Fundação Champalimaud
Fundação Champalimaud51.1
Fundação D. Anna de Sommer Champalimaud e Dr. Carlos Montez Champalimaud

Fundação Champalimaud - Cobrança indevida

José Pedro trindade barros
José barros apresentou a reclamação
Exmos Senhores

Em 2022 agendei uma consulta para o Dr Nuno Pimentel sendo que a mesma passou de presencial para teleconsulta sem que me tivessem previamente informado que tal implicaria que o seguro não comparticipava essa consulta devendo eu suportar o custo da mesma. Assim, quando recebi a factura referente a essa consulta reclamei juntos dos vossos serviços, telefonicamente (tendo sido garantido que a chamada ficaria gravada), tendo então sido assumido o erro dos serviços.
Posteriormente, a 22JUL22, recebi uma mensagem a insistir com o pagamento e fiz novo contato tendo-me sido dito que o assunto estava em análise e que não me preocupasse.
No dia 24MAI23 recebi um mail do serviço de Cobranças referindo que tinha uma dívida a liquidar. Nesse mesmo dia respondi ao mail em causa com o texto que a seguir transcrevo:

"Acuso a receção do mail infra que mereceu a minha melhor atenção, sendo que estranhei muito o mesmo pelas razões que a seguir apresentarei.
Agendei uma consulta de Radioterapia (e não de Clínica Geral como referido no vosso mail / factura) para o Dr Nuno Pimentel Champalimaud. Porém, porque tive que me ausentar de Lisboa, entrei em contacto telefónico com o Champalimaud para alterar a data da consulta.
Fui, nesse momento, informado que poderia realizar a consulta em causa via telefone. Importa, antes de mais, referir, que nesse momento não me foi comunicado que a Seguradora não comparticipava consultas pelo telefone.
Quando a factura da consulta chegou, através de carta, a minha casa, vi com estupefação que me estavam a cobrar 30,00 euros e não os 15,00 euros habituais.
Telefonei, de imediato para o Champalimaud a reportar a situação e a solicitar que a mesma fosse revista, tendo o Champalimaud, então, reconhecido que, por lapso, não me haviam informado que essa consulta não era comparticipada, tendo apresentado as suas desculpas.
Aceitei as desculpas mas informei que não me cabia a mim suportar os custos associados à falha do Champalimaud. Fui então informado que a reclamação seria encaminhada para o contencioso para análise e que, posteriormente, seria contatado. Refira-se, que a conversa telefónica foi gravada pelo que poderão facilmente verificar os factos que aqui refiro.
Passados quinze dias, e porque não tive qualquer resposta, voltei a telefonar para o Champalimaud para solicitar o ponto de situação em que se encontrava a reclamação que apresentara, tendo sido informado que logo que houvesse uma decisão me contactariam. A chamada também foi gravada.
Entretanto em JUL22 recebi um sms a dar nota de que tinha 5 dias para liquidar uma factura de 30,00 euros.
Telefonei, de imediato, para o Champalimaud tendo-me sido dito que não me preocupasse pois tratava-se de uma comunicação automática e que o meu processo estava em análise. Está chamada também foi gravada.
Assim foi com enorme surpresa que passado um ano receba o vosso mail com a alegada factura por pagar sem ter, até à data recebido resposta à minha reclamação.
Fui operado e tratado no Champalimaud durante anos tendo pago sempre e prontamente todos os actos médicos mesmo quando o plafond do meu seguro foi esgotado.
Porém estando em causa um erro do Champalimaud considero que não devo ser eu a suportar os custos dessa falha. Não é uma questão de dinheiro, é uma questão de princípio.
Assim solicito que respondam à reclamação que apresentei de relativamente à qual têm na vossa posse as respetivas gravações e que me remetam a factura referente aos 15,00 euros que são da minha responsabilidade.
Fico, deste modo, a aguardar a vossa comunicação.
Com os melhores cumprimentos
Pedro Barros"

Todavia, até à presente data, não recebi qualquer resposta do Champalimaud. Passou mais de um ano e o assunto continua por sanar. Uma vez que o Champalimaud reconheceu o erro cometido solicito que seja anulada a factura de 30,00 e me seja enviada a factura de 15,00 referente à parte que me cabe na consulta em causa.

Agradeço que esta reclamação não fique sem resposta como sucedeu com as anteriores.

Cumprimentos
Pedro Barros
Data de ocorrência: 7 de agosto 2023
José barros
Situação resolvida.
José Pedro trindade barros
José barros avaliou a marca