Friparque-Comércio de Acessórios de Máquinas de Lavar e Refrigeração Lda
  • consultas@friparque.pt

Friparque - Devolução

Cláudio Pereira apresentou a reclamação
6 de maio 2022
No passado dia 20/04/2022 liguei para a loja a inquirir sobre umas dobradiças de substituição para o meu frigorífico TEKA TKI 145 D e após consulta o funcionário informou-me que de origem não tinham mas que conseguiam umas compatíveis e indicaram-me a referência 171542623 para eu consultar.
Após consulta da referida referência no site da empresa não consegui descortinar se seriam compatíveis ou não pelo que no dia 29/04/2022 me desloquei à loja, munido da dobradiça danificada do meu aparelho.
Após conversa ao balcão com o funcionário, fui induzido no erro que de facto serviriam e que apenas teria de alterar a furação das referidas dobradiças.
Quando cheguei a casa e com a peça na mão olhei para o aparelho verifiquei que não eram compatíveis, ou seja, eu consigo usar as dobradiças que me foram vendidas para fixar a porta do frigorífico ao frigorífico em si, mas não tenho depois forma de fixar a porta do armário à porta do frigorífico sem usar ferragens adicionais, que não foram fornecidas com as dobradiças.
Liguei para a loja, já perto da hora de encerramento para almoço, nesse mesmo dia a informar do que tinha acabado de constatar pelo que me informaram que conseguiam fornecer as dobradiças de origem da TEKA no prazo de 3 a 4 dias úteis.
Ora, hoje, dia 06/05/2022 fui à loja novamente, de notar que são +/-45km de distância para cada lado mais portagens, e verifico que as dobradiças que vieram da TEKA têm exatamente o mesmo problema que as compatíveis e quando peço que então me façam a devolução do dinheiro e aceitem as dobradiças de volta, estando estas completamente novas na embalagem original, com todos os folhetos, parafusos, etc, sou confrontado com um NÃO! " Não aceitamos a devolução! O Sr. viu as peças antes de adquirir e a responsabilidade é sua!"
Foi assim que um cliente que tenta resolver um problema que tem num aparelho essencial, não estamos a falar de um aparelho que se possa chamar de opcional, mas de um equipamento vital em qualquer casa, um frigorífico, numa altura em que a temperatura do ar está a aumentar devido às aproximação do verão, numa casa onde existem crianças, um cliente que tenta por todos os meios resolver a situação o mais rapidamente possível pelos motivos anteriormente referidos e com a agravante de que a assistência técnica da TEKA não tem esta peça disponível para entrega imediata nem tem um prazo de entrega disponível, vem à vossa loja e recorre aos vossos serviços e experiência esperando finalmente resolver o problema que tem em mãos, para acabar por ser enganado no valor de €49,47.
Data de ocorrência: 6 de maio 2022
Friparque
17 de junho 2022
boa tarde

Já demos soluçao ao cliente.

mais nada a acrescentar

obrigado
17 de junho 2022
Boa noite,
A solução proposta pela empresa Friparque foi aceitarem a devolução da peça em questão à troca de um crédito na loja do mesmo valor.
Está solução para ser viável eu teria que me deslocar novamente à loja e aumentar ainda mais o prejuízo que já tenho com as viagens ou então enviar a peça e pagar os portes dos correios.
Visto que está solução só me foi apresentada após ter feito a reclamação no Livro de Reclamações e após, mais tarde, ter exposto a situação à direcção da Friparque por e-mail a solução não é viável pois mais uma vez apenas eu fico a arcar com os custos dos erros e da falta de profissionalismo dos funcionários da Friparque.
Eu fui induzido em erro, ao comprar a peça com o aconselhamento de quem supostamente percebe mais do assunto que eu.
Enquanto estive presencialmente na loja esta solução nunca foi apresentada, caso tivesse sido teria sido aceite pois também não sou insensível às preocupações da empresa.
A Friparque não tinha qualquer prejuízo em aceitar a devolução da peça pois a mesma está completamente nova, sem ser usada e a empresa já tinha a peça em stock numa prateleira, não tiveram de a comprar para me fornecer a mim especificamente.
Eu por outro lado assumi as despesas de me deslocar de Gondomar a S. João da Madeira por 2x para nada a não ser chatices e perder dinheiro.
Nem sequer se dispuseram a pagar os portes do transporte da peça.
Esta foi a solução apresentada.
Cláudio Pereira avaliou a marca
19 de agosto 2022

A minha opinião mantém-se inalterada desde o dia que fiz a reclamação. A loja nunca informou que não aceitava devoluções antes da compra, forneceram-me um artigo que não me serve para absolutamente nada, que tinham em stock, pousado numa prateleira qualquer. Fiz perto de 240kms, gastei combustível, portagens, tempo, etc e ainda fiquei com o prejuízo de cerca de €50 de comprar uma peça, sugerida pelo funcionário, a quem qualquer pessoa atribui qualificação para aconselhar correctamente o cliente. A peça em questão nunca foi usada, está na embalagem original a acumular pó. Esta empresa.é gerida e operada por pessoas sem escrúpulos para quem apenas importa vender e não servir bem os clientes.