Fundação COI - Falta de cuidados com o meu filho

Sónia Lopes apresentou a reclamação
30 de outubro 2021
O meu filho, não teve os melhores cuidados na creche Fundação COI (Vila Bela), não vi qualquer tipo de evolução, sabendo eu, que ele passa muito tempo na espreguiçadeira, pois quando vou buscar meu filho vem com cara de choro e eu pergunto porque esteve a chorar, dizem que estava cansado estava na espreguiçadeira.
Outra situação que também não me deixa contente é o facto dizerem que o menino vomita, pois em casa nunca vomitou, nem expetoração vomita, sai nas fezes do bebe. Dizem que passaram roupa por água, reparo que a roupa do meu filho vem toda molhado com bocados de comida espalhada pela roupa, ate dentro dos bolsos vinha comida. Outros dias chegou a vir com os bodys todos húmidos desde as costas ate ao local onde menino tem fralda veio dentro da mala do menino, disseram que menino transpira muito. Pois acho estranho onde menino tem fralda vir húmido também.
O meu filho na quarta feira dia 13/10, veio com o peito todo molhado, dia seguinte levou babete de casa quando fui levá-lo de manhã, disseram que tinham babetes, eu expliquei que menino dia anterior tinha vindo com o peito molhado, mais tarde falei com a educadora que me disse que menino veio com peito molhado por os babetes da fundação terem falhas (Roto) que tinha passado para a blusa, não tinham reparado, não tiveram essa atenção sabendo que o Martim estava recuperado de uma bronquiolite, mas que ainda tinha tosse, ranho e que andava cansado. Não tendo este tipo de cuidados piorou a situação do meu filho.
Na quinta feira dia 14/10 quando fui buscar meu filho perguntei se tinha tido febre, pois já tinha avisado no dia anterior ele teve um pouco de febre, então pedi que tivessem atenção e caso fizesse febre para ligar que eu rapidamente iria buscar o meu filho, disseram que menino não teve febre, passou bem o dia, assim que cheguei a casa tirei febre e tinha 38. O caminho de casa a cresce são 200 metros (2 mins de carro).
Cheguei a avisar para não apertarem muito a fralda ao menino, pois vinha com a barriga vincada e o umbigo todo vermelho, disseram que iam tomar atenção, passado dias veio igual outra vez.
Não senti por parte da creche qualquer tipo de atenção cuidadosa com o meu filho.
Entretanto recebi uma carta em casa, a dizer que não houve disponibilidade minha para falar com a educadora da sala juntamente com a direção tecnica, sobre a desistencia do meu filho, o que esta errado pois não fui convocada em momento algum.
Data de ocorrência: 19 de outubro 2021
Fundação COI
2 de novembro 2021
Exma. Senhora,
Como já tivemos a oportunidade de a informar quer presencialmente quer por escrito, e mediante a exposição por si apresentada acerca dos motivos para desistência do seu educando, referimos que após apuramento das situações apresentadas, a Creche é um equipamento de apoio à infância que visa proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afetiva e física, salientando que é um equipamento coletivo de resposta a um grupo de crianças com caraterísticas homogéneas e dentro da mesma faixa etária. É um trabalho desenvolvido para um grupo específico e não um atendimento individualizado, para o qual existem outras respostas sociais.
Dado o pouco tempo de permanência do seu educando em contexto de sala, salientando que integrou no dia 1 de Setembro e tendo apenas frequentado dezassete dias até à data da desistência, o seu período de adaptação estava ainda a decorrer, contudo a sua evolução era já significativa dado que começava a iniciar a sua interação com as outras crianças do grupo e a demonstrar mais segurança no espaço, demonstrando agrado perante a presença das outras crianças.
Verificou-se que as situações apresentadas como motivo de desistência não são situações recorrentes da prática pedagógica, ocorrendo em situações pontuais e após conversa com a educadora responsável foram de imediato corrigidas.
Dada a indisponibilidade da mãe para um atendimento direto com a educadora de sala em conjunto com a direção técnica e perante a decisão assertiva da intenção de desistência demonstrada, cabe-nos referir que a Fundação procura atingir a qualidade e excelência dos serviços que presta, através de um investimento significativo na formação profissional dos seus colaboradores, e que as atitudes enunciadas não são de todo o espelho do trabalho desenvolvido pela equipa pedagógica da Fundação, nomeadamente na creche de Vila Bela.
Sem outro assunto,
FUNDAÇÃO COI
7 de novembro 2021
Não percebo a parte "por indisponibilidade da mãe" pois não recebi nenhuma convocatória, e se houve acções corrigidas não foi com o meu filho, porque felizmente, o meu filho já não frequenta esse sitio.
A parte de "é um trabalho desenvolvido para um grupo especifico e não um atendimento individualizado" não quer dizer que não tenha que haver cuidados individuais, cada bebé é um bebé e se duas auxiliares não dão conta de 10 meninos, arranjem mais auxiliares.
16 de novembro 2021
O meu filho frequentou a creche duarante 17 dias, começou no dia 1 de setembro, no dia 19 de Outubro fizemos a desistência pelos maus cuidados já referidos anteriormente, como não avisamos no dia 15 de Outubro, recebemos um e-mail para pagar o mês de Novembro.
O meu filho frenquentou 17 dias e pagamos 2 meses completos ( Setembro e Outubro). Fomos prejudicados, o meu filho teve que ter uma nova adapação noutra creche , perdi dias de trabalho para ficar com meu filho em casa ate encontrar outra creche. Como nao houve melhorias decidi fazer a desistência e resolvi procurar um sitio melhor para o meu filho.