Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Galp - Estações de Serviço

Galp Energia - Factura electrónica não solicitada

José Abrantes apresentou a reclamação
1 de junho 2020
Apresentei a reclamação que se segue, no Balcão Digital da GALP ENERGIA - Balcão Digital GPL, no local existente para o efeito.
Como se pode verificar, a questão está dada como resolvida, o que não corresponde à verdade pois até hoje 01/06/2020, não me foi enviada a factura em papel, como solicitado. Tinham enviado a factura por email, o que deu origem à reclamação/pedido para que me fosse enviada a factura em papel.
O prazo de pagamento expirou no dia 20/05/2020, o que só hoje verifiquei, na consulta ao Balcão Digital.
Como já aconteceu relativamente a outros atrasos na entrega das facturas e o consequente pagamento fora do prazo, irão certamente cobrar uma multa sem que eu tenha responsabilidade no atraso do pagamento, como não tive em situações anteriores.
Esporadicamente costumam enviar uma SMS para o telemóvel, avisando o prazo de pagamento e os códigos para pagamento pelo Multibanco, o que não aconteceu agora tal como nas situações anteriores em que houve atraso na entrega das facturas.
Isto acontece porque esta empresa sabe que os clientes não têm alternativa ao gás canalizado, a não ser o gás em garrafa o que não é de todo recomendável por motivos de segurança e fornecimento, ou a energia eléctrica que não tem o mesmo tipo de eficiência.

Nº Mensagem: NRE000000762584
Data de Envio: sábado, 9 de Maio de 2020
Estado: Resolvida
Descrição: 09-05-2020 | Pedido. Caros Senhores, Lamento que tenham decidido alterar o contrato unilateralmente, mudando a forma de envio da factura sem o meu consentimento. Informo por isso, que fico a aguardar o envio da factura emitida no presente mês de Maio, no formato que foi definido no contrato, sem o que apresentarei queixa às autoridades competentes e o possível cancelamento do contrato. Atentamente,
Data de ocorrência: 1 de junho 2020
1 de junho 2020
Estimada/o Cliente José Abrantes,

Obrigado pelo seu contacto que registou no Portal da Queixa com o nº 41068520

Vamos analisar a sua exposição e dar-lhe uma resposta com a maior brevidade.

Pode ainda falar connosco através de:

4 de junho 2020
Referência: 1-3456139546

Estimado Cliente José Abrantes,

Informamos que por e-mail foram prestados os esclarecimentos referentes ao seu contacto que registou no Portal da Queixa com o nº 41068520

Para qualquer outra dúvida, pode contactar-nos através:

14 de agosto 2020
Caros Senhores,
A Galp-Energia, não vai fazer nada relativamente a esta ou qualquer outra reclamação, porque com o poder económico que têm, sentem-se impunes para poder fazer o que bem entendem, pouco se importando que as reclamações sejam feitas de forma privada no Balcão Digital GPL ou de forma pública no Portal da Queixa.
Como sempre tomam como resolvidas as reclamações apresentadas, mesmo que nada seja resolvido. No caso presente, a reclamação foi dada como resolvida, e no e-mail que me foi enviado em 04/06/2020 foi dito que me seria enviada por correio uma segunda via da factura, o que até hoje dia 14/08/2020 não se verificou. Alertando logo que devido à actual situação, o tempo de recepção da mesma poderia ser prolongado.
O COVID_19 é agora desculpa para todos os problemas mas, o facto é que a referida factura, a meu ver, não foi enviada. Até porque na factura seguinte foi incluído para pagamento o valor desta factura.
Desculparam-se ainda para a alteração unilateral do contrato, o facto de estarem preocupados com a protecção dos clientes contra a sua contaminação por carta. Agradeço mas felizmente não preciso porque neste país existe um Ministério e uma Direcção Geral de Saúde que se preocupam com a protecção de todos nós.
Informam ainda que foi anulado o envio de factura electrónica, foi de facto, porque eu anulei de imediato a factura elecrtónica e o e-mail para o seu envio, assim que recebi a informação de que tinham alterado a forma de envio da factura.
Outra reclamação que fiz, foi a que se relaciona com o curto prazo para pagamento das facturas, que se mantem inalterado, apesar da actual situação que serve de desculpa para as mais variadas situações.
As facturas continuaram a ser enviadas, tal como antes da COVID-19, quase em cima da data limite para pagamento.
Nos meses seguintes ao da factura que não me foi enviada, chegaram três dias antes da data limite de pagamento. Hoje recebi uma SMS contendo os códigos de Multibanco para pagamento da factura de Julho, até dia 17/08/2020 e que ainda não recebi. Será legal ou pelo menos aceitável que eu tenha de pagar uma factura que ainda não recebi? Se não é ilegal pelo menos para mim é anormal.
Este procedimento acontece porque esta empresa, tem o monopólio da distribuição de gás na zona em que resido.
Nada de semelhante se passa com outras empresas com quem tenho contratos de pagamento mensal. Apenas uma procedeu à alteração para factura electrónica, mas que face à minha reclamação, procederam de imediato ao envio por correio azul da factura em questão. Alteraram também por minha sugestão o prazo de pagamento das facturas para cerca de um mês, o que muito facilita quando se verificam atrasos na distribuição.
Grato ao Portal da Queixa pelo excelente serviço.
Com os meus melhores cumprimentos,
18 de setembro 2020
Referência: 1-3475698250