54.1
GLEBA NOSSA LDA

GLEBA - Moagem e Padaria - Pagamento

Artur Margalho apresentou a reclamação
23 de fevereiro 2024
A Gleba não aceita pagamentos a não ser por cartão. Recusa-se a aceitar notas ou moedas. Tal aconteceu na loja de Telheiras, como na das Amoreiras. Os motivos de higiene que os funcionários invocam não me parecem justificar tal medida, que creio ser ilegal.
Data de ocorrência: 23 de fevereiro 2024
Bom dia.

Antes de mais, agradecemos o contacto.

Não aceitamos numerário porque acreditamos que a utilização de cartão de débito ou crédito e MBWay tem várias vantagens, tanto para os nossos clientes como para as nossas equipas. Por um lado, há questões naturais de higiene — uma das razões pelas quais tomámos esta medida no início da Pandemia. Por outro lado, a não aceitação de numerário permite-nos um atendimento mais rápido, mais conveniente e sem erros com trocos, para além de tornar as nossas lojas mais seguras, menos propensas a assaltos ou outros incidentes, e contribuir para o combate à evasão fiscal.

De acordo com as orientações do Banco de Portugal, "eventuais recusas de notas e moedas em euros como meio de pagamento apenas podem ser fundamentadas na boa-fé ou mediante acordo das partes em usar outro meio de pagamento". Além disso, o Banco de Portugal destaca que "sempre que for disponibilizada, pelo comerciante, informação relativa à não aceitação de numerário como meio de pagamento, a presunção de má-fé daquele cai". Essas diretrizes refletem a Recomendação da Comissão Europeia.

Trabalhamos todos os dias para oferecer produtos saborosos, saudáveis e sustentáveis, e garantir um serviço de excelência, do qual nos possamos orgulhar, pelo que agradecemos desde já o seu comentário e a sua compreensão.

Obrigada.
23 de fevereiro 2024
Como refere o Banco de Portugal, "(...) eventuais recusas de notas e moedas em euros como meio de pagamento apenas podem ser fundamentadas na boa-fé ou mediante acordo das partes em usar outro meio de pagamento".
Se o cliente pretender pagar em dinheiro, a outra parte tem de aceitar.
Ninguém é obrigado a usar cartões de débito ou crédito.
Bom dia.

O Banco de Portugal destaca que "sempre que for disponibilizada, pelo comerciante, informação relativa à não aceitação de numerário como meio de pagamento, a presunção de má-fé daquele cai".

A Gleba põe sempre à disposição a informação prévia relativa à não aceitação de numerário. Estão expostas de forma clara, em vários sítios das nossas lojas. Essas diretrizes refletem a Recomendação da Comissão Europeia e estão conforme às ações da Gleba.

Agradecemos a sua compreensão e colocamo-nos à disposição para qualquer esclarecimento adicional que possa ser necessário.

Obrigada,
A Equipa Gleba
23 de fevereiro 2024
Nem em Telheiras, nem nas Amoreiras vi tal aviso. Talvez lá esteja, mas não está claramente à vista dos clientes. Se estivesse, tê-lo-ia visto!
Bom dia.

O aviso está sempre presente, em vários sítios. Em Telheiras, está presente na parede da loja e junto ao POS. Nas Amoreiras, devido à disposição da loja ser diferente por ser presente em Centro Comercial, está a informação está num stand-up junto ao POS.

Qualquer dúvida, pode também sempre perguntar às nossas colegas de lojas que podem indicar onde encontrar a informação.

Muito obrigada,
A Equipa Gleba.
23 de fevereiro 2024
Não é questão de perguntar: a informação deve estar bem visível, o que não é o caso. Se estivesse bem visível não teria obviamente tentado fazer o pagamento em dinheiro.
Bom dia.

Todas as nossas lojas têm a informação bem visível, várias vezes, e sempre pelo menos uma vez junto do POS, onde se efetua o pagamento.

Percebemos que, por vezes, não se leia todas as informações presentes em loja, ainda menos avisos de informações (e não de publicidade). No entanto, a Gleba está totalmente conforme às diretrizes europeias e conforme ao Banco de Portugal.

Obrigada,
A Equipa Gleba
Artur Margalho avaliou a marca
7 de abril 2024

Lamento a nsistência em não aceitar dinheiro.