54.1

GLEBA - Moagem e Padaria - Impossibilidade de pagamento em numerário

Paulo Cruz
Paulo Cruz apresentou a reclamação
29 de fevereiro 2024
Hoje fui à loja do Estoril e fui confrontado com a impossibilidade de pagamento em numerário.
Já vi alguns comentários e também a resposta da Gleba. Todas as razões invocadas pela Gleba são pertinentes. Contudo, a questão de fundo, do direito a qualquer cidadão pagar uma compra (ainda para mais de pequeno valor) em numerário é um direito expresso do cliente em qualquer estabelecimento em território nacional. O facto de avisarem e permitir a escolha não evita que o cliente possa ser confrontado com o facto de, simplesmente, não ter o cartão consigo e,por esse facto, se vir limitado e impossibilitado, por vossa escolha e imposição, de efectuar a compra. Imaginemos de que se tratava de uma farmácia. Seria concebível e defensável esta vossa decisão?
Podem ter todas as razões e mais algumas para a vossa decisão, mas isso não evita que não deixe de ser um abuso do vosso poder e dever de serviço perante alguém que se apresenta com um meio de pagamento universal. Por mim é simples, nunca mais frequentarei as vossas lojas.
Data de ocorrência: 29 de fevereiro 2024
4 de março 2024
Olá, Paulo.
Bom dia.

Agradecemos por partilhar a sua experiência connosco e lamentamos qualquer inconveniente que possa ter ocorrido durante a sua visita à nossa loja do Estoril. Valorizamos imenso o feedback dos nossos clientes, pois ajuda-nos a melhorar continuamente os nossos serviços.

A decisão de não aceitar numerário está alinhada com as orientações do Banco de Portugal e tem como objetivo principal garantir a segurança e o bem-estar dos nossos clientes e colaboradores. Desde o início da pandemia, adotámos essa medida como uma precaução adicional em termos de higiene, visando minimizar riscos de contaminação.

Além disso, a opção por meios eletrónicos de pagamento contribui para um atendimento mais eficiente, evitando erros com trocos e proporcionando uma experiência mais rápida e segura para todos os envolvidos. Estamos comprometidos em criar um ambiente seguro e prático para as transações comerciais.

Reconhecemos que cada cliente tem as suas necessidades individuais, e lamentamos se a sua experiência não refletiu os padrões de serviço que nos esforçamos para manter. Esperamos ter a oportunidade de recebê-lo novamente nas nossas lojas e proporcionar uma experiência mais positiva.

Obrigada,
A Equipa Gleba
Paulo Cruz
20 de abril 2024
A resposta da marca é a de sempre, limita-se a um copy paste, idêntica às enviadas às dezenas de reclamações registadas. Ou seja, ignora completamente a situação, não adapta nem altera um milímetro nos seus procedimentos.
É pena que o pão, alimento fundamental, seja por esta marca tratado como "alimento só ao alcance de alguns", duma forma elitista, não se coíbindo de, por sua própria escolha, restringir o acesso apenas com base no tipo de pagamento que obstinadamente escolhem impor.