GrandOptical Portugal, SA.

GrandOptical - Conduta indevida

Maria Helena Coelho
Maria Coelho apresentou a reclamação
8 de março 2016

No passado dia 6 de Março desloquei me ao Colombo mais precisamente à loja da Grand Óptical e quando estava dentro à aguardar por ser chamada para uma consulta de optometria apercebi me de uma confusão entre o segurança do estabelecimento e um suposto cliente, o segurança, tinha um porte duas vezes maior do que o dele. Não sei o que se passou antes, ou seja o que é que motivou a reação do segurança, mas este tentava por o "Cliente" para as traseiras do estabelecimento, agarrou-o pelos colarinhos, arrastou-o pelo chão, empurrou-o contra a porta. O "cliente" também reagiu, sem grande efeito, depois não sei o que se passou lá dentro mas pelo aparato e pelo que ouvia deve ter espancado o cliente, do meu ponto de vista houve excesso de zelo do segurança de serviço. Esta situação perturbou outros clientes que, tal como eu estavam no interior do estabelecimento, fiquei com medo e pena do cliente que me pareceu um pobre coitado a quem o segurança decidiu dar uma lição.

Data de ocorrência: 8 de março 2016
GrandOptical
11 de março 2016

A nossa resposta à reclamação nº 3353416:

Exma. Senhora,

Na sequência da sua reclamação do passado dia 8 de Março, cujo assunto mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos prestar-lhe os seguintes esclarecimentos:
- Em primeiro lugar importa esclarecer que o “suposto cliente”, que foi detido pelo nosso segurança, é um indivíduo toxicodependente, sendo conhecido com autor, reincidente, de diversos furtos em lojas do centro comercial Colombo, pelo que não se trata de um cliente da GrandOptical;
- Aquilo que V. Exa. presenciou foi a detenção em flagrante delito do dito indivíduo, quando este saía da loja da GrandOptical após ter tentado furtar dois pares de óculos de valor superior a 500,00€;

- Tal detenção só foi possível graças à atuação exemplar, profissional e no estrito cumprimento da Lei do nosso segurança que presenciou a tentativa de furto praticada pelo referido indivíduo e o deteve em flagrante delito imediatamente após este ter saído da loja da GrandOptical com os referidos óculos escondidos no corpo, sem proceder ao pagamento dos mesmos;

- O referido indivíduo foi convidado a entrar na loja para proceder à restituição dos mesmos, tendo oferecido resistência e tentado fugir, pelo que não restou outra alternativa ao nosso segurança senão imobilizá-lo.

- Que fique claro que em momento algum, e ao contrário do que V. Exa. insinua na sua reclamação, (porque como V. Exa. reconhece não presenciou e apenas imaginou) houve qualquer espancamento nem aplicação de violência excessiva, limitando-se o nosso segurança a deter o referido indivíduo até à chegada das forças policiais;

- Para terminar, gostaríamos de esclarecer que é política da GrandOptical ter segurança nesta loja com o propósito de assegurar a salvaguarda do seu património, bem como a salvaguarda do património dos nossos clientes quando estão na nossa loja, da actuação de criminosos.

Esperando ter esclarecido V. Exa., colocamo-nos ao seu dispor para o que julgar necessário.
Dep. Comercial
GrandVision Portugal
Maria Coelho
13 de março 2016
Boa tarde, obrigado pelo esclarecimento mas não concordo de qualquer forma de todo com o procedimento, além de que como já estive oportunidade de saber junto das autoridades não foi feita qualquer queixa junto das autoridades, a polícia de segurança pública não foi chamada para essa ocorrência, além que eu estive na loja ainda mais algum tempo e inclusive ouvi conversas entre funcionários e sei do que falo, caso pretenda poderemos levar este assunto como pondero para outras instâncias. Com os melhores cumprimentos. Maria Coelho.
Maria Helena Coelho
Maria Coelho avaliou a marca
29 de maio 2018

Lamentavelmente este senhor segurança ainda continua a trabalhar nesta loja, onde estive recentemente a má postura mantém se, enquanto esperei para ser atendida passou o tempo praticamente todo a falar ao telemóvel pela loja. Não voltarei a este estabelecimento, com este segurança ou arrisco me a ser a próxima vítima.