Gocarmat Lda
  • geral@gocarmat.pt

Gocarmat - Dano no interior da viatura

Diogo Chaves apresentou a reclamação
21 de outubro 2019
No dia 26 de Setembro a Gocarmat de Carnaxide realizou a substituição de pneus no meu carro. No dia seguinte, detetei um dano na patilha de abertura do compartimento central do braço de apoio, entre os bancos dianteiros. Dada a posição da peça, alego ter sido usada como apoio para sair do carro, forçando o mecanismo que permite a abertura do compartimento.

O mesmo compartimento tinha objetos pessoais, retirados no dia anterior à intervenção, estando a peça em perfeitas condições de funcionamento.

Hoje, 21 de Outubro, passados quase 1 mês e vários e-mails de pedido de esclarecimento, bem como visitas à oficina, apenas me são enviados recibos de leitura por parte do próprio gerente da oficina, e a garantia de que o processo está a ser tratado, por parte da secretaria.

A empresa alega estar a verificar o video interno de segurança. A minha posição é a de que este registo não cobre o momento em que um dos funcionários entra e sai do carro para verificação da quilometragem.
Data de ocorrência: 21 de outubro 2019
22 de outubro 2019
Estimado Cliente Diogo Chaves,

Este assunto está a ser tratado directamente com o Estimado Cliente pela nossa oficina de Carnaxide.

Ao dispor para qualquer situação que julgue necessário a nossa intervenção, despedimo-nos,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Apoio ao Cliente GOCARTMAT® | Dep. Q.A. (Quality Assurance)
22 de outubro 2019
Agradeço a vossa resposta. Após parecer favorável por parte da administração da oficina, fico a aguardar reparação da peça danificada.
25 de outubro 2019
Exmos. Senhores,

Após análise, a proposta da oficina foi de comparticipar em 50% o valor da reparação, no seguimento do pedido de orçamento à marca.

A reparação exige a troca do bloco central do apoio de braço, cujo valor é de €450. Não é admissível obrigar um cliente a dispender €225 pelo arranjo de um dano feito em oficina.

Na entrega do carro foi assinado por ambas as partes um documento que atestava o estado geral da viatura, sem qualquer observação a danos no interior. Os danos em oficina podem ocorrer em qualquer local do veículo (no exterior e interior - dado que é necessário entrar no carro para o movimentar), pelo que este documento serve de prova quanto ao estado inicial do mesmo.

Continuo a aguardar a reavaliação do processo.
Estimado Cliente Diogo Chaves,

Voltámos a analisar a reclamação em assunto, sendo que mais uma vez não conseguimos encontrar entre a nossa intervenção e o dano que reclama no compartimento dos seus pertences a causa/efeito para o sucedido. Foi unicamente mudado pela GOCARMAT® os Pneus e as Pastilhas de Travão, não tendo qualquer necessidade de abrir o referido compartimento.

Estranhamos ainda mais a sua reclamação porque o estimado cliente acompanhou a referida intervenção nas nossas instalações e como já afirmado pelo estimado cliente, o mesmo retirou todos os seus pertences de dentro do compartimento e o normal seria que quando recebe-se a viatura, volta-se a colocar todos os seus pertences no mesmo local e imediatamente verificaria os danos, quando de facto só o verificou um dia depois da intervenção.

O nosso posicionamento vem no sentido de tentar resolver a questão e face ao referido, embora tenhamos a certeza que o dano não foi provocado na GOCARMAT® mantemos a nossa proposta de cobrir metade dos custos da peça em questão.

Sem mais a acrescentar, a aguardar a sua resposta para solicitarmos o material ao nosso fornecedor, despedimo-nos,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Apoio ao Cliente | Dep. Q.A. (Quality Assurance)
GOCARMAT® - A SUA OFICINA MULTIMARCA
Exmos. Senhores,

Dadas as circunstâncias que descrevi, relativamente ao momento em que o funcionário entrou e saiu do carro para validar os km, considerando a posição do carro e a dificuldade no acesso, não tenho dúvidas que a peça foi apertada com força excessiva nesse momento, para apoiar a saída, em tensão, com a preocupação de não bater com a porta no carro ao lado. De salientar que estamos a falar de um indivíduo com mais de 100kg, o que confere ainda mais plausibilidade à situação exposta.

Há inúmeros acidentes que podem ocorrer no interior das viaturas, nas sucessivas entradas e saídas necessárias. O que está implícito na vossa conclusão é que nunca poderão ser responsabilizados por estes danos, a não ser que o indivíduo responsável reporte a ocorrência.

A comparticipação da reparação está obviamente fora de questão. Ficou claro, tendo ou não consciência do ato, que o funcionário não assumirá responsabilidade nem, na ausência de provas, será responsabilizado. De qualquer forma, ficou também claro que, no momento em que estivemos a analisar pessoalmente a situação, o mesmo funcionário distorceu os factos, consciente ou inconscientemente, ao afirmar que nem sequer tinha entrado no carro nesse momento.

O facto de a proposta de comparticipação, ao contrário do que tinha sido conversado pessoalmente, surgir após terem concluído que a despesa era acima da esperada, demonstra falta de dignidade e respeito na forma como procuram resolver este tipo de situação.

Se estivessem realmente convictos que o acidente não tinha sido causado por Vós, nem sequer assumiriam os 50% (€225) do valor da reparação.

Fica o registo, para que os futuros clientes saibam o que esperar da Vossa empresa.
Estimado Cliente Diogo Chaves,

O Apoio ao Cliente da GOCARMAT® tem como principal objetivo resolver toda e qualquer questão assinalada pelos clientes, mesmo e quando existe alguma reticência face à reclamação é tentado por este departamento uma abordagem positiva, tentando a resolução de todo e qualquer conflito pelos meios disponíveis, de forma a manter a relação comercial entre as partes.

Neste caso concreto a reclamação apresentada não é de todo coerente, não obstante e, apesar de continuar a existir muitas dúvidas, a GOCARMAT® está disposta a cobrir metade do custo da peça em questão, cabendo agora ao cliente aceitar, ou não, a solução pela GOCARMAT® apresentada.

O Apoio ao Cliente da GOCARMAT® nada mais tem a dizer sobre esta situação, a não ser, reiterar a nossa disponibilidade para a resolução da situação em assunto pelos meios propostos anteriormente.

Sem outro assunto de momento, despedimo-nos,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Apoio ao Cliente | Dep. Q.A. (Quality Assurance)
GOCARMAT® - A SUA OFICINA MULTIMARCA
26 de dezembro 2019
A reclamação não ficou resolvida.
Diogo Chaves avaliou a marca
10 de janeiro 2021