Galp
Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês

Registo automóvel: como fazer passo a passo

Se vai comprar carro em breve, o registo automóvel é obrigatório no prazo de 60 dias após a atribuição de matrícula. Desta forma, é importante saber o que é, como fazer, onde e quanto irá custar. 

Continue a ler o artigo para saber tudo sobre o tema. 


O que é o registo automóvel? 

O registo automóvel é o ato que torna oficial a existência de um veículo e respetivo proprietário. É através deste registo que se materializa o Documento Único Automóvel (DUA). Este documento deve obrigatoriamente acompanhar o carro em todos os seus trajetos. 

Assim, o registo automóvel deve sempre ser feito pelo respetivo proprietário, independentemente de se tratar de um particular ou empesa, ou em alternativa pelo representante legal do proprietário, como advogados, notários, revendedores e solicitadores detentores de um certificado digital. 


Como fazer o registo automóvel? 

Como referido acima, o registo automóvel deve ser feito até 60 dias após a atribuição da matrícula e pode ser feito de três formas: 

  • Online, através da plataforma Automóvel Online. Se optar por esta via terá de apresentar o certificado digital do Cartão do Cidadão;
  • Presencialmente, numa Conservatória do Registo Automóvel ou Loja do Cidadão;
  • Por correio, enviando o pedido para qualquer Registo Automóvel, cujas moradas pode verificar aqui

 

Que documentos devo apresentar? 

Para fazer o pedido de registo automóvel terá de: 

Após a conclusão do processo e respetivo pagamento, o Documento Único Automóvel é enviado por correio para a morada do comprador, indicada no respetivo requerimento. 


Posso circular com o veículo se o Documento Único Automóvel ainda não tiver chegado? 

Sim, pode circular com o carro mesmo que ainda não tenha recebido o DUA, desde que se faça acompanhar pelo comprovativo do pedido de registo automóvel. 


Como registar um automóvel usado? 

Para registar um automóvel usado será necessário: 

  • Identificar vendedor e comprador através dos respetivos documentos de identificação;
  • Entregar o Documento Único Automóvel da viatura, onde constam o nome e a morada do titular que serão atualizadas com a reemissão do documento para o novo proprietário;
  • Preencher o Requerimento de Registo Automóvel. 

 

Quanto custa o registo automóvel? 

Caso faça o registo automóvel online terá um desconto de 15% sobre o valor total cobrado nas conservatórias de registo de automóveis. Os valores são: 

  • 55€ para veículos com primeira matrícula; 
  • 65€ para registos subsequentes. 

Agora que já sabe como fazer o registo automóvel do seu veículo, conte com a Galp para o auxiliar nas suas viagens. São  mais de 1200 postos espalhados por Portugal e Espanha para que viaje sempre de forma tranquila.      

Dos combustíveis aditivados Evologic 2.0, ao GPL Auto, passando pelos carregamentos elétricos, encontre tudo o que precisa para viagens com o máximo conforto na Galp. Descarregue a app Mundo Galp para ter ainda mais vantagens na estrada e simule quanto vai poupar se abastecer com Evologic 2.0 através do novo Simulador de Poupança


Quer saber mais notícias sobre mobilidade elétrica? Visite o nosso blog Estrada. 

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Galp.