54.1
Pastelarias e Cafetarias
2 BAGGA 71
GLEBA - Moagem e Padaria54.1
GLEBA NOSSA LDA

GLEBA - Moagem e Padaria - Recusa de pagamento em dinheiro e violação de privacidade no estabelecimento 'gleba padaria & brunch

Miguel Palma apresentou a reclamação
10 de dezembro 2023 (editada a 10 de dezembro 2023)
Exmos. Senhores,

No dia 10-12-2023, dirigi-me ao estabelecimento "Gleba Padaria & Brunch" que pertence á empresa Milkees, acompanhado por uma amiga. Ao realizar o pedido de pequeno-almoço, fui surpreendido quando, ao proceder ao pagamento, fui informado de que o estabelecimento não aceitava pagamentos em dinheiro. Esclareço que dispunha de 20€ em numerário, o montante necessário para a despesa que ascendia a 17€.

O facto de o estabelecimento recusar pagamentos em dinheiro causou-me surpresa, uma vez que não houve qualquer aviso ou informação prévia sobre a recusa de numerário, o qual é considerado como moeda de curso legal. Saliento que, de acordo com um artigo da DECO PROTESTE que refere que "Pagamentos em Dinheiro não podem ser recusados".

Ao questionar o funcionário responsável pelo pagamento, referi que a legislação estabelece que a recusa de dinheiro em numerário não é permitida. Contudo, apesar de ter sido referido tal facto, não obtive resposta ou justificação coerente, apenas um "OK" por parte do colaborador.

Solicitei informações de identificação do estabelecimento e dos colaboradores envolvidos, conforme é meu direito. No entanto, tal solicitação foi recusada, o que configura uma prática irregular, uma vez que tenho o direito de identificar os envolvidos num contexto de transação comercial.

Como forma de documentar a situação, iniciei a filmagem do espaço público, incluindo os rostos dos envolvidos, como única forma de identificação disponível no momento. Durante esse processo, uma das funcionárias presentes, de nacionalidade brasileira, afirmou ameaçadoramente que iria tomar medidas legais caso fosse filmada, apesar de eu estar num espaço público onde a filmagem é legalmente permitida.

Adicionalmente, fui surpreendido quando a mesma funcionária começou a filmar-me, sem a minha autorização, enquanto eu e a minha amiga estávamos a comer. Esta ação viola a minha privacidade e configura uma prática ilegal.

Saliento ainda que, devido à recusa de aceitação de dinheiro, a minha amiga, que era convidada por mim, foi obrigada a pagar o pequeno-almoço de ambos.

Face ao exposto, venho através desta reclamação denunciar o comportamento irregular e as violações legais presenciadas no estabelecimento. Gostaria de solicitar uma investigação aprofundada sobre este incidente, garantindo que a legislação relativa aos pagamentos em dinheiro e à privacidade dos clientes seja respeitada.

Atentamente,

Data de ocorrência: 10 de dezembro 2023
15 de dezembro 2023
Continuo sem receber qualquer resposta sobre essa questão (queixa sobre o estabelecimento), o que é preocupante e representa um risco para a equidade do sistema português.
12 de janeiro 2024
Olá, Miguel.
Bom dia.

Antes de mais, agradecemos o contacto.

Não aceitamos numerário porque acreditamos que a utilização de cartão de débito ou crédito e MBWay tem várias vantagens, tanto para os nossos clientes como para as nossas equipas. Por um lado, há questões naturais de higiene — uma das razões pelas quais tomámos esta medida no início da Pandemia. Por outro lado, a não aceitação de numerário permite-nos um atendimento mais rápido, mais conveniente e sem erros com trocos, para além de tornar as nossas lojas mais seguras, menos propensas a assaltos ou outros incidentes, e contribuir para o combate à evasão fiscal.

De acordo com as orientações do Banco de Portugal, "eventuais recusas de notas e moedas em euros como meio de pagamento apenas podem ser fundamentadas na boa-fé ou mediante acordo das partes em usar outro meio de pagamento". Além disso, o Banco de Portugal destaca que "sempre que for disponibilizada, pelo comerciante, informação relativa à não aceitação de numerário como meio de pagamento, a presunção de má-fé daquele cai". Essas diretrizes refletem a Recomendação da Comissão Europeia.

Trabalhamos todos os dias para oferecer produtos saborosos, saudáveis e sustentáveis, e garantir um serviço de excelência, do qual nos possamos orgulhar, pelo que agradecemos desde já o seu comentário e a sua compreensão.

Obrigada.
Miguel Palma avaliou a marca