Galp Energia, SGPS, S.A.

Rua Tomás da Fonseca, Torre C

clientes@galpenergia.com

Galp Energia - Faturação excessiva sem demonstração

Adelino Madeira apresentou a reclamação

No dia 13 de dezembro recebi fatura FT 0001/104820499, emitida em 2018-11-28, referente à mensalidade e acerto de contas da minha "conta certa" de fornecimento de eletricidade pela Galp.
Nessa fatura sou informado de que os próximos dias será apresentado a pagamento bancário o valor de 986,07. Valor inimaginável atendendo à mensalidade que pago, 126€ calculada de acordo com o meu consumo médio.
Nesse mesmo dia contactei telefonicamente o apoio ao cliente e, no dia seguinte, sou "esclarecido" por mail de que a fatura estava correta!

Espanto-me de não ver qualquer cuidado do fornecedor em fazer prova do valor faturado, nem tampouco após a minha reclamação.
Evidentemente que a fatura está errada, tanto mais que esta refere “um consumo real” de 1 55,18 € enquanto o suposto esclarecimento o refere como sendo de 3 490,83.

Registo a falta de cuidado da Galp em garantir a informação dos seus clientes, tampouco quando confrontada com esse pedido expresso. Questiono-me o que teria acontecido se não me tivesse apercebido do erro, ou, ainda, se não tivesse capacidade para o contestar e aceitasse com bom o "esclarecimento" recebido.

Quantas vezes isto poderá já ter acontecido com outros consumidores?
Que garantia a Galp dá de que as suas cobranças correspondem a energia efetivamente vendida?
22 Jan2019
Adelino Madeira adicionou uma resposta

Na sequência desta reclamação recebi mails, em 14 e 21 de dezembro pretendendo esclarecer a situação, supostamente terei uma fatura de acerto, de 2017, de cerca de 500 €, em atraso. Nunca tendo recebido essa fatura, voltei a solicitar que me fizessem a demontração dessa dívida.

Agora, a 18 de janeiro recebo novo esclarecimento, que sem esclarecer nada - continua a não indicar como chegaram aos valores indicados, em que meses, como é que a fatura não foi apresentada antes, como justificam a proposta da mensalidade, tão baixa, se houve consumos tão altos anteriormente.

Por invencível que pareça, têm a candura de me pretendem esclarecer a situação telefonicamente.

Está em casa o pagamento de quase 1000€ que, não reconhecendo a dívida, fiz para evitar problemas de abastecimento, não é comercialmente aceitável que à falta de documentos justificativos queiram esclarecer-me telefonicamente. Mais um exemplo do respeito que a Galp tem pelo consumidor.

Reitero a minha exigência de receber o valor que paguei indevidamente e que a empresa não consegue justificar.
Anexo a última mensagem que recebi - a do esclarecimento telefónico.

24 Jan2019
26 Jan2019
Adelino Madeira adicionou uma resposta

A Galp, com grande celeridade, voltou a enviar mensagem eletronica que não demonstra a suposta divida.
Enquanto issso continua a reter o valor que paguei, sob protesto apenas para evitar poder vir a ter problemas com o fornecimento de eletricidade.
O consumidor da Galp fica a saber: pode, de um momento para o outro, receber uma conta avultada, referente a anos anteriores sem que a empresa tenha necessidade de demonstrar o que quer que seja. É para eles suficiente dizer que se trata do acerto entre o que pagou e o que consumiu!
Quantos consumidores já terão e calado?

26 Jan2019
Galp Energia adicionou uma resposta

Referência: 1-3299639748

Estimado Cliente Adelino Madeira,

Agradecemos o seu contacto, lamentamos a demora na nossa resposta e compreendemos a sua insatisfação.

Informamos que no 25-01-2019, o Serviço a Clientes Galp Power procedeu ao envio da resposta relativamente à situação exposta, através de e-mail.

Esperamos poder continuar a merecer a sua confiança e preferência.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Os nossos cumprimentos,

Nome do operador
Serviço a Clientes Galp
clientes@galpenergia.com
707 50 GALP (707 50 4257) - Dias úteis das 09h às 20h

Adelino Madeira alterou o estado para Resolvida
Adelino Madeira adicionou uma resposta

A 1 de fevereiro a situação continua sem resolução!

Efetivamente, conforme mensagem acima, "no 25-01-2019, o Serviço a Clientes Galp Power procedeu ao envio da resposta relativamente à situação exposta". Só que volta a não demonstrar a suposta dívida.

Logo, mantém-se o abuso de cobrar um valor exorbitante, supostamente de consumos com mais de um ano, sem demonstrar a que períodos e quais os consumos concretos a que se refere esse valor.
No entender da empresa o consumidor não necessita de verificar nada. Basta confiar na empresa.

Continuo à espera da devolução do que receberam a mais.

04 Fev2019
12 Fev2019
Adelino Madeira avaliou a marca

A Galp demonstra grande desrespeito pelo consumidor. Apresentou valores a cobrança sem conseguir demonstrar os consumos. Quando solicitada, repetidamente, a sua demonstração foi incapaz de o fazer de forma credivel.
Concluo que o acordo de conta certa não garante minimamente à informação ao consumidor dos consumos efetuados e respetivos pagamentos.