Galp
Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês

À descoberta dos 6 melhores destinos portugueses para escapadinhas de inverno

Todos os motivos são bons para sair da correria do dia a dia e fazer uma escapadinha, seja para aproveitar um fim de semana prolongado em família, passear num fim de semana com amigos ou com a cara-metade e com os patudos. É certo que o inverno pede conforto no lar, mantas e livros, mas também traz consigo muita magia, exploração e aventura. Siga estas 6 sugestões de destinos portugueses para escapadinhas de inverno. 

6 melhores destinos para escapadinhas de inverno 

De Norte a Sul de Portugal, não faltam ótimas opções de escapadinhas de inverno, tanto para explorar a natureza, como para mergulhar na oferta cultural e histórica que o nosso país tem para oferecer. Estas são 6 sugestões seguras para uns dias inesquecíveis. 

1# Gerês, mergulho na natureza

Para os que privilegiam o contacto com a natureza e apreciam atividades ao livre, como canoagem, arborismo e caminhadas, o Gerês é uma ótima opção. Com muitos trilhos pedestres para desbravar e cascatas por descobrir, jovens casais e os seus animais de companhia podem desfrutar do silêncio que ecoa por entre os montes verdes do Parque Nacional Peneda-Gerês. 

No regresso, passe por um posto da Galp com o serviço Dogwash para lavar o seu amigo de quatro patas. Um banho completo para o deixar pronto para uma noite descansada. Para pernoitar há alojamentos para todos os gostos, desde os mais luxuosos com todas as comodidades aos mais simples, e até com opções pet-friendly. Apesar do frio, esta é a altura perfeita para aproveitar ao máximo a região sem pressas nem multidões. 

2# Serra da Estrela, vistas imbatíveis

No topo da Serra, a vista sobre as montanhas cobertas de branco é de cortar a respiração. A neve que vislumbra à medida que vai subindo a Serra vai maravilhar os mais pequenos e proporcionar manhãs de muita brincadeira e criatividade. O destino ideal para ir numa escapadinha de 3 ou 4 dias em família. 

Aproveite para descansar e deliciar-se com a gastronomia típica da região, como o famoso queijo da Serra. Como pode haver neve ou gelo na estrada, não se esqueça de verificar o estado dos pneus e trocá-los por pneus de neve (colocar link para artigo produzido este mês) antes de partir, de forma a garantir uma maior aderência à estrada e uma circulação segura. 

Saiba mais 

Roteiro completo para conhecer a EN2 – a maior estrada do país

3# Nazaré, para os mais aventureiros

Se quiser aproveitar um fim de semana para uma escapadinha com amigos e o surf for o seu desporto de eleição, não pode deixar de visitar a Nazaré. A cerca de 2h de Lisboa, a Nazaré está no roteiro das maiores competições internacionais do desporto com várias praias internacionalmente conhecidas pelas suas ondas gigantes. 

Entre a praia e a vila, não deixe de provar o peixe e o marisco local repletos de sabor. Diretamente do mar para o prato, são vários os petiscos que pode experimentar. Não se esqueça de visitar os mercados locais e ver os famosos trajes das mulheres nazarenas compostos pelas 7 saias, uma tradição regional que ainda hoje é um dos símbolos da região.

4# Alqueva, um dos melhores locais da Europa para a observação das estrelas

Situado em pleno coração alentejano, o Alqueva é um local de excelência para a observação das estrelas. Mas este não é o único motivo para visitar a região no inverno - esta é a escapadinha perfeita para os amantes de astronomia e de um bom vinho. Para além disso, explore a Rota do Megalítico e conheça a história que liga Évora ao Alqueva. 

Apesar de ser um destino para todos aqueles que preferem a calma do campo, aqui pode ter acesso a experiências únicas repletas de aventura, como andar de canoa à noite. Para as deslocações nas planícies alentejanas, escolha o combustível aditivado evologic, que permite fazer mais quilómetros com menos combustível. E além disso, a sua fórmula é mais amiga do ambiente. 

Saiba mais 

Roteiro de outono: à descoberta de... Évora

5# Silves, o Algarve como nunca o viu

A cidade algarvia de Silves é a escapadinha ideal para os que querem explorar o lado mais cultural do Algarve longe da agitação do verão. Com temperaturas amenas, mesmo em pleno inverno, aqui há espaço e tempo para passeios agradáveis com muita exploração histórica. O Castelo, a Catedral e Ponte Velha são apenas alguns dos monumentos a visitar. No final do dia, dê um pulo à praia de Armação de Pera, situada a 20 km, para apreciar a beleza destas praias com uma perspetiva única, sem as multidões do verão.   

Uma escapadinha a dois com boa comida, vistas impressionantes, e muita aprendizagem.

6# Ilha do Pico, viagem ao ponto mais alto do país

Na segunda maior ilha dos Açores, o Pico, encontra o ponto mais alto do país, com cerca de 2350 metros de altura. A paisagem da montanha é marcada pela união do basalto negro e da vinha, formando a Paisagem da Cultura da Vinha, uma paisagem classificada como património mundial da UNESCO. 

Quando as condições climatéricas o permitem, do alto da montanha consegue avistar as restantes ilhas do Grupo Central do arquipélago: Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa. Um destino imperdível para os amantes de caminhadas e para os mais aventureiros. 

A ilha, cujo sustento económico era a caça à baleia, conta com dois museus imperdíveis para conhecer um pouco melhor a história da região: o Museu dos Baleeiros e o Museu da Indústria Baleeira. Se estiver a viajar em família, não deixe de observar as baleias e os golfinhos em alto-mar.  

Estas são apenas alguns dos destinos portugueses de eleição para uma escapadinha de inverno. Inspire-se, deixe-se levar e conte com a Galp para garantir a segurança e o bem-estar de todos.
 

App Mundo Galp, um mundo de opções nas suas mãos

Por todo o país, encontra inúmeros postos e lojas Galp para tornar a viagem mais cómoda. Seja para verificar a pressão dos pneus, para abastecer, comprar um snack entre viagens, fazer uma paragem para esticar as pernas e beber um café, a Galp está consigo para onde quer que vá. Na app Mundo Galp, descobre os postos e lojas Galp mais próximos de si.  


Quer saber mais notícias sobre mobilidade elétrica? Visite o nosso blog Estrada. 

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Galp.