Fundação COI - Preconceito

Neusa De Sousa
Neusa Sousa apresentou a reclamação
5 de novembro 2020
Estou desempregada , fiz o pedido para a minha filha matricular-se na Creche Sede da Funfação Coi ,fiz o primeiro contacto deram-me uma lista de documentos assim os enviei , enviaram-me um segundo email ( no dia seguinte após o meu ) a solicitar documentos em falta pela parte da Sra. (*), como não entendi o motivo do pedido de alguns documentos liguei a questionar o pedido de alguns documentos por falta de disponibilidade não consegui falar com a Sr. (*), falei com alguém chamada (**), que não teve compaixão , não teve profissionalismo e quando questionei sobre o motivo de pedirem as folhas de salário do pai uma vez que não estávamos juntos ( sinto muito as chamadas não serem gravadas ) disse-me : “ se não me apresenta rendimentos , a sua filha será uma despesa para nós , precisamos de saber quem pode pagar “ la pedi ao pai e enviou , voltei a ligar a avisar que enviará a documentação em falta e liguei para a Sra. (*) na sexta-feira 30 de Outubro a avisar que enviei o documento e no email pus uma nota a expor o comentário doloroso da colega e a pedir compaixão . Na descrição diz : Fundação Coi ( organização sem fins lucrativos ) é suposto ajudar-nos e não nos rebaixarem por não termos os rendimentos que nos pedem . Tudo isto para dizer que desde sexta feira até a presente data , não recebi nenhuma informação sobre a minha filha , mandei email a perguntar não me responderam , liguei a questionar a resposta foi : “ o processo está em análise quando tivermos uma resposta vamos avisar “ foram rápidos a pedir os documentos e mostraram bastam rapidez e subitamente demoram quase 1 semana a avaliar um IRS negativo . Têm falta de empatia , estamos todos a viver um momento difícil . O centro de emprego quer me por em formações , arranjar-me entrevistas onde e com quem vou deixar a minha filha questiono-me ? Se eu tivesse emprego e rendimentos altos tratariam-me da mesma maneira ? O que eu faço quando fundações se disponibilizam a ajudar e agem assim ? Como vocês podem ajudar-me ?? Não queria ter que chegar aqui , mas que triste essa situação ! Sinto-me mal , humilhado e de mãos atadas !
Data de ocorrência: 5 de novembro 2020

Em resposta à sua reclamação, importa referir:
A inscrição da sua educanda foi rececionada no dia 27 de Outubro através de e-mail, tendo sido enviados um conjunto de documentos.
Foi-lhe enviado um e-mail de resposta no dia 28 de Outubro a solicitar a documentação em falta.
Após o seu contacto telefónico no dia 28 de Outubro à tarde, foram esclarecidos os pontos em falta pela técnica do Gabinete Social da Fundação, assim como a necessidade do envio de alguns documentos essenciais ao cálculo da mensalidade, sem os quais não nos seria possível avançar com o processo.
A documentação que havia sido solicitada por nós no dia 28, foi rececionada no dia 30 de Outubro.
A documentação solicitada para a inscrição nas nossas respostas sociais, prende-se com as diretrizes do Centro Distrital de Segurança Social, pelo que apenas fazemos cumprir essas orientações, e o processo só pode ser finalizado após a entrega de toda a documentação, situação essa, que ocorreu no dia 30 de Outubro.
Compreendemos a necessidade da celeridade na resposta mas os processos de inscrição passam por determinadas etapas e finda a análise à documentação, foi possível efetuar o cálculo no dia de ontem (05/11/2020), pelo seria contactada hoje (06/11/2020) com a finalidade da sua educanda poder frequentar a Creche na próxima semana.
Referimos que a nossa Instituição se pauta por ter uma equipa de profissionais qualificados para o desempenho das suas funções e no atendimento ao público, mediante as características de cada agregado familiar, não fazendo qualquer distinção de tratamento independentemente da atual situação em que se possa encontrar, pelo que não admitimos qualquer tipo de acusação nesse sentido, estando em plena consciência com o trabalho desenvolvido na Fundação que reporta a 40 anos de intervenção social ao serviço da comunidade.

Com os melhores cumprimentos