriormente, e tendo procurado aconselhamento jurídico, a situação ainda poderá ser mais mais grave para vossa Excs., pois se é reconhecido que a caixas têm defeito, os rolamentos são “FRACOS” e no entanto faz-se uma reparação com os ditos “rolamentos fracos”, isto configura entre outras coisas FRAUDE !!!

Aguardo resposta.

Hugo Leitão"
Data de ocorrência: 12 de abril 2024
Hugo Leitão
Hugo Leitão está a aguardar resposta da marca